Nessa terça-feira (15) o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, foi palco da Cerimônia de Abertura do 44º Jogos Abertos de Campo Grande. Uma das competições mais tradicionais do calendário esportivo da capital, promete ser uma das maiores já realizadas dos últimos anos. Segundo os organizadores, a atual edição conta 211 equipes participantes que inclui nove cidades do interior, com um total de 3300 inscritos nas disputas de 15 modalides.
Criado em 1977, os Jogos Abertos de Campo Grande foram idealizados pelo professor Marcílio de Souza juntamente com José Elias Mequimba, João Batista Mesquita e o Presidente, Roberto Mertil Harada. Em 2023, as disputas acontecem durante todo o mês de agosto e tem a intenção de promover competições esportivas em várias modalidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Jogos Abertos de Campo Grande, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) terão as disputas esportivas acontecendo em parques, praças e ginásios da cidade. Ao todo serão 15 modalidades, são elas: natação, judô, ciclismo, badminton, futsal, handebol, voleibol, basquetebol, basquetebol 3×3, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, atletismo, tênis de mesa e xadrez.
Em entrevista ao jornalista Claudio Severo, da Rádio Esporte MS, o Diretor-Presidente da Funesp, Odair Serrano, destacou as parcerias municipais para o fortalecimento do comercio das regiões envolvidas com o evento. “Fizemos várias parcerias e eu quero agradecer a todos os parceiros da Funesp e da Prefeitura para realização desse grande evento. Estamos em todas as regiões da cidade, proporcionando o esporte local, fazendo com que o comercio também seja fortalecido e isso é muito importante”, ressaltou Odair.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Odair Serrano também frisou a importância do Projeto Movimenta Campo Grande e do incentivo da Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes para a realização de grandes eventos esportivos no Município. “O Programa Movimenta Campo Grande tem várias ações, inclusive a realização de grandes campeonatos, como esse. Procuramos levar eventos de qualidade, que proporcionem entretenimento e fomentando o esporte em todas as suas áreas. Quero agradecer a nossa Prefeita Adriane Lopes que é uma grande parceira e incentivadora do esporte e tem nos incentivado e nos dado liberdade para atender aos bairros”, lembrou Odair.
Vale lembrar que ação visa ainda, fomentar o desporto e incentivar o surgimento de novos talentos desportivos e elevar o nível técnico das representações municipais. O evento é uma organização da Diretoria de Desenvolvimento Esporte e Lazer – DDEL, por meio da Gerência de Organização de Eventos (GOE) e além dos competidores da capital, vai contar com representantes de cidades de Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí, Rochedo e Chapadão do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O protocolo de abertura teve a participação de todas as equipes envolvidas nos jogos reunidas na quadra do Ginásio Guanandizão. Após a apresentação, coube ao Professor Vicente Fernando Demarco da Associação MS de Handebol, manter a tradição de conduzir a tocha e acender a Pira Olímpica, como um ato simbólico que declara oficialmente aberto os Jogos Abertos de Campo Grande.
Outro ponto importante da cerimônia foi a ação desenvolvida pela prefeitura municipal que solicitou a doação de alimentos não perecíveis para os atletas no momento da inscrição. A iniciativa foi um enorme sucesso, gerando uma arrecadação de mais de 3000 kg de alimentos que serão encaminhados para as famílias de vulnerabilidade social. Diante disso, os Jogos Abertos de Campo Grande têm como objetivo principal levar o congraçamento entre as entidades estudantis, militares, fundações, empresas, associações e clubes de Campo Grande e Mato Grosso do Sul.
Fonte e Informações históricas: Claudio Severo/Rádio Esporte MS e Portal da Prefeitura Municipal de Campo Grande.