A data de 12 de setembro de 1973 está marcada na história do Esporte Clube Comercial. O Colorado, estreante na série A do Campeonato Brasileiro vencia o Santos de Pelé, no estádio Pedro Pedrossian, pelo placar mínimo. Um feito lembrado pelos comercialinos até hoje.
Em 2020, o Cuiabá ficou com a 4ª colocação da Série B do Brasileirão e garantiu o acesso à primeira divisão do campeonato. Este ano, o Dourado com apenas 9 anos de existência, fez a sua estreia na competição, e depois de 35 anos o futebol mato-grossense voltou a atuar entre os principais clubes do país. O primeiro representante do estado, foi o Comercial de Campo Grande, no ano de 1973.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundado no dia 15 de março de 1943, por comerciantes e alunos da escola Dom Bosco, o Comercial hoje com 78 anos, passou boa parte da sua origem atuando no amadorismo. Nos primórdios, o time começava rivalizar com o Operário, mas dominava o cenário na época, conquistando a Liga Campo-Grandense 9 vezes contra apenas 3 do arquirrival.
+ Clique aqui para ler outras notícias sobre o Espore Clube Comercial
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No final de 1972, a agremiação se profissionalizou para participar da Seletiva do Campeonato Brasileiro. Logo na primeira participação como equipe profissional, o Comercial venceu o torneio enfrentando oponentes de todo o estado e se tornou o primeiro clube do Mato Grosso a jogar na elite do Brasileirão. Os comercialinos tinham acabado de se profissionalizar e passaram a integrar o grupo principal do futebol nacional, naquele ano disputado entre 40 equipes, sem divisão de séries como acontece atualmente.
O caçula da competição fazia uma campanha modesta até a 6ª rodada. Nos confrontos anteriores, foram 4 duelos em casa, com uma vitória sobre o Olaria, dois empates contra Atlético-MG (campeão dois anos antes) e Desportiva-ES e duas derrotas, primeiro para o Flamengo no início da disputa e depois para o Goiás, este último fora de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 12 de setembro, O Lobo Guará tinha pela frente nada mais nada menos que o Santos de Pelé no Estádio Morenão. Era a primeira vez que os adversários se enfrentavam oficialmente, mas o embate já era visto como uma revanche para os comercialinos. Isso porque, na noite de 11 de maio de 1965, o Peixe com Pelé e companhia, goleou o Lobo Guará pelo placar de 4 a 1, no antigo estádio Belmar Fidalgo.
O reencontro aconteceria no estádio Pedro Pedrossian, inaugurado em 7 de março de 1971 e que completou 50 anos neste ano. O popular Morenão tinha pouco mais de um ano e meio de existência quando o improvável aconteceu e o local foi o palco destinado para a primeira vitória de um time do Mato Grosso contra um grande clube do Brasil. Lembrança que os saudosistas e amantes do esporte bretão campo-grandense ainda se recordam com muita saudade.
O Colorado terminou na 26ª colocação naquele campeonato em que derrubou a majestade real do Rei Pelé ao vencer por 1 a 0, com gol de Gil. Os jogadores ainda estão na memória dos torcedores comercialinos que viveram para assistir aquele acontecimento na era de ouro do futebol estadual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Escalações Comercial 1 x 0 Santos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Comercial veio a campo com: Careca, Álvaro, Henrique, Pereira, Bira, Gonçalves, Copeu, Ivo Sodré, Jurandir, Gil e Adãozinho.
Os santistas tinham a formação com: Carlos, Vicente, Hermes, Carlos Alberto Torres, Turcão, Brecha, Leo Oliveira, Clodoaldo, Pelé, Edu, Mazinho.
Com informações do blog: Comercial MS Real