33.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 26 fevereiro, 2024

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

Sem apoio, o empresário deixa o Operário com uma vasta galeria de troféus inéditos, principalmente no futebol/futsal feminino depois de estar à frente do projeto durante três temporadas

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão Invicto do Sul-Mato-Grossense, o Alvinegro ganhou o direito de disputar a competição nacional pelo terceiro ano consecutivo, mas, em caso de desistência, o vice-campeão Corumbaense é quem vai herdar a vaga para representar MS. No Papo Sem Retranca da última semana, o Presidente do Operário Nelson Antônio alegou falta de recursos para gerir o clube e por esse motivo vai priorizar o futebol masculino profissional durante a sua gestão.

O início do Projeto Futebol/Futsal Feminino no Operário

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A criação do projeto de futebol e futsal feminino do Operário Futebol Clube teve início no segundo semestre de 2021 e em pouco tempo, começou a render frutos se tornando uma referência no estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa surgiu por meio do empresário Edgar Nazareth que voltou a fazer parte da diretoria do clube do coração no começo daquele ano. 

Eu sou de família de operarianos e para se ter uma ideia, naquele campeonato de 77 eu estava lá, assisti a vitória do Operário, 1 a 0 gol de Tadeu Santos. Eu desde criança sou operariano. No passado eu participava mais como torcedor, estive em 2007 dando uma força, depois me afastei, voltei e quando essa nova gestão assumiu, eu acompanhei alguns anos e em 2021 eu cheguei para ajudar, aí trouxe o time feminino. E eu entrei nessa, pelo Operário, pela minha família. Meu pai estava com uma doença grave e ele é operariano e eu me senti na obrigação de tentar ajudar a conquistar um título pelo Operário. E acabou dando mais que certo e eu acho que contribui para a marca do Operário, para minha família e para os operarianos” lembra Edgar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o Papo Sem Retranca com Edgar Nazareth:

Na primeira temporada no futsal feminino, o Operário trouxe a equipe da Funlec para as disputas da Copa Morena, Copa do Brasil, Jogos Abertos de Campo Grande e o Campeonato Estadual. No entanto, sem portar a filiação na Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul (FFSMS) foi necessário firmar uma parceria para atuar nos certames.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O professor Val me falou ‘Edgar a gente (Funlec) tem a possibilidade de jogar a Copa do Brasil’ e a gente montou o time com as meninas que trabalhou com o professor Val. Quando foi começar, o Val me falou ‘o Operário não é filiado, então vai ter que jogar com outro nome’ e surgiu a possibilidade de jogar com o nome do Pezão e nós representamos bem o Operário. No primeiro ano, chegamos na semifinal da Copa do Brasil, que não fazia parte desse projeto, estávamos montando o time para ser forte no próximo ano”, lembra Edgar.

Operário Futebol Clube estreia na Copa Morena de Futsal
Operário se prepara para estreia na 1ª edição da Copa Morena de Futsal Feminino.

Em agosto, as operarianas fizeram “o primeiro teste de fogo” na Copa Morena de Futsal Feminino disputada em Antônio João e apesar da eliminação na primeira fase o time mostrou seu potencial. No mês seguinte, logo na estreia na Copa do Brasil contra a Associação Primaverense de Esporte, Cultura e Lazer (APEC) – MT, o plantel precisou entender o “espírito operariano de ser”. Jogando em sintonia com a torcida que lotou as dependências do Ginásio do Colégio ABC, a partida foi marcada pela superação das atletas que foram buscar o empate em 3 a 3, depois de perder o primeiro tempo por 3 a 0. Na volta em Cuiabá, uma vitória simples assegurou a classificação para próxima fase.

Operário se prepara para as quartas de final da Copa do Brasil de Futsal Feminino
Operario volta a quadra para disputa das quartas de final da Copa do Brasil de Futsal Feminino. Foto: Edson Bobadilha.

