30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 13 junho, 2024

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

O profissional já havia antecipado que as conversas com o clube estavam bem adiantadas e revelou em primeira mão, que fará parte da comissão técnica durante o Campeonato Sul-Mato-Grossense

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores” para concluir os últimos ajustes antes da volta aos treinos. É o caso do Náutico Futebol Clube, cujo o elenco só se apresenta na próxima segunda-feira (8), mas, que nessa semana, confirmou a contratação do mais novo membro da comissão técnica, o Preparador Físico, Elison Nantes de Souza, o Bolão.  

Elison Nantes de Souza, conhecido na família do futebol como Bolão, é natural de Campo Grande e graduado em Educação Física pela Unopar e Uniasselvi. Criado no Jardim Jockey Club, Elison conviveu “cercado” pela bola desde muito cedo. Sua residência ficava, próxima da Rua Brilhante, onde na época, ficava situada a sede do Esporte Clube Comercial, seu time do coração. No entanto, foi nas categorias de base do maior rival, que Bolão teve a oportunidade de dar os primeiros passos como jogador.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024
Bolão na Loja Oficial do Comercial. Foto: Arquivo Pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós começamos na base do Operário eu e meu irmão gêmeo no sub-11, sub-13 e sub-15, lá na Poliesportiva. Mas como a gente morava aqui perto da Vila Olímpica, eu vim para o Comercial no sub-17, com Mauro Belmino, Paulo, Clóvis. Professor Gonçalves foi o meu treinador subindo do juvenil em 1990 na transição para o júnior. Tive o prazer de trabalhar com essa galera toda” lembra Bolão.

Confira o Papo Sem Retranca completo com Elison Nantes, o “Bolão”:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O saudoso jornalista Armando Nogueira cita no livro o Homem e a Bola a seguinte frase: “Vivo, desde menino, no rastro de uma bola branca que persigo sem jamais tê-la alcançado” e foi assim que o garoto cresceu, sonhando em um dia se tornar um jogador de futebol profissional. Porém, o destino e as necessidades da vida adulta mudaram o rumo de sua história que acabou culminando com a aposentadoria precoce dos gramados.

“Quase cheguei no profissional. Tivemos a chance de ir para o Noroeste de Bauru, XV de Piracicaba, União São João, Rio Branco de Americana, mas não deu certo. Então você acaba ficando com saudade da família e acaba voltando. Quando voltei, jogamos um Comerário no Morenão semifinal do Estadual de Juniores. Foi 3 a 1 para o Operário, com três gols do Paulo César e eu joguei no Comercial de volante e ali era o ano para subir (para o profissional) né? E por você ter que estudar e trabalhar e não tinha salário (no juniores) aí eu falei, vou parar por aqui. Parei cedo, com 20 anos. Fica a frustração de não ter chego no profissional, mas também você tinha que escolher e hoje em dia também não é muito diferente”, lamenta Bolão.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024
Bolão durante o treinamento. Foto: Arquivo Pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desejo de se tornar um atleta não se concretizou, mas, o “Bolão azul” conhecido como Planeta Terra dá muitas voltas e o fascínio pela bola é definido por Armando Nogueira como: “Um brinquedo mágico que se submete suavemente à vontade do homem”. Bolão nunca esqueceu a paixão pelo esporte bretão, entretanto, passou um bom tempo sem atuar na área, até que surgiu uma oportunidade de estágio e a bagagem adquirida fora do estado, fez com que Elison inicia-se ali, a sua trajetória como preparador físico em 2019. Os resultados, no entanto, não saíram como o esperado.

“Tive uma passagem lá em Santa Catarina pelo Metropolitano e Camboriú, mas não cheguei a trabalhar no profissional. Aí vim para cá e o Eder Jonny que é o Presidente do Novo, que era Novoperário, me falou, ‘Bolão, o Robert está saindo, estou trazendo o Piá como treinador, o Maninho preparador de goleiros e eu precisava de um preparador físico, de repente, você tomar conta para nós lá’, eu falei Éder vamos mexer. Ganhamos do Comercial com Mário Tilico de treinador, um time muito forte, até quem fez o gol foi o Igor, ganhamos do Operário de Dourados, mas aí perdemos outras três partidas e caímos para Série B (do Estadual)”, lamenta Bolão.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024
Bolão Campeão da Série B do Estdual 2022. Foto: Arquivo Pessoal.

