A última quinta-feira (4) ficou marcada como uma data histórica para os praticantes de badminton em Mato Grosso do Sul. Em novembro, pela primeira vez, o estado será palco da maior competição da modalidade organizada no Brasil, o Circuito Nacional de Badminton.
O Circuito Nacional de Badminton é organizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). As 3 primeiras etapas foram realizadas nas regiões sul do país. A primeira etapa em Caxias do Sul-RS reuniu 309 participantes em fevereiro, a segunda etapa em Joinville-SC, contou com 411 atletas nos meses de abril e maio. Por fim, a terceira etapa juntou ao todo 416 jogadores em Curitiba-PR no mês de junho, somando um total de 1136 atletas nas 3 etapas do torneio até aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na próxima semana, entre os dias 10 a 14 de agosto, Manaus-AM se prepara para receber os 465 inscritos para a quarta etapa do circuito. Já a quinta etapa está prevista para acontecer entre setembro e outubro na cidade de Teresina-PI e segundo a CBBd, são esperados cerca de 500 atletas no evento.
Uma reunião na sala do gabinete do governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, definiu oficialmente Campo Grande como sede da etapa final do Circuito Nacional de Badminton.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além governador de MS, o encontro reuniu nomes como o Vereador João Rocha, o Deputado Estadual Herculano Borges, o Presidente da Confederação Brasileira de Badminton – CBBd, José Roberto Santini e o Presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Badminton Fesbd, Marco Aguilera. Após um breve discurso, foi exibido um vídeo institucional da CBBd falando um pouco da história do esporte no Brasil e no mundo.
O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, comemorou o fato da capital sul-mato-grossense ter sido escolhida para fazer parte da etapa final do circuito. “Ter mais um campeonato nacional em Mato Grosso do Sul é uma alegria, o badminton é um esporte que está nas olimpíadas, vem crescendo e se desenvolvendo. Aqui em Mato Grosso do Sul temos um apoio muito grande ao esporte”, destacou o governador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a Capital Morena a expectativa dos organizadores é de um novo recorde no número de participantes. As partidas da VI etapa nacional serão realizadas entre os dias 23 e 27 de novembro no Ginásio Avelino dos Reis, o popular Guanandizão. O Presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), José Roberto Santini, que visitou e aprovou a estrutura do Ginásio Avelino do Reis, falou sobre a importância da etapa de Campo Grande que vai definir os melhores do ranking nacional.
“A etapa em Campo Grande é extremamente significativa porque fecha o ano esportivo do badminton. Fechamos o ranking, onde vamos ter os campeões, e também fechamos o ranking para o Bolsa Atleta Federal 2023. O badminton tem hoje em torno de 180 a 200 atletas com bolsa federal e a grande maioria com bolsa internacional”, ressaltou Santini.
A noite, o presidente da CBBD participou de uma nova reunião na Escola Municipal Adair de Oliveira com membros da equipe de trabalho da Federação Sul-Mato-Grossense de Badminton (Fesbd). José Roberto Santini declarou que conta com o apoio de todos os professores e técnicos na difusão e desenvolvimento da modalidade no país. Disse ainda que está pode ser uma oportunidade única para que o estado seja reconhecido e lembrado pelo alto nível de excelência na organização de um campeonato nacional que segundo ele, tem tudo para ser um sucesso.