Nas quartas de final, um confronto sul-mato-grossense contra a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco (SERC/UCDB) foi repleto de reviravoltas dentro e fora das quatro linhas. No primeiro compromisso jogando no Ginásio Dom Bosco, a SERC/UCDB venceu por 2 a 0. No duelo de volta no Ginásio do Colégio ABC, o Pezão/Operário devolveu o resultado vencendo por 2 a 1 no tempo normal e levando o jogo para prorrogação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O time delas (SERC/UCDB) era um time muito forte e tradicional e essas meninas (do Operário) foram supercampeãs na base com o professor Val. A gente precisava ganhar, saiu perdendo e virou para 2 a 1. Na prorrogação, faltando menos de 20 segundos, eles (SERC/UCDB) empataram e foi para os pênaltis. E nos pênaltis foi dramático e a gente acabou desclassificado. Quando foi no meio da semana, o pessoal começou a me ligar e falar, ‘oh vocês vão ganhar os pontos’, porque tinha uma atleta irregular, a Amanda Santana. No boletim do jogo anterior, quando acabou a rodada, saiu que ela teria que cumprir suspensão naquele jogo contra a gente, inclusive ela foi super decisiva e peça-chave no jogo e uma confusão, demorou dois meses para tocar esse campeonato”, lembra Edgar.

Operário é campeão do Estadual de Futsal Feminino e vai disputar a Taça Brasil de ano que vem
Meninas do galo comemorando o título estadual. Foto: Divulgação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O imbróglio envolvendo a atleta adversária, acabou gerando um problema de logística com a falta de ginásios disponíveis na Capital Morena. O Operário acabou realizando os dois jogos da semifinal da Copa do Brasil contra o Stein na casa do oponente, no Ginásio da Neva em Cascavel-PR. As meninas do Galo enfrentaram uma maratona pesada de jogos, realizando um total de quatro partidas em quatro dias, sendo uma delas no futebol de campo, somando ao todo, uma vitória, um empate, duas derrotas e levando para casa dois troféus nesse meio tempo.

Dentro dos gramados, o Operário se sagrou pela primeira vez em sua história, Campeão Sul-Mato-Grossense de Futebol Feminino. Na quadra, conquistou os Jogos Abertos de Campo Grande tanto feminino, como masculino em parceria com o Asas FC, além de levantar a taça do Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto e garantir vaga para a Taça Brasil de 2022. “Foi o estadual mais difícil que tivemos, porque o Douradina que foi vice-campeão tinha a Mirella, a Paixão, a Jhow, a Carol, a Aninha, tanto que a SERC/UCDB naquele ano ficou em terceiro lugar, foi uma competição de alto nível”, lembra Edgar.

Operário é campeão estadual de futebol feminino
Galo venceu os cinco jogos que disputou no estadual até aqui. Foto: Operário FC

Surgimento do DEC/Operário

Com o desempenho acima das expectativas apresentado pelo departamento de futebol/futsal feminino do Operário, Edgar Nazareth acumulou mais uma função dentro do clube, a de diretor de futebol da equipe masculina, durante o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2022. Porém, para sequência ao projeto precisou se reinventar com o fim do acordo com a Escolinha do Pezão e enfrentando o “assedio dos concorrentes” que visavam as jogadoras de destaque do time. Ainda sem filiação na FFSMS e diante do desmanche no elenco que parecia evidente, o diretor precisou correr contra o tempo e agir nos bastidores para não perder as vagas conquistadas em 2021.

“A gente construiu muita coisa com o nome Pezão, que nunca foi falado tanto em Mato Grosso do Sul e no Brasil né? E lá atrás quando teve aquele imbróglio do problema jurídico, a gente precisava da assinatura do Pezão e a gente teve muita dificuldade. E eu entrei nessa, por causa do Operário e no final eu já ficava por causa das meninas. E as meninas super empolgadas, primeiro ano que elas foram campeãs, ia ter vaga na Copa do Brasil, na Taça Brasil, na A-3. E surgiu a oportunidade de conversar com o pessoal do DEC e firmamos uma parceria do campeão e do vice-campeão (Estadual) era um grupo fantástico”, lembra Edgar.

