Na última terça-feira (28) no espaço Éden Lounge em Campo Grande, a Associação Atlética Portuguesa de Mato Grosso do Sul, anunciou oficialmente a mais nova diretoria para a temporada 2023. Além da apresentação dos diretores, o clube afirmou uma nova parceria com a União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul (UEFA-MS), oficializando ainda, 2 grandes nomes renomados do futebol brasileiro como seus embaixadores. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, apoiadores e imprensa.
Conheça um pouco da história da Associação Atlética Portuguesa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Associação Atlética Portuguesa de Campo Grande, foi fundada no ano 1972 como um time amador da cidade, pelo campo-grandense filho de pais portugueses e torcedor da Associação Portuguesa de Desportos, Arnaldo Domingues Fernandes. Em entrevista ao Globo Esporte MS, em setembro de 2013, Arnaldo, então Presidente de Honra da Lusa de MS, revelou o orgulho de ter ajudado a revelar um dos grandes nomes do futebol brasileiro a dar os primeiro passos como jogador de futebol, o jovem Luís Antônio Corrêa da Costa, o Müller. O atacante defendeu as cores da Portuguesa – MS ainda na era amadora em 1976, antes de se transferir para o Operário – MS e mais tarde se consagrar como ídolo do São Paulo.
Em janeiro de 2004, a Associação Atlética Portuguesa resolveu mudar de patamar e se tornou uma agremiação de futebol profissional e naquele mesmo ano disputou o Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B. A Portuguesinha, como passou a ser carinhosamente chamada, disputou a Segunda Divisão Estadual initerruptamente até 2010. Em 2011, o Leão (sim, mesmo mascote da Lusa paulistana) decidiu se licenciar das competições profissionais retornando no ano seguinte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A última vez que a Portuguesa – MS entrou em campo em uma partida oficial foi em 22 de setembro de 2013 contra o Costa Rica no estádio Laertão em jogo válido pela sexta rodada da primeira fase do grupo B da Segunda Divisão do Campeonato Estadual. Naquela oportunidade, a Cobra do Norte aplicou o seu “veneno” sobre o Leão e conquistou a vitória pelo placar de 6 a 2, um resultado que adormecer a Lusinha como também é conhecida, por quase 10 anos.
Projeto inovador pela busca de um sonho
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quase uma década depois da última participação em uma competição profissional, a Associação Atlética Portuguesa promete retornar aos gramados com uma nova “roupagem” que faz alusão ao seu passado vinculado ao futebol amador. Com a apresentação de Lucas Ferreira, representante da Voz da UEFA, a Portuguesa anunciou os novos membros da diretoria do clube.
Confira os nomes:
3º Suplente do Conselho Fiscal – César Henrique Batista
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2º Suplente do Conselho Fiscal – Yuri Soares Lopes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1º Suplente do Conselho Fiscal – Rodrigo Vicente Santana
3º Conselheiro Fiscal – Rodrigo de Souza da Silva
2º Conselheiro Fiscal – Marcelo José da Silva
1º Conselheiro Fiscal – Cleiton Ferreira de Menezes
2º Secretário – Emerson da Silva Santos
1º Secretário – Djama Maldonado Gomes
2º Tesoreiro – José Márcio Nunes da Silva
1º Tesoreiro – Júlio César da Silva
Vice-presidente – Guivane Dias da Silva
Presidente – Gilmar Ribeiro da Silva (Mazinho)
Após convocar os novos diretores para subir ao palco e se apresentarem ao público, Lucas Ferreira fez questão de afirmar: “Senhores aqui eu vos apresento a diretoria do clube que promete inovar não somente na Série B desse ano do futebol sul-mato-grossense. Podem esperar, porque a parceria firmada junto à União Esportiva de Futebol Amador promete muita agregação nos valores do nosso futebol profissional” ressalta Lucas.
Em seguida o apresentador passou a palavra para os novos embaixadores da Lusa de MS, Souza e Leandro Guerreiro. Leandro Guerreiro falou sobre a importância do projeto intermediado pelo porta voz, Márcio Boca do Projeto Criança Feliz que pretende reerguer a Portuguesa.
“Estou em Campo Grande há vários anos com os projetos sociais que a gente tem junto com o Márcio (Boca) e com as crianças. Eu espero que possa dar tudo certo, o mais importante é a inclusão desses atletas que vão virar a chave do amador para o profissional e que eles possam entender isso na cabeça deles que não é uma coisa fácil e a responsabilidade é muito grande. E que no final do campeonato possam ter sucesso e alcançar o maior objetivo que é o acesso.”, lembra Leandro Guerreiro.
Leandro Guerreiro completou falando sobre a importância da cidade e do estado abraçar a ideia e divulgar as ações da Lusa para somar forças no trabalho de ressurgimento do clube.
