29.8 C
Campo Grande
terça-feira, 18 junho, 2024

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

Time salesiano ganha mais um clássico decisivo na temporada, retoma a hegemonia estadual após dois anos e leva para casa, a décima segunda taça de sua história

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube pelo placar de 4 a 3 na decisão do torneio, quebrando a sequência de títulos do Galo e levantando o “caneco” pela 12ª vez.

Realizada pela Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul (FFSMS), o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto estava previsto para acontecer no Ginásio Municipal de Itaporã entre os dias 24, 25 e 26 de novembro. No entanto, por conta das fortes chuvas que atingiram a região da grande Dourados, a primeira rodada foi adiada para o dia seguinte, já com a bola rolando entre UCDB e DEC/Operário (com vitória parcial das operarianas por 2 a 0) aos 14 minutos do primeiro tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sábado (25) permaneceu chuvoso (com menor intensidade) durante todo o dia, porém, o cronograma feito pela organização foi devidamente cumprido. O derby sul-mato-grossense que marcou a abertura oficial do Estadual, recomeçou e terminou com vitória das meninas do Galo por 4 a 2. Apesar do revés na rodada inicial, a UCDB se reabilitou e não tomou conhecimento do Juventude AG/AGNIX aplicando uma sonora goleada de 9 a 0. No último compromisso diante de Antônio João, o plantel salesiano confirmou o favoritismo e venceu com um novo com um “placar elástico”, 5 a 0 carimbando assim, o passaporte para a grande final.

Atendendo as expectativas dos amantes da “bola pesada”, a finalíssima reuniu as duas maiores agremiações de Mato Grosso do Sul em quadra, UCDB e DEC/Operário. Depois do apito inicial, a UCDB tinha como “proposta”, ter o domínio da posse de bola para propor o seu jogo, enquanto que o DEC/Operário se concentrava no setor defensivo buscando armar os contra-ataques ou mesmo ariscar com jogadas de bola parada.

Líder nata dentro e fora de quadra, Bruninha é peça-chave no elenco da SERC/UCDB
Elenco da SERC UCDB na última rodada da LFF. Foto:Judson Marinho/Fundesporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estratégia do Alvinegro funcionou quando Aninha recuperou a bola na ala direita, avançou para o ataque e caiu, a arbitragem assinalou a falta. Após o lance polêmico, veio uma jogada ensaiada que começou com a própria camisa 9 tocando para Geovanna, que de primeira encontrou Tai, que “matou” no peito e chutou, Vanessa tentou encaixar e a bola passar por de baixo de suas pernas, 1 a 0 DEC/Operário.

Antes da metade da primeira etapa, o Galo ampliou. Aninha cobrou lateral direto para o gol, Vanessa não segurou e a bola ficou “viva” dentro da área. Tai antecipou a goleira e tocou para Aninha que limpou o lance e chutou, Vanessa espalmou e na sobra Tai mandou para o gol, fazendo o segundo dela no jogo, 2 a 0 DEC/Operário. Foi quando a partida entrou numa espécie de modo déjà vu, tendo em vista que o confronto precisou ser interrompido devido ao mau tempo. Após mais ou menos duas horas de impasse, foi definido a transferência de local para a cidade de Maracaju, há exatos 79 quilômetros de distância de Itaporã, com retorno programado para às 16h. Em entrevista ao nosso portal, a jogadora da UCDB Júlia Namie relatou o ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foram três dias de Estadual com a previsão de chuva e realmente choveu e choveu muito. Infelizmente o ginásio tinha goteiras, então toda vez que chovia, tinha que paralisar a partida e voltar só quando tivesse condições e na final não foi diferente. As duas equipes entraram em acordo, falaram com o Presidente da Federação (Mauro Ferrari) que conseguiu a Arena Maracaju para gente terminar essa final no domingo mesmo”, lembra Júlia.

No período vespertino, o Complexo Poliesportivo Dr. Adersino Valensoela Gomes – Arena Maracaju foi o palco escolhido para receber o maior clássico do futsal feminino do MS. Faltando exatamente 10 minutos e 36 segundo para o fim do primeiro tempo o “duelo de gigantes” foi reiniciado. O DEC/Operário tentou manter a mesma postura de se defender, mas parecia ter muito mais dificuldades com o “solo escolhido” e o panorama da final se mantinha o mesmo.

Do lado da UCD a grande diferença foi que o time conseguiu transformar a posse de bola e o volume de jogo, em efetividade. Antes do intervalo, Júlia Namie chutou e contou com o desviou da defensora oponente para bater a meta operariana e diminuir, 2 a 1. “Eu fui abençoada em tirar um pouco dessa vantagem deles (do DEC/Operário), logo no primeiro tempo, consegui fazer 2 a 1 e fomos para o segundo tempo”, comentou Júlia.

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024
Júlia Namie em sua comemoração característica. Foto: Arquivo Pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O técnico da UCDB, Nando analisou a postura de suas jogadoras, falou sobre as diferenças de ginásio e destacou a grande partida da goleira adversária. “Na final jogamos bem desde o início da partida, tivemos mais a bola, porém, o Operário conseguiu marcar dois gols de bola parada, que é a especialidade da equipe deles, jogando com a marcação baixa na quadra de Itaporã que não é 40 x 20 e conseguiram anular nossas finalizações, com a Jhow (goleira) bem demais como sempre. Com a chuva e a mudança da quadra para Maracaju, com dimensões oficiais, conseguimos finalizar as jogadas”, analisou Nando.