Reconstruído com a nomenclatura de Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) a temporada 2022, começou da mesma forma que a anterior, com o Galo levantando mais um troféu para galeria, ao vencer a Copa Integração de Futsal Feminino. Nas competições nacionais, o Alvinegro acabou caindo diante do “carrasco” chamado Stein, primeiro nas quartas de final da Taça Brasil e depois na Semifinal da Copa do Brasil.

A equipe terminou a disputa com um honroso terceiro lugar, depois de bater as paranaenses por 3 a 1 no Ginásio Guanadizão em uma partida que também celebrava o aniversário dos 84 anos do Operário Futebol Clube. Superar um dos maiores clubes da modalidade atualmente foi um feito histórico para o DEC/Operário que teve uma caminhada repleta de percalços para alcançar um lugar no pódio e mesmo assim, chegou a sonhar com uma vaga na decisão, só não contava com a perda de uma peça-chave no grupo ainda nos primeiros minutos de bola rolando na partida de volta, em Cascavel-PR.

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024
Jogadoras do Operário estreiam o uniforme listrado contra a Stein. Foto: Divulgação/OFC.

“A gente merecia alguma coisa boa, foi um ano muito sofrido. O último treinamento do DEC/Operário foi em abril de 2022, de lá para cá a gente nunca mais treinou. A gente jogou a Copa do Brasil e as competições de 2023 todas sem treinar. Nós passamos por perrengues, classificamos contra o time do Mato Grosso (FSD), depois tiramos a SERC/UCDB nas quartas, ganhamos o primeiro (jogo), perdemos o segundo e ganhamos nos pênaltis. Fizemos um evento homenageando ex-jogadores, inclusive o pai da Vanessa (Paixão), o Valdir do gol do Fantástico foi homenageado. Foi um jogo aberto, a gente saiu perdendo, empatamos, viramos e eles colocaram o goleiro-linha e nós fizemos o terceiro gol. Vai ser muito difícil um time de Mato Grosso do Sul repetir esse feito que o DEC/Operário fez, e nas condições que a gente fez, é impossível. A gente teria possibilidade (de classificação), só que infelizmente, a nossa outra goleira não pode ir porque estava trabalhando e a Jhow teve aquela lesão grave que na minha avaliação, acabou emocionalmente o nosso time. Imagina você jogar lá em Cascavel, com o ginásio lotado, você pegar um time daquele, sem goleira? (risos), já tinha acontecido uma vez (jogar sem uma goleira), mas não era o Stein”, afirma Edgar.

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024
Jogadores do Operário comemoram a classificação para semifinal da Copa do Brasil. Foto: Divulgação/OFC.

Em campo, o Operário foi eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série A-3 após ser derrotado nos dois embates contra o Legião-DF (2 a 0 em MS e 4 a 0 no DF). Repetindo os feitos do ano anterior, a agremiação se tornou Bicampeã Estadual no campo e na quadra.

O futuro do DEC/Operário

Na temporada 2023, o DEC/Operário não conseguiu repetir o mesmo desempenho dos anos anteriores na categoria adulta, apesar de ter chegado nas finais dos Jogos Abertos de MS e do Campeonato Estadual. Por outro lado, pensando a longo prazo, Edgar reuniu as jogadoras Mirella e Carol juntantamente com o técnico Luis Gustavo na elaboração de um projeto voltado para as categorias de base e com esse intuito, foi criada a Escolinha de Futsal do DEC/Operário. Com uma ideia um pouco diferente da proposta inicial, mas que se demostrou ser muito promissor, rendendo ao clube novos títulos na categoria de base feminina. As operarianas conquistaram a Liga MS de Futsal Sub-20 e nos campeonatos estaduais sub-17 e 20.

