Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação dos nomes foi transmitida ao vivo na Operário TV no YouTube e contou com a participação de torcedores, patrocinadores e membros da imprensa.
O anuncio oficial do grupo de atletas e comissão técnica foi realizado no Barolé Bar e Restaurante, mesmo local onde a diretoria do Operário firmou, em dezembro, a parceria com a Weefe na elaboração dos novos uniformes de 2024, que fazem referência aos 50 anos do primeiro título estadual do clube, o Campeonato Mato-Grossense de 1974. O clima de expectativa tomava conta da torcida operariana que embora demonstrasse um semblante de confiança, despertava ao mesmo tempo, um sentimento de ansiedade para conhecer de perto os novos jogadores do time.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A abertura da cerimônia começou com a reapresentação da comissão técnica, cujo os profissionais já haviam sido anunciados no fim do ano passado, são eles:
Valdir Torres e Eduardo Valentim – Médicos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pedro Santos e Sarah Mello – Fisioterapeutas
Léo – Massagista
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carreirinha – Roupeiro
Gege Luiz – Preparador de Goleiros
Rodrigo Alves – Preparador Físico
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caio Lucas – Auxiliar Técnico
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leocir Dall’astra – Treinador
Como prometido pelo Presidente do Operário, Nelson Antônio, o técnico Leocir Dall’Astra que esteve à frente da equipe na segunda metade do Campeonato Brasileiro da Série D, está de volta e diz sentir-se honrado em retornar ao comando do Galo: “É uma satisfação estar novamente em Mato Grosso do Sul, principalmente no maior clube do estado. É uma honra iniciar esse trabalho junto aos jogadores, comissão técnica, diretoria e, principalmente, vocês, torcedores. Podem ter certeza de que teremos um time guerreiro, que luta os 90 minutos e honra esta camisa. Vamos trabalhar incansavelmente para trazer o título para casa”, declarou.
Ao final da apresentação dos atletas, um dos pontos que chamou a atenção, foi a média de idade do grupo ser à baixo de 27 anos (26,9), o que demostra uma mudança significativa com relação a montagem do elenco dos últimos anos.
Crias do Galo
O Operário vai contar com um total de 24 jogadores no plantel, dentre eles estão três “Crias do Galo” que se destacaram na campanha do Alvinegro no Campeonato Estadual Sub-20 de 2023 e agora sobem para o time principal são eles: Yuri (zagueiro), Leandro (meia) e Murilo (lateral direito).
O lateral Murilo, falou sobre a possibilidade de jogar a sua primeira partida como jogador de futebol profissional com o “manto operariano” e se diz confiante em uma possível oportunidade com o treinador Leocir Dall’astra. “A minha perspectiva é poder ajudar ao máximo o Galo e fazer a minha estreia como profissional. Nos treinamentos o time está se encaixando e se entrosando aos poucos. Ele (Leocir) é um ótimo profissional, no ano passado eu e os outros dois atletas, que estão integrados ao time principal, tivemos algumas oportunidades com ele nos treinamentos e agora é dar continuidade. Ele com certeza gostou do nosso trabalho no sub-20 ano passado e agora é mostrar nos treinos pra que a gente veio, e se Deus quiser vamos trazer esse título para o Galo”, afirma Murilo.
Espírito Operariano
Um dos remanescentes da equipe vice-campeã estadual em 2023 é Fernandinho. Identificado com o “DNA operariano”, o meia de 31 anos, é um dos pilares na reconstrução do Operário nas últimas temporadas, sendo o único jogador do atual elenco, que é detentor de dois títulos pela agremiação, em 2018 e 2022. Apesar de ser um dos mais “maduros” do time, o meio-campo pretende usar toda a sua experiência para agregar ao grupo.
“É para mim uma emoção sempre grande estar voltando aqui, onde eu tenho uma história, tenho títulos. Então a expectativa de uma nova temporada é muito grande, a gente sabe do poder que o Operário tem, sabe da pressão e do tamanho que é vestir essa camisa. Então, temos que entrar em todas as competições buscando o melhor, visando todos os objetivos da temporada. A comissão técnica optou por uma equipe mais jovem do que a do ano passado, então eu sei da importância que eu tenho de passar para eles (jogadores) como que é a competição. Hoje eu tenho mais bagagem e consigo auxiliar bastante os meus companheiros e acho que consigo ajudar melhor a equipe”, ressalta Fernandinho.
