Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela edição 2023 da Copa Conesul de Velocross, realizada no domingo (03), em Itaquiraí (MS).
O piloto entrou na etapa liderando por 23 pontos sobre o 3º colocado João Ferreira “Pica Fio”. O vice-líder, Carlos Eduardo ainda se recuperava de lesão na perna, estando 13 pontos atrás de Manuel. Mesmo com a vantagem, a disputa não foi nada fácil para Tavares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O representante de Dourados encarou gate cheio e não se encontrou durante o final de semana. A equipe Zumm sofreu no final da temporada com problemas mecânicos nas duas motos, que Tavares compete, mais precisamente a YZ 2 tempos, na qual o piloto venceu em Tacuru no mês de agosto.
Em Paranhos, um 6º lugar acendeu o alerta e em Itaquiraí, Tavares teve estratégia conservadora e mesmo com mais problemas, fechou em 8º, assim, somando 10 pontos e com o 2º lugar de Pica Fio, garantiu o título com 11 pontos de vantagem sobre o rival.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tavares fez um balanço da temporada e falou sobre o título. “Sem dúvidas a Conesul foi o campeonato mais forte que eu já participei. Tive ótimas colocações no começo para o meio do campeonato, mas tive uma perda ao trocar de motos, ao sair de uma CRF 450r para uma Yz 250 2tempos, tive problemas mecânicos nas últimas três etapas finais“, contou.
“Eu me sinto muito feliz e orgulhoso de mim mesmo, por em menos de dois anos, ter vencido a principal categoria dos três campeonatos do Velocross sul-mato-grossense, em que participam pilotos do alto nível do esporte. Tendo acontecido algumas situações que me fizeram perder o foco por exemplo ( falhas mecânicas nas motocicletas, carga horária no serviço e falta de tempo para treinos), mas graças a deus nunca desisti dos meus objetivos, tendo apoio da minha equipe e amigos e familiares“, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Campeão na Conesul e com duas vitórias na Copa Sul-mato-grossense de Velocross, competição em que terminou na 3º colocação na principal categoria, Tavares lidera o Estadual Sul-mato-grossense por seis pontos sobre o vice-líder, Luan Oliveira – 150 x 144 pontos, lembrando que pontuam apenas os pilotos federados e quem optaram por marcar pontos na respectiva categoria.
Tavares contou sobre a expectativa para final. “Para a final do campeonato estadual eu me sinto muito confiante e com expectativas muito boas para vencer o campeonato. Só tenho agradecer primeiramente a Deus pelas vitórias e aos patrocinadores que me apoiam – Zumm Auto Peças, M2 Construções e Bruninho Motos”, contou.
A etapa final ocorre no domingo (10) com a VX1 ocorrendo ao final do programa. Tavares também larga na VX2.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por: Hélio Lima.