Nesse domingo (22), às 10h no Estádio das Moreninhas, o Clube de Esportes União (C.E.U)/ABC estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B contra o Náutico Futebol Clube em partida válida pela segunda rodada da competição. Com o elenco “recheado” de jovens promessas e outros nomes já conhecidos do futebol de MS, o Tricolor Campo-Grandense busca retornar a Série A.
A base vem forte
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hexacampeão Estadual Sub-20, o União ABC é um clube referência nas categorias de base de MS. Através de um trabalho sério e consolidado a agremiação vem se destacando em revelar novos talentos e gerar oportunidades para garotos que desejam seguir uma carreira como atletas profissionais. Outro trabalho sólido que também visa colher os frutos “plantados em solo sul-mato-grossense” é o do Náutico Futebol Clube. Desde que retornou as atividades, em 2009, o Jacaré da Capital vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é “lapidar” suas joias. Com a mesma filosofia de planejamento a longo prazo, as duas equipes se enfrentam tendo em mente o mesmo objetivo, disputar a Primeira Divisão do Estado em 2024.
É por meio dos “pratas da casa” que o União ABC busca se reerguer após ter sido rebaixado na última temporada. O Presidente do União ABC, Fábio Manso, o Fabinho, revela quais são as mais novas promessas que compõem o plantel. “Nós montamos um elenco que é a base do sub-20 que é Pentacampeão seguido. Então nós temos uma base muito boa. Destaques para o goleiro Marcos, o Léo Chrispim (zagueiro) que jogou a Série A pela SERC esse ano, ele e o Formiga, volante e capitão. E eu trouxe duas crias nossas de Xerém que foram um dos primeiros meninos nossos que saíram para fora. Ficaram seis anos no Fluminense e agora estão buscando espaço no profissional, o Paulinho atacante de lado e o Riquelme meia/volante ambos com 21 anos”, lembra Fabinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para evitar repetir os erros de 2022, o técnico Toninho acredita que os reforços farão com que o time “dê liga” e tente beliscar uma vaga na elite. Após “folgar” na rodada de abertura, o treinador falou sobre a expectativa para a estreia no confronto do qual denominou ser um “derby local”. “A expectativa é a melhor possível, a gente vem trabalhado forte com foco nessa estreia. Recebemos os reforços de cinco atletas profissionais para auxiliar os meninos do sub-20 com o intuito de prepará-los para Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. A ideia é fazer uma boa participação na Série B, comer pelas beiradas e se deixarem, sonhar com a vaga do acesso”, afirma Toninho.
Vale lembra que a Série B é o chamado torneio de “tiro-curto” na primeira fase, disputado no formato todos contra todos em turno único, onde os 4 primeiros colocados avançam para as semifinais. Pensando nisso, o treinador Toninho ressalta o período de preparação do grupo de atletas para disputa da competição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Após o término do (Estadual) Sub-20 nós demos 18 dias de folga para os meninos, retornamos e a partir daí, fomos atrás de alguns reforços pontuais que a gente precisava. Trouxemos o Breno Mohamed que é cria nossa, o Everton Kanela e o Gil Guerreiro. E foram seis semanas, três dedicadas a pré-temporada para voltar a parte física e as últimas três estamos intensificando a parte técnica, tática para fazer uma boa estreia e eles conseguirem se entrosar, infelizmente não consegui fazer nenhum amistoso, mas treinamos forte, estamos preparados para estreia nesse derby de domingo que vai ser um grande jogo com certeza”, lembra Toninho.
Outros jogadores que chegam para dar suporte para a base e merecem ser mencionados são o zagueiro Rafael Salles, ex-Novo que estava atuando pelo Jacobina-BA e o meia Rodrigo Ost, ex Comercial. Revelado no União ABC, o goleiro Breno Mohamed é considerado um dos líderes do time e destaca o força do grupo. “Estamos com uma gurizada do sub-20 que vai para Copinha. Vamos para o jogo domingo com uma expectativa boa, a gente sabe que estreia é difícil, tem aquele friozinho na barriga que é normal. Mas o time é qualificado e a gente tem condições sim de conquistar o acesso e vamos trabalhar forte para isso”, finaliza Breno.