Nessa semana o lateral direito Matheus Rios foi anunciado oficialmente como o mais novo membro da base do Sport Clube Beira-Mar Portugal. Com experiências internacionais realizadas no Safor e Unión Deportiva Portuários da Espanha, o atleta chega com uma boa bagagem para o futebol português com o desejo de jogar profissionalmente pela primeira vez em um clube da Europa.
De Campo Grande para o Mundo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascido em Campo Grande, Matheus Rios deu seus primeiros passos no futebol ainda criança, no sub-12 do Operário Futebol Clube. Após vestir a camisa operariana rodou por diversas equipes dentro e fora do estado em diferentes categorias. No ano passado, aceitou o convite para fazer parte de um projeto piloto da Monsoon F.C com sede em Porto Alegre e criado em parceria com o Monsoon VP International de Dubai nos Emirados Árabes, tendo em vista a possibilidade de engrenar na carreira. “Eu vi como uma porta aberta, mais uma oportunidade de vitrine para o futebol e também de ir pra fora (do país)”, disse Matheus em fevereiro de 2022.
Com poucas chances de demostrar seu potencial no clube-empresa, o campo-grandense chegou a retornar para sua “terra natal” com uma rápida passagem pelo Náutico Futebol Clube. Porém, o reencontro com a Cidade Morena não saiu como esperado e por questões extracampo, optou por rescindir o contrato e voltar para a capital gaúcha. A decisão acabou sendo acertada, pois tempos depois, o jogador receberia a proposta para jogar no Safor Club de Fútebol da Espanha. Com a abertura do mercado europeu, o lateral se destacou e mudou para a província de Gandia para defender o Unión Deportiva Portuários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jogador falou como foi a sua última experiência atuando em solo espanhol e quais foram as modificações nos padrões táticos de seu perfil que acabou aprendendo na prática. “No U.D. Portuários em Gandia foi bom. No início eu não estava na minha posição que é lateral direito, eu estava jogando de ponta, mas depois, eu já estava acostumado com a posição, fazendo gols também, então foi fera”, lembra Matheus.
Agora com 19 anos de idade, Matheus Rios planeja dar um “salto na carreira” e chega ao futebol português visando integrar o elenco principal do Aurinegro. O Empresário de Matheus Rios, Lucas do Vale explicou como foi feito o primeiro contato do Beira-Mar com o atleta sul-mato-grossense. “O Matheus é um atleta nascido no ano de 2003, isso quer dizer que ainda tem uma longa jornada pela frente. Esteve num primeiro momento (maio de 2023), em avaliação/ambientação nas instalações e com profissionais da estrutura aqui em Portugal, onde foram anotados todos os pontos positivos e negativos para desenvolvimento futuro. Através das parcerias e protocolos com clubes, apresentamos o perfil do Matheus e o clube demonstrou interesse, gostou do perfil do atleta e acredita que pode potencializa-lo e juntos colherem bons frutos” lembra Lucas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Lucas do Vale, Matheus Rios vem treinando com o grupo desde o dia 18 desse mês, mas somente nessa semana foi confirmada a sua chegada de maneira oficial. O empresário de Matheus, foi quem apresentou o atleta para a equipe técnica do Beira-Mar e esteve envolvido no processo de transferência. “Quem cuidada da parte técnica/campo, são os profissionais desta área. Claro que tive acesso ao material relacionado ao Matheus e tivemos várias reuniões a respeito. Mas penso que o que mais chamou a atenção foi o primeiro período onde ele mostrou determinação e assimilação ao que lhe foi apresentado. Pois nem todo atleta consegue absorver o tipo de jogo que é praticado na Europa. Tendo assim grande potencial de evolução”, ressalta Lucas.
Ele explicou ainda como funcionam as categorias de base por faixa etária no país que é bem distinta da regulamentada no Brasil. “Está no sub-23 (o Matheus), na Europa devido às competições iniciarem agosto/setembro e só acabarem em maio/junho do ano a seguir, os juniores é diferente do Brasil. Sendo assim é sub-19. Por tanto Matheus não enquadra nesta categoria” explicou Lucas.
O futuro está à “Beira-Mar”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Sport Clube Beira-Mar é um clube português com sede em Aveiro, cidade localizada na costa oeste de Portugal. A agremiação centenária, tem sua nomenclatura em alusão ao bairro aveirense com o mesmo nome e foi oficialmente fundada no réveillon de 1921 para 1922, na data de primeiro de janeiro. Atualmente o Beira-Mar disputa o Campeonato Português – Série B.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Matheus Rios falou como é o viver na chamada Veneza Portuguesa e se já deu tempo de sentir saudades do Brasil. “A cidade de Aveiro é boa, tranquila, é turística né? Então tem bastante gente de diferentes nacionalidades também, só o fuso (horário) que é meio complicado nas primeiras semanas. Tem pouco tempo, mas já dá pra sentir saudade de muita coisa, família, amigos, meu cachorro (risos). Mais até agora tá tranquilo, é complicado em data comemorativa, aí quebra um pouco o coração, tirando isso, tá tranquilo, na paz”, conta Matheus.
Praticamente adaptado com o estilo de vida europeu, Matheus Rios aguarda ansioso para ser relacionado para as próximas partidas e vive a expectativa de fazer a sua estreia pelo time. Em um curto prazo, a intenção é desenvolver um futebol de alta performace para ser lembrado pela equipe principal e futuramente poder alçar voos maiores. “É a segunda semana de treinos, então, estou conhecendo ainda o elenco, o mister também. Já entrosei com alguns brasileiros no time o que ajudou bastante para tirar aquela timidez. Teve um amistoso semana passada, mas não fui relacionado. Agora tem a estreia do campeonato e a lista é só o mister que faz, como só sai um dia antes do jogo e o jogo é domingo, então até lá é um mistério (risos). Pô tá grande (a ansiedade), não vejo a hora de ir pra um jogo, fazer a estreia e a expectativa é grande. Ganhar minutagem, se destacar pra subir pro time principal e se Deus abençoar um time maior”, finaliza Matheus.