Após carimbar a vaga para a Semifinal da Copa do Brasil, SERC/UCDB tem confronto direto pela LFF
Técnico Nando orientando a equipe na Copa do Brasil de Futsal Feminina. Foto: Rodrigo Moreira/ Target TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na volta dos vestiários, Luana fez linda jogada individual pelo lado esquerdo, deu um passe magistral que atravessou a quadra entre três marcadoras e chegou até os pés de Queila. A ala dominou e ainda teve tranquilidade de dominar de direita e bater de canhota. A bola ainda tocou na trave antes de entrar, 2 a 2. O empate estava estabelecido por meio dos gols marcados por ex-jogadoras do Operário, era a “lei do ex” entrando em ação.

O DEC/Operário que estava invicto no certame queria defender o Bicampeonato Estadual com a sua “arma secreta” mais letal, a bola parada. E foi em jogada semelhante a do segundo gol, que Geovanna cobrou lateral para Aninha que bateu cruzado para chegada de Duda que apareceu nas costas da defesa e arrematou de baixo das pernas de Vanessa, para colocar o Alvinegro de novo na frente, 3 a 2. Com a vantagem reconquistada, as meninas do Galo não abriram mão da estratégia de se “fechar”, reduzindo os espaços com a intenção de aproveitar uma possível sobra de bola para “matar o jogo”, assim, como havia acontecido na partida de estreia do time no estadual.

Após carimbar a vaga para a Semifinal da Copa do Brasil, SERC/UCDB tem confronto direto pela LFF
Técnico Nando reunindo com as atletas da SERC nas quartas de final da Copa do Brasil de Futsal Feminina. Foto: Rodrigo Moreira/Target TV

Para buscar o empate, o treinador Nando resolveu ir para “o tudo ou nada” e colocou Bruninha como goleira-linha, pedindo um tempo estratégico para elaborar uma jogada eficiente. Na base da paciência, Borel passou para Jana que tocou para Bruninha que posicionada no “miolo” da defesa operariana, como pivô, triangulou com Júlia Namie que de primeira cruzou para Thay “cumprimentar” de cabeça para o fundo do gol, 3 a 3.

Líder nata dentro e fora de quadra, Bruninha é peça-chave no elenco da SERC/UCDB
Bruninha jogadora da SERC UCDB. Foto: Arquivo Pessoal

Logo em seguida, voltava a cena a única lei que é infalível, a “lei do ex”. Vanessa fez o lançamento com os pés e achou Thay que devolveu o “presente” para Júlia Namie mandar para o gol, fazendo o segundo gol dela contra o ex-clube, para selar uma atuação excepcional, 4 a 3 e fim de papo. UCDB campeã do Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. “Eu consegui fazer o gol que nos deu o título de duodeca campeãs do estadual de futsal feminino. Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei fazer dois gols em uma final. Só quem estava lá que sentiu a emoção e sou grata a Deus por tudo. Domingo (26) foi um dia de muita alegria para nós, e para mim então? Realmente foi um dos melhores dias da minha vida. Queria agradecer novamente ao professor Nando que realmente luta pelo esporte, se esforça diariamente, perde noite de sono por nós, porque está lutando pelo futsal feminino do Mato Grosso do Sul”, ressalta Júlia.

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024
Jogadora da UCDB comemoram o Duodeca Campeonato Estadual de Futsal Feminino. Foto: Divulgação UCDB.

O treinador Nando ressaltou a qualidade dos elencos que fizeram um duelo digno de uma final de respeito. “Como sempre foi um grande jogo, pois as duas equipes são qualificadas e os jogos são decididos em detalhes. E quem ganha com isso é o torcedor do MS que tem duas equipes de nível nacional jogando um futsal que bate de frente com qualquer equipe do país”, afirma Nando.

Com a conquista do décimo segundo título estadual, a UCDB mantém o bom retrospecto diante do rival de jogos decisivos na temporada 2023. Vale lembrar que nesse ano a UCDB superou o DEC/Operário nas quartas da Copa do Brasil e na final dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul.

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024
UCDB campeão dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul. Foto/Arte: Divulgação Fundesporte.

De quebra, a instituição retoma a hegemonia estadual, evitando o que seria um tricampeonato do Alvinegro e se consolidando como o maior campeão do futsal feminino no MS. Além de mais um troféu para a vasta galeria, as salesianas asseguram o direito ser o único representante de MS na Taça Brasil de 2024, competição que no ano passado, participaram como sediantes e conquistaram o vice-campeonato.

SERC UCDB classificado para semifinal da Copa do Brasil. Foto/Arte: Divulgação SERC/UCDB.
- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...

Capitão da Portuguesa, Rafael Caldeira comemora classificação apara as semifinais da Série B do MS

A classificação da Portuguesa para as semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B foi bastante comemorada pelo zagueiro Rafael Caldeira. A vaga foi assegurada...