Elison não imaginava um dia trabalhar na função que exerce atualmente, ainda mais em meio as dificuldades eminentes do futebol sul-mato-grossense. A queda com o Novo, obviamente que não estava nos planos, porém, Bolão se redimiu e reescreveu a página manchada pelo rebaixamento, com acesso à elite do Estadual, em 2022. O preparador físico teve ainda duas passagens pelo time das Moreninhas (em 2019 e 2021) e no último ano, defendendo as cores do Leão da Capital, viveu o momento mais inusitado da carreira.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024
Bolão ao lado dos sete jogadores das Moreninhas que participaram da Estreia do Estadual 2021. Foto: Arquivo Pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estreia no Jacques da Luz em 2021 com sete jogadores, inclusive não tinha goleiro. Primeiro tempo, 1 a 0 (Naviraiense), não tinha reserva. Eu estava para colocar a chuteira e entrar (riu). Aí a gente falou dentro do vestiário, se tomar o terceiro, adeus. Um vai se machucar e vamos encerrar o jogo e foi que aconteceu. Não tinha dinheiro para colocar jogador no BID (Boletim Informativo Diário da CBF). O tempo de recuperação é muito maior, porque é sete jogando por onze. Quase subimos com Moreninhas com o professor Robson Santos, só não subimos na última rodada porque empatamos com o Coxim e o Naviraiense e Ivinhema foi empate, não sei se fizeram um jogo de compadre, e eliminaram a gente”, lembra Bolão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O retorno ao Comercial na nova função aconteceu em 2020 durante a pandemia de Covid-19. Nesse período, Bolão precisou superar a maior de todas as barreiras, enfrentando os problemas de frente e vencendo a batalha pela vida.

“Trabalhei na pandemia no Comercial e foi muito difícil. Todo o treino, álcool em gel, medindo a temperatura dos atletas usando luvas, máscara e jogamos sem público. Essa covid ela quase me levou. Eu muito ruim, minha esposa também com covid, gravida da minha filha Eloísa. Essa marca da covid ficou muito forte porque a gente sabia que muitos do que foram entubados faleceram. Minha esposa levava Gatorade e água de coco para eu não desidratar, porque eu não comia nada e o Enzo pegava e dava para eu tomar.  E ele fala até hoje, que ele me salvou porque me dava Gatorade e nessa época eu estava trabalhando no Comercial. Eu trabalhei até onde eu aguentei. Lutei contra a covid e recebi uma oração da minha mãe dentro do hospital era dez horas da noite, ‘Recebi a visita de um anjo e ele me falou que você vai sair daqui’. E eu vi o médico chegando e ele falou ‘a sua saturação está normal, vou te dar alta e você vai para casa’. Onde que eles vão dar alta para alguém onze horas da noite? E eu peguei o carro, cheguei em casa dirigindo. E venci a covid, foi o Espiríto Santo!”, recorda Bolão.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024
Bolão durante a Copa São Paulo de Futebol Jr 2023. Foto: Arquivo Pessoal.

Profissional de excelência, que ama o que faz, Elison Nantes de Souza é um sobrevivente da bola, dentro e fora dos campos. Um homem de fé, corajoso e determinado, do tipo de pessoa que deixa sempre as portas abertas por onde passa. O ano de 2023, foi o que Bolão mais trabalhou. Começou mal, com o rebaixamento para Série B junto ao Comercial, mas, terminou em redenção com o título histórico da Portuguesa, que credenciou o clube ao inédito acesso a Série A do Estadual.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024.
Portuguesa Campeã Estadual Série B 2023. Foto/Arte: Arquibancada MS.

Antes de levantar o “caneco” com a Lusa, Bolão teve uma passagem curta pelo União ABC também pela Segundona de 2023. Nas categorias de base se destacou defendendo as cores da dupla Comerário, chegando a semifinal do Estadual Sub-20 com o Operário e sendo semifinalista do Estadual Sub-17 com o Comercial.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024
Bolão ao lado do filho Enzo defendendo as cores do Operário. Foto: Arquivo Pessoal.

No Papo Sem Retranca, Elison revelou que durante a semifinal da Série B do Estadual, recebeu do técnico Mateus Sabatine, o convite para integrar o Náutico. E assim, entre idas e vindas, o “Bolão do MS” agora está de “casa nova” e vai fazer parte da comissão técnica do Alviverde Imponente durante o Campeonato Estadual de 2024, além de se reencontrar com o treinador e ex-companheiro que lhe abriu as portas na época de Comercial.

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024
Bolão ao lado de Mateus Sabatine no Comercial. Foto: Arquivo Pessoal.

“Mateus Sabatine é um amigo que eu fiz na bola, super competente. Aqui no futebol do Mato Grosso do Sul é difícil você encontrar um cara da capacidade do Mateus Sabatine. Antes de terminar a Série B eu já tinha o convite do Mateus Sabatine, Júlio César, Presidente do Náutico e do Carlinhos, auxiliar do Mateus. Então eu já estou fechado com o Náutico. Nós vamos com a cara e com a coragem e eu vou fazer a minha parte que é a preparação física. Jogador que vem comigo ele sabe que está no lugar certo, por isso que eu estou trabalhando em todos os clubes aí. Lógico, dentro da humildade, simplicidade, respeitando todo mundo, mas nós vamos para dentro, vamos dar trabalho, vocês vão ver falar do Náutico esse ano”, afirma Bolão.

O elenco do Náutico se reapresenta na segunda-feira (8) às 08h30 no campo do CENE. A pré-temporada promete ter alguns amistosos com intuito de ajudar na preparação do plantel antes da estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense. O primeiro compromisso oficial na competição, está previsto para acontecer no dia 21 de janeiro às 15h no Estádio das Moreninhas contra o atual campeão do certame, Costa Rica.

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...

Capitão da Portuguesa, Rafael Caldeira comemora classificação apara as semifinais da Série B do MS

A classificação da Portuguesa para as semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B foi bastante comemorada pelo zagueiro Rafael Caldeira. A vaga foi assegurada...