“Com certeza a gente vai falar da Portuguesa, eu tenho certeza que isso vai abrir várias portas para que as pessoas possam ter a oportunidade de acreditar e investir no projeto. Que a Portuguesa possa ter esse projeto social com as crianças, para que possa formar novos atletas no futuro e esses atletas possam dar um retorno grande para o clube. Que a gente possa levar o nome da Portuguesa por onde a gente passar com o maior orgulho”, afirma Leandro Guerreiro.
Quem também ressurgi para o atuar dentro das 4 linhas e integrar o elenco profissional da Portuguesa é Willamis de Souza Silva ou simplesmente Souza. O atual comentarista esportivo da Rede Bandeirantes que pendurou as chuteiras aos 42 anos após jogar o Campeonato Alagoano de 2020 pelo Murici, foi confirmado como o primeiro jogador que vai fazer parte do grupo de atletas que irá disputar a Série B do Estadual no segundo semestre. O meio-campista no auge dos seus 44 anos, promete trazer toda a sua experiência para agregar ao projeto, contribuindo dentro e fora dos campos em um trabalha de marketing juntamente com Leandro Guerreiro.
“O Marcio (Boca) me fez o convite e fiquei muito lisonjeado, espero que a minha imagem e a minha chegada possa trazer alguma coisa importante para a Portuguesa e a Portuguesa consiga atingir a suas metas como clube. Eu acho muito importante você não fugir das origens, ter a vontade de um amador e competir como profissional e essa junção ela é fundamental não só no futebol como em qualquer profissão na vida. E a gente espera que o clube possa formar cidadãos e o esporte é uma ferramenta muito importante para isso”, ressalta Souza.
Além de agregar valores sobre a importância do futebol amador, Souza orientou sobre a questão da valorização das categorias base que pode abrir um “leque” de oportunidades para os mais jovens que sonham em ser um atleta profissional.
“É muito importante você ir nas comunidades e garimpar nos campos. Eu vejo que Campo Grande tem muitos campos em periferia, eu sai de periferia e sei o quanto é importante garimpar e fazer o trabalho social para trazer jogadores das periferias, porque é ali que estão os diamantes e as joias brutas que precisam ser lapidadas”, lembra Souza.
Responsável por uma verdadeira transformação na expansão do futebol amador em todo o estado, o Presidente da União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul (UEFA – MS), Cleiton Ferreira falou como vai funcionar essa junção entre o futebol profissional e amador.
“O que me levou, inicialmente a aceitar a fazer parte da Associação Atlética Portuguesa foi justamente a implantação desse projeto que a gente iniciou que é a UEFA. Iremos fomentar e dar visibilidade ao trabalho que a gente vem desempenhando ao longo desses 6 anos dentro do terrão. É logico que é uma vertente bem diferente, mas iremos filtrar e trazer o máximo dessa essência do futebol amador, da organização da UEFA para dentro da Lusa – MS. O presidente Gilmar, vulgo Mazinho, já na primeira reunião propôs que tanto eu como o Júlio e toda a diretoria da UEFA a trabalhar dentro desse proposito que seria trazer como base jogadores do terrão. Iremos formar dentro das escolhinhas que temos por toda a Campo Grande, trabalhar em cima disso e dessas bases trazer atletas para estar disputando o profissional pela Portuguesa. E claro nesse primeiro instante que é a Série B, iremos fazer grandes seletivas para termos atletas do terrão disputando o profissional”, explica Cleiton.
Inovando com um novo conceito aplicado ao futebol profissional do estado, o Presidente da Associação Atlética Portuguesa, Gilmar Ribeiro, o Mazinho, falou sobre o projeto e espera contar com o apoio dos empresários para alavancar o sucesso da Lusa na busca pelo inédito acesso à Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense.
“Fizemos essa parceria justamente para valorizar as categorias de base do terrão. Vamos disputar um campeonato em Camapuã no qual o treinador vai observar essa base que joga o terrão, para ver quais vão ser aproveitados no profissional. Vamos estar fazendo uma mescla entre os jogadores que são profissionais com os jogadores que jogam a Liga Terrão. Vamos estar elaborando um projeto de como vai ser o funcionamento da Portuguesa para que os empresários acreditem no projeto e venham a estar nos ajudando. Porque o nosso interesse também é estar formando profissionais para o futebol com as crianças, desde o seu início até chegar ao profissional”, explica Mazinho.
A cerimônia de apresentação da diretoria da Portuguesa contou com a presença de autoridades municipais e estaduais como Gustavo Pereira representando o Governo do Estado, o diretor executivo da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP) Odair Serrano e o Vereador de Campo Grande Ademir Santana além de membros da imprensa.
Com assessoria do jornalista Hélder Rafael/Globo Esporte – MS.