29.8 C
Campo Grande
terça-feira, 18 junho, 2024

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Com participações em projetos renomados no Brasil, o artista plástico dos esportes é historiador colaborotivo do projeto Legado Operariano

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa que “ganha vida” em Mato Grosso do Sul com a implementação do Legado Operariano que tem como intuito resgatar a grandiosa história do Operário Futebol Clube.

Sullivan Gonçalves Oliveira é um renomado artista plástico dos esportes, nascido em Assis-SP, mas, criado na capital paulista. O interesse pela arte começou na escola, quando costumava ficar desenhando no fundo da classe durante as aulas. “A raiz da pintura começou a ser identificada quando eu estudava em São Paulo. Quem detectou a minha linha de desenho foi uma professora. Ela falou, ‘pô o moleque pinta, fica lá no fundo desenhando’. E eu sempre fui da galera do fundão, que é quem faz a correria do mundo. O cara que fica lá no fundo (da sala) é o que é comunicativo, é o quem tem engajamento, é o cara que vai desengatilhar o sistema e vai potencializar as grandes ideias. E aí relativamente, os caras fazendo estudo dos desenhos em São Paulo com as psicólogas disseram ‘ah deixa o moleque pintar’”, lembra Sullivan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apaixonado por esportes, Sullivan Gonçalves começou a dar os primeiros passos na produção artística, ainda jovem, com o incentivo da família. “Fui criado em São Paulo por um tio, Alfredo José Basílio que me adotou junto com a minha tia Iraci Alves Basílio. Ele foi o sócio mais antigo da ACM, a Associação Cristã de Moços, e era um cara inspirador. E ele me falava, ‘um dia você vai conhecer a história do Pelé, do Pepe, Mengálvio, Coutinho’. Um dia, eu estava do lado dos caras e me veio o gatilho lá de atrás. Pô meu pai me falava isso cara e hoje eu estou aqui com os caras” exalta Sullivan.

Confira o Papo Sem Retranca completo com Sullivan Gonçalves:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o “DNA artístico circulando em suas veias”, Sullivan Gonçalves se transformou em um profissional renomado na sua área de atuação. Dentre os mais diversificados trabalhos espalhados em museus esportivos do Brasil e no mundo, o artista destaca-se pelo recolhimento de marcas que imortalizam atletas das mais variadas modalidades. Grandes craques já deixaram suas pegadas em um molde especial feito de massa e vidro com catalizador de alginato, dentre eles, o maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé.

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte
Sullivan ao lado de Zico em Campo Grande. Foto: Arquivo Pessoal.

Fazer com que a nova geração entenda a importância de lembrar o passado construído por grandes nomes do universo esportivo, é um desejo traçado pelas mãos de um artista, que se inspira nas trajetórias de ídolos, para contar suas histórias por meio da arte. Resgatar a memória com a criação de novos museus é uma concepção que expande a arte para além do esporte em si, como explica Sullivan que faz um apelo aos dirigentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os diretores hoje deviam seguir o que o Operário está fazendo e criar os seus memoriais. Para chegar para uma criança de Corumbá e falar, vem cá, vem conhecer a história de um time da nossa cidade, chamar a gurizada de Dourados, do Sete, do Ubiratan. A primeira cidade que eu fui morar (Dourados), quando você chega é carinho e eu falo, eu torço para vocês terem um memorial (do Ubiratan), para você levar o vovô, a vovó, o titio, a titia para assistir jogo, assistir o que vocês viveram. No Santos, dia de jogo, o memorial fecha uma hora antes, durante o dia, o turismo está bombando dentro da Vila”, lamenta Sullivan.

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte
Marcas dos pés de Eusébio junto a Pelé no Museu do Santos. Foto: Divulgação/ Santos.

Sob a ótica da arte vinculada ao esporte, Sullivan ultrapassou os limites de seu estado, quando aos 23 anos de idade decidiu morar em Campo Grande-MS. Na capital morena, o artista conheceu o futebol local e logo descobriu um time para torcer. O Operário ganhou seu coração e Sullivan recorda dos momentos em que foi o legítimo Galo da Bandeirantes na beira do gramado.

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte
Com fantasia, Sullivan personifica o mascote do Operário por três anos. Foto: Hélder Rafael – G1/MS.

“O Operário é um amor incondicional que eu ganhei do Silvão. O Silvio meu irmão, me levou a conhecer o Operário. Chegou na minha casa lá no Caiçara, falou que ia fazer uma bandeira e eu sempre convivi com futebol em São Paulo, eu falei, irmão quero conhecer. À primeira vista (o amor pelo) Operário, foi fantástico e eu amo essa passagem. O mascote ele tem uma simbologia. Ele pode manifestar o amor e, no momento de tristeza, que o seu placar está adverso, você não pode se manifestar. Tem que ficar lá dentro em silêncio, absorver e torcer. Ficar pedindo para os Deuses da Bola reverter aquela situação. Mas eu só tive alegria com aquilo lá (a fantasia) e vai voltar esse ano (2024)” comemora Sullivan.

