Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)/Corumbá que foi paralisado aos 14 minutos do primeiro tempo no Ginásio Municipal de Itaporã em partida válida pela abertura do Campeonato Estadual de Futsal Feminino. Vale lembrar que parte do elenco operariano não viajou para o município pois concentra as atenções na disputa da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Feminino contra o Corumbaense que também acontece nesse sábado (25) às 15h (horário de MS) no Estádio das Moreninhas em Campo Grande.
O projeto de futebol e futsal feminino do Operário Futebol Clube começou em 2021 e em pouco tempo o Galo se tornou uma força na categoria feminina no estado de Mato Grosso do Sul. Desde o ano passado o Operário firmou uma parceria com o Douradina Esporte Clube para as disputas das competições de futsal e em contra partida, as mesmas atletas, atuariam defendendo as cores do Alvinegro nas competições de futebol de campo. Em pouco mais de 3 anos de projeto, sob a direção do diretor Edgar Nazareth, o time feminino conquistou o Bicampeonato Estadual invicto (de futebol e futsal).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Campeonato Estadual de Futsal Feminino
Em 2023, o Alvinegro vive um momento de instabilidade dentro das quadras, muito por conta da renovação do grupo de atletas. No mês de aniversário do Operário Futebol Clube, foi implantada a nova Escolinha do DEC/Operário com a inclusão da categoria feminina (do sub-12 ao sub-20) para dar mais fôlego, suporte e renovação para equipe profissional nos próximos anos. Com o auxílio de Luis Gustavo que administra o espaço, as jogadoras Mirella Simas e Carol dos Santos assumiram a comissão técnica da base do futsal feminino. E o empenho no desenvolvimento do trabalho já surtiram efeito com os títulos estaduais nas categorias sub-20 e sub-17.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O técnico Luís Gustavo falou como foi feita a preparação do elenco para a disputa do Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. “A preparação foi intensa para ajustar algumas coisas, a gente sabe que já vai ter um nível alto pra disputar, pra defender o título. Então, entrar concentrado desde o início, começar com o pé direito, a gente sabe que não vai ser fácil, mas que temos qualidade para conseguir e chegar ao nosso objetivo, basta colocar em prática”, ressalta Luís Gustavo.
Na noite dessa sexta-feira (24) o DEC/Operário vencia a UCDB/Corumbá por 2 a 0, com gols de Tai e Rivena, pela primeira rodada do Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto até os 14 minutos do primeiro tempo. Foi quando uma forte chuva chegou na cidade do interior do estado e atingiu a área de jogo, paralisando o derby sul-mato-grossense. Como manda o regulamento, a arbitragem atendeu ao protocolo de aguardar até que a situação fosse controlada, mas como não foi contornada, as “autoridades” optaram por suspender a partida para a manhã seguinte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido ao imprevisto climático, o DEC/Operário vai realizar todos compromissos da fase inicial do estadual no mesmo dia. Primeiro, volta à quadra pela manhã para dar sequência ao confronto paralisado hoje (24). Em seguida, no período vespertino, encarra Antônio João pela segunda rodada e por fim, define a sua classificação diante do Juventude AG/AGNIX às 20h (horário de MS). A grande final está prevista para acontecer no domingo (26) às 10h (horário de MS) e será transmitida ao vivo no YouTube nos canais da Federação de Futebol de Salão de MatoGrosso do Sul (FFSMS) e 123 Esportes Oficial.