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base
Carol, Elenco do Operário Campeão do Campeonato Estadual Sub 20. Foto: Divulgação/OFC.

Nos gramados, o Operário conquistou a primeira vitória no Brasileirão da A3 contra o Toledo por 2 a 1 no Estádio das Moreninhas. No segundo confronto, as meninas do Galo lutaram, mas não impediram a derrota por 2 a 0 sendo consequentemente eliminadas novamente na fase inicial. Em meio as dificuldades logísticas e financeiras e alegando falta de apoio da atual diretoria, Edgar Nazareth confirmou sua saída do Operário Futebol Clube. O anuncio já havia sido cogitado pelo ex-diretor, após a final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Feminino de 2023 que culminou com o Tricampeonato para o Galo da Capital.

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024
Operário Tricampeão Estadual. Foto: Judson Marinho.

Sem o “comandante” que tocou o futebol/futsal feminino nos últimos anos, o futuro do DEC/Operário ainda é incerto, mas a parceria construída em 2022 tende a acabar. O principal motivo seria um “desconforto” das jogadoras em usar o nome do Operário, por não receber nenhum suporte financeiro da administração, como havia sido feito pelo diretor com relação ao futebol de campo. O Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva respondeu dizendo que a instituição não tem dinheiro para arcar com os custos do futebol/futsal feminino e que o foco da diretoria está no futebol profissional.   

“Nós trabalhamos ali quase dois anos e meio no futsal feminino do DEC/Operário e no futebol feminino do Operário e eu participei ativamente. Campeão no masculino, três títulos no feminino, dois títulos estaduais, um título da Liga Estadual de Futsal Sub-20, um título Estadual de Futsal Sub-20, um título Estadual de Futsal Sub-17, um título sub-15 masculino base e dois títulos dos Jogos Abertos de Campo Grande. A gente foi três vezes semifinalista de competições nacionais, uma vez terceiro lugar. Eu me senti desvalorizado, acho que o poder público apoia muito mais a concorrência, por uma série de motivos e lutei contra leões e o Operário não lutou junto comigo. Eu não tenho mágoa de ninguém, o que tinha que fazer eu fiz, só que eu sou estou cansado e por que eu vou deixar o Operário? Porque eu só volto a trabalhar no futebol, profissionalmente. Se alguém achar que o que eu fiz, tem valor também”, afirma Edgar.

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino
Aninha peça chave no elenco operariano. Foto: Rodrigo Moreira.

O empresário fez questão de agradecer a todos os colaboradores que estiveram ao seu lado durante a sua trajetória e acredita que deveria haver um empenho coletivo para unir esforços e manter vivo o DEC/Operário.

“Tudo que eu conquistei eu devo aos meninos do masculino, as meninas do feminino, a comissões técnicas e aos pais do sub-13, sub-15. Eu já falei que mesmo eu fora, elas (atletas) deviam tentar continuar o projeto do DEC/Operário no futsal. Acho que o Operário tinha que fazer alguma coisa para isso, o DEC devia fazer alguma coisa, os grandes empresários e a própria UCDB, tinha que apoiar para não acabar o DEC/Operário. O poder público teria que apoiar, por que olha a repercussão que teve o futsal feminino e o que aconteceu de diferente? O DEC/Operário. Quando a gente começa a brigar e ter desconforto com gente do bem, aí é hora de parar” finaliza Edgar.

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino
Jogadoras do Operário comemorando o título do Campeonato Estadual 2022. Foto: Divulgação/OFC.
- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...

Capitão da Portuguesa, Rafael Caldeira comemora classificação apara as semifinais da Série B do MS

A classificação da Portuguesa para as semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B foi bastante comemorada pelo zagueiro Rafael Caldeira. A vaga foi assegurada...