Yeltsin Francisco Ortega Jacques garantiu índices para disputar as Paralimpíadas de Tóquio nas provas de 1.500m e 5.000m na categoria T11, na seletiva brasileira da Confederação de Paratletismo, disputada em São Paulo.
O paratleta que já estava classificado como maratonista garantiu vaga em outras duas modalidades na categoria T-11. Yeltsin vai para Tóquio com a objetivo de garantir medalhas para o paratletismo brasileiro, sendo uma das grandes promessas do estado na disputa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sul-mato-grossense vai tentar superar as marcas do último Pan-americano em Lima, quando alcançou o bicampeonato na modalidade de 1,5 mil metros e foi medalhista de bronze na prova dos 5 mil metros.
Yeltsin disputou a prova na categoria T11, onde todos os corredores ficam com os olhos vendados, acompanhado pelos atletas-guias Carlos Gonzales e Lutimar Paes.Com as metas alcançadas na seletiva, ele garantiu presença pela segunda edição consecutiva, já que também disputou a competição em 2016 no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O foco é trazer o ouro nos 1500m e nos 5000 m. Agora com essa marca, me colocou como terceiro do mundo, mas foi uma marca bem tranquila. O importante é que a gente já tá garantido, então, agora é treinar, acertar direitinho, ajustar os detalhes, conseguir fazer um trabalho no estúdio para chegar lá e representar bem o Brasil, no meu segundo Jogos Paraolímpicos”, destaca Yeltsin.
O paratleta que ainda conta com uma participação de destaque no campeonato Mundial de 2013 na França, obtendo a prata nos 1.500m e o bronze nos 800m destacou: “Provavelmente ocorra, no final, como é a última prova dos jogos o participativo na maratona, mas esse não é o foco principal. Vamos fazer história, trazer uma dourada pro Brasil nesses jogos, se Deus quiser” conclui Yeltson.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele encerra a sua participação na classificatória neste sábado (19) apenas para honrar seus compromissos, mas sem a responsabilidade de buscar novos números. Em um vídeo exclusivo direto de São Paulo Yeltsin agradeceu o carinho de todos os torcedores.