No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) por 2 a 0, com gols marcados por Duda e Letícia Torres e conquistou a 1ª Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base na categoria sub-20 feminino. Detentoras do ataque mais positivo com 21 gols marcados e tendo sofrido apenas seis, as operarianas fizeram uma campanha irretocável e invicta, totalizando quatro vitórias em quatro jogos.
A base vem forte
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse ano, o Operário Futebol Clube começou a “escrever” um novo capítulo em sua gloriosa história dentro do futsal feminino. O Galo que em pouco tempo já conquistou diversos títulos dentro das quadras, criou um projeto dedicado as categorias de base de futsal do clube, ao implantar a Escolinha do DEC/Operário. Atualmente o local reúne atividades voltadas para as categorias que vão desde o sub-12 até o sub-20 nos naipes masculino e feminino. Vale destacar o trabalho realizado junto com as meninas do Galo, que tem como foco dar suporte e fôlego para equipe profissional nos próximos anos.
Pouco antes da abertura do Centro de Treinamento do DEC/Operário, a jogadora e auxiliar técnica da equipe sub-20, Carol dos Santos falou como pretende contribuir no projeto das categorias de base de futsal feminino do DEC/Operário. “Agora vamos começar um projeto com a base, separar as meninas por categorias e começar os treinos, o projeto já começou com o pé direito. Estarei junto com a Mirella a frente do projeto de base, esperamos o apoio de todos, para que a gente consiga aos poucos preparar essas meninas para algo maior, competições nacionais e muito mais”, idealizou Carol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia de ter uma estrutura para trabalhar com as meninas mais novas da “creche” (apelido carinhoso dado para as mais novas do grupo operariano), era um desejo antigo da capitã, Mirella Simas. Em julho, antes mesmo da inauguração do CT (inaugurado no mês de aniversário de 85 anos do Operário) a atleta assumiu o desafio de se tornar treinadora do Alvinegro para a disputa do Estadual Sub-20. Mesmo com pouco tempo de preparação na montagem do time, o elenco respondeu a altura e conquistou o título de maneira invicta.
“Tem que ter paciência um pouquinho (com as atletas do sub-20 que vieram do Clube Atlético Santista) elas estão migrando agora do campo para o futsal, é totalmente diferente. Nós tivemos apenas uma semana de trabalho (para a disputa do Estadual Sub-20), nós começamos o projeto agora, do nada. Era um projeto que eu queria começar a muito tempo, mas falta um pouquinho de incentivo, mas era um sonho trabalhar com a base”, lembrou Mirella após a final do Campeonato Estadual de Futsal Sub-20.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o intuito de apostar na renovação, o projeto seguiu rendendo “frutos” e o DEC/Operário se consolidou como campeão do Campeonato Estadual de Futsal Feminino Sub-17, em outubro. Já no início desse mês, as operarianas simplesmente “desfilaram” com um verdadeiro show de seus talentos com a bola nos pés, que mais uma vez, mostraram toda a sua força ao bater o Atlético Santista por 5 a 2, e em seguida, atropelar os arquirrivais, Comercial e UCDB (por 8 a 2 e 6 a 2, respectivamente).
Na grande decisão, uma nova vitória diante das salesianas pelo placar por 2 a 0 pode-se dizer, que foi a “cereja do bolo” que assegurou mais um título de maneira invicta para o Galo. Com o resultado o DEC/Operário encerrou a temporada com três conquistas nas categorias de base do feminino, tudo isso em menos de seis meses de trabalho. A agremiação deve iniciar em breve o planejamento para as meninas do Galo visando a preparação para os torneios nacionais no sub-17 e sub-20 que o clube pretende disputar em 2024.