Decisão em campo
Invicto e com a melhor campanha, o Operário decide pelo terceiro ano consecutivo a final do Campeonato Sul-Mato-Grossense Feminino diante do seu torcedor contra o Corumbaense Futebol Clube em jogo único. O Galo da Capital e o Galo Carijó da Avenida mediram forças na primeira fase no grupo A e o Operário levou a melhor com uma vitória logo na estreia do estadual por 6 a 2 em Campo Grande e um empate em um a um em Corumbá. O técnico Julianderson analisou o desempenho do time durante a campanha até a finalíssima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nossa equipe evoluiu muito até o atual momento. No início foi um pouco complicado, na questão de entrosamento e ritmo. Mas com o andamento do campeonato o time foi se ajustando e isso fez com que nos desse mais confiança de desempenhar nosso melhor dentro das 4 linhas”, lembra Julianderson.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro dos gramados o Galo soma um total de cinco vitórias e um empate, tendo uma defesa sólida (a menos vazada) defendida pelas goleiras Ana Beatriz e Daniele que sofreram apenas 3 gols (todos marcados pelo Corumbaense) durante todo o torneio. E ainda um ataque potente (e mais efetivo) com 32 gols feitos, abastecido pela dupla dinâmica de Anas (Ana Jéssica e Aninha Ramires) que juntas somam mais da metade dos gols da equipe com 19 gols marcados (sendo 12 de Ana Jéssica e 7 de Aninha). A centroavante Ana Jéssica falou sobre a ansiedade para o duelo decisivo deste sábado e da felicidade de estar vestindo novamente a camisa operariana, sendo até agora artilheira (pelo segundo ano consecutivo) do torneio e contribuindo como peça importante na boa performace do time durante todo o certame.
“Eu tenho um carinho muito grande pelo operário, então, é sempre bom voltar aqui e representar o clube. Acredito que é sempre o desejo de uma 9, marcar gols, eu particularmente tenho fome de gol. Fico feliz em ajudar o time e estar na artilharia. Sobre o jogo, é uma final, e final é sempre um sentimento único. Mal posso esperar para estar em campo amanhã, na busca pelo tricampeonato por esse clube que tenho tanto carinho”, lembra Ana Jéssica.
Durante a campanha o Alvinegro também superou as equipes do Sociedade Esportiva Indígena Terena (Seinter) por 6 a 0 na ida (em Dois Irmão do Buriti) e 13 a 0 (em Campo Grande) e o Club Atlético Pinheiros duas vitórias ambas por 3 a 0. O treinador Julianderson deu um panorama de como deve ser o embate final diante do oponente.
“Estamos muito focados e trabalhando firme para ter uma boa atuação nessa decisão. Enfrentamos eles na primeira fase e sabemos da grande equipe que eles têm, no último confronto foi um jogo extremamente difícil, então sabemos que o jogo de sábado vai ser muito difícil. O que aconteceu nos jogos anteriores, não quer dizer que somos favoritos. Estamos falando de uma final e de jogo único, aonde um erro pode custar caro. Tenho plena certeza que será um grande jogo neste sábado”, ressalta Julianderson.
Comissão Técnica
Treinador: Julianderson Baptista, Auxiliar Técnico Altair, Preparador Físico; Elio Souza, Mordomo Carreirinha e a Fisioterapeuta Sarah Cristina.
Atletas do Operário
Ana Beatriz e Daniele (Goleiras), Hellen, Marielle, Karol Alves, Ana Jessica, Julia, Natu, Sarah, Leticia Torres, Ana Ramires, Rivena, Evelyn, Jessica Marafon, Maria Eduarda, Patricia, Amanda, Carol Santos, Mirella, Marjorie e Paulinha.
Vale lembrar que o Estádio Jacques da Luz está impossibilitado de receber torcedores. Quanto ao tema, a diretoria do Operário Futebol Clube não mediu esforços para tentar reverter a situação, solicitando a liberação do público junto ao Ministério Público, mas o mesmo foi negado pelo MP devido à falta de laudo do local. Atual Bicampeão do Sul-Mato-Grossense, o Operário pode repetir um feito único na história da competição, desde que foi criada em 2008. Caso vença a edição de 2023, o clube se tornaria Tricampeão Estadual de forma consecutiva, uma façanha que somente o maior rival, Esporte Clube Comercial alcançou nos anos de 2009, 2010 e 2011.