Talismã do Galo pode estar de volta?
Um dos jogadores mais ovacionados pela torcida no momento da apresentação do elenco foi o centroavante Irapuan. O atleta que foi o “amuleto da sorte” na campanha do título Estadual de 2022, no ano passado teve dificuldades para adquirir a melhor forma física, e acabou sofrendo uma grave lesão no joelho na final do campeonato, apesar de ter ficado até o fim da partida e ter marcado o gol de empate na decisão. Por força de contrato, o jogador se manteve sob os cuidados do clube no restante do ano, no entanto, a pergunta que fica no ar para o torcedor é: O talismã volta a jogar em 2024?
“Quero primeiramente agradecer a Dr.ª Sarah e ao Dr. Pedro por todo o empenho e dedicação que eles estão tendo comigo. Eu venho falando que por mim eu voltaria, mas, logicamente, acima de tudo, a gente tem que respeitar o protocolo para voltar cem por cento. E eu realmente estou fazendo de tudo, vou começar agora a treinar dois períodos na academia para fortalecer e se Deus quiser, no segundo turno eu posso estar voltando e honrar mais uma vez essa camisa do Operário. Agradecer o carinho da torcida operariana e peço que continue apoiando porque esse ano, vamos colher bons frutos juntos, vamos trabalhar dia a dia, para que no final, a gente seja coroado com o título”, agradeceu Irapuan.
Goleiros Experientes
Existe aquela velha frase que diz: “um bom time começa por um bom goleiro”. A filosofia de contar com jogadores mais joviais, visando dar mais fôlego e “gás” para a equipe, principalmente na reta final, “muda de figura” quando o assunto é defender a meta operariana. Para o gol, a diretoria preferiu contratar goleiros com mais experiência, tanto que, é o setor mais veterano no time com média de idade acima dos 30 anos (32,3).
Os arqueiros escolhidos são: Elisson de 36 anos, revelado no Cruzeiro e com passagens pelo futebol português; Jhones de 37 anos, com passagens por vários clubes do nordeste e o jovem Breno Mohamed de 24 anos que estava no União ABC, clube em que foi revelado. Além de mais novo com relação aos companheiros de posição, Breno também é o único jogador nascido em Mato Grosso do Sul. O goleiro falou sobre a expectativa para a temporada e da experiência de estar treinando ao lado de goleiros com mais “vivência” no mundo da bola.
“O Operário está sempre buscando o título, fico grato de ter recebido o convite para jogar aqui. Espero trazer esse título junto com os meus companheiros para torcida operariana, eles merecem demais. Os outros dois goleiros são mais experientes do que eu e está sendo para mim uma inversão de valores por que nos últimos dois, três anos em que eu joguei como titular no Campeonato Sul-Mato-Grossense eu era o goleiro mais velho, mesmo sendo novo. Então, estou aprendendo bastante com eles, estou sabendo ouvir bastante deles e acredito que essa ajuda vai ser muito bem-vinda. Pode ter certeza que a gente vai estar lutando os 90 minutos para conseguir buscar os nossos objetivos, tanto o título do Sul-Mato-Grossense quanto a classificação para próxima fase da Copa do Brasil” ressalta Breno.
Um dos nomes mais “badalados” do plantel operariano é o meia venezuelano Yuxer Mcallyster Requena. O meio-campista de 29 anos, estava no Zamora e jogará pela primeira vez fora do seu país. Na temporada 2023, atuou nos dois jogos contra o Boston River do Uruguai pela Pré-Libertadores e participou ao todo de 21 partidas, colaborando com 6 assistências e 2 gols.
Confira a Lista completa:
Goleiros
Zagueiros
Laterais (Direito)
Lateral Esquerdo
Volantes
Meias
Atacantes
Centroavantes