Clássico Comerário Ouro movimenta Campo Grande nas celebrações dos 124 anos da Capital Morena
Torcida do Operário no Estádio Morenão. Foto: Divulgação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma vasta experiência profissional adquirida com os seus 47 anos de vida, Sullivan é integrante do Museu da Pelada e se auto denomina um “caçador de marcas de atletas” pois busca valorizar a grandeza de personagens marcantes. Foi com esse pensamento foi criada calçada da fama do Operário Futebol Clube. O Presidente da equipe Master do Operário, Marcílio Dias, foi um dos responsáveis pela ação e agradeceu a homenagem prestada aos ídolos do Operário em um depoimento feito para o Museu da Pelada, no início do ano. “Estamos aqui com toda essa gama de ídolos que veio aqui para deixar sua marca, seu registro, seu passado e o seu legado para a eternidade. Que todos sejam motivados e construam o museu de vocês, para que assim todos possam ser eternizados no futebol para sempre”, agradeceu, Marcílio.

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte
Ex-goleiro do Operário foi um dos homenageados na Calçada da Fama. Foto: Lucas Mendonça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sullivan Gonçalves é historiador colaborativo do Legado Operariano que tem foco em materializar um ambiente de empatia, inclusão, convivência e diálogo com todos os públicos, potencializando como referência e a cultura de respeito à diversidade cultural, em acessibilidade e na musealização do futebol em suas múltiplas expressões. “A gente quer edificar a estrutura universal inteira do Operário. Como todos os grandes clubes que pensam em edificar há proporção de todos os seres humanos que fazem parte da entidade operariana, como outros clubes. Na realidade já tem a potência de saber entregar no futuro, para as futuras gerações, quem foram as verdadeiras pessoas que fizeram a história chegar até ali. E isso fomenta a cultura de respeito” afirma Sullivan.

O artista plástico pede apoio das autoridades públicas e privadas aos clubes do estado e torce para que outras instituições esportivas do MS tenham forças para abraçar a causa. Criar novos espaços colaborativos de preservação da história, principalmente do futebol do sul-mato-grossense é fundamental para fomentar a cultura esportiva em Mato Grosso do Sul.

“A gente tem que ecoar a nossa cultura e quando a gente põe a cultura do Operário a gente não tem como não contar a história do Comercial, do Sete, do CENE. Quando você conta no museu toda essa dinastia de grandeza do Operário, você está trazendo também os outros clubes. Imagina o Morenão sendo edificado com o Hall da Fama, de um grande museu com todos os clubes do estado? Imagina você levar itens como camisas do Operário, do CENE, do Comercial, do pessoal de Dourados, Três Lagoas, do Corumbaense, chuteira, histórias, fotos para as comunidades carentes? Elevando a energia museológica como uma linha de conhecimento, fazendo com que um pedaço do museu vá a todos.”, comenta Sullivan.

Clássico Comerário Meio Século de Rivalidade Profissional
Comerário o Maior Clássico do Mato Grosso do Sul. Foto Arte Sullivan Gonçalves Oliveira Artista e historiador colaborativo.

O movimento Legado Operariano também promove a restauração da galeria de troféus do Galo, uma atitude nobre que partiu da torcida e que vai valorizar as conquistas do maior campeão do estado. O hall da fama operariano está sendo pioneiro, ao reservar um espaço para homenagear as jogadoras de futebol e futsal do clube. Resultado que torna o Operário Futebol Clube, como o primeiro clube do mundo, a criar um memorial dedicado ao futebol feminino.

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte
Primeiro Clube do Mundo a criar um hall da fama em homenagem a futebol feminino. Foto/montagem: Sullivan Gonçalves

“Grandes clubes do mundo executam a perpetuação da captação das marcas dos atletas homens e grandes mulheres. A gente tem que valorizar todo mundo que está no futebol feminino do Operário que há três anos e vem fazendo os olhos e as mentes dos operarianos brilharem, porque essas meninas estão levando tudo. Empresário apoie o futebol feminino da sua cidade, porque é de todo o nosso carinho que elas sejam abraçadas”, finaliza Sullivan. 

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...

Capitão da Portuguesa, Rafael Caldeira comemora classificação apara as semifinais da Série B do MS

A classificação da Portuguesa para as semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B foi bastante comemorada pelo zagueiro Rafael Caldeira. A vaga foi assegurada...