Com o novo regulamento para a temporada 2021, a fase final do campeonato Sul-Mato-Grossense será disputada no sistema de pontos corridos. Na briga, os 6 clubes que chegaram ao hexagonal final. Entre os postulantes ao título, a competição conta com a presença de três times da capital e mais três do interior.
Com o atual bicampeão fora do estadual, o interior chega com três agremiações, que nunca levantaram a taça. Por outro lado, Campo Grande tem como principal força as duas equipes mais vitoriosas do futebol de Mato Grosso do Sul, a dupla Comerário. Correndo por fora, o União ABC, que jamais conquistou o título, aposta na garotada para surpreender os favoritos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a definição da primeira fase, podemos analisar cada equipe classificada, seus pontos fortes e fracos. Qual será a equipe que merece a glória eterna?
Aquidauanense Futebol Clube
Com 2 vice-campeonatos seguidos, em 2019 e 2020, além de outro em 2011, o Azulão tenta finalmente levantar a tão sonhada taça. Após eliminar o seu algoz dos 2 últimos anos, o Águia Negra, a equipe de Aquidauana chega forte para o hexagonal final. Mantendo a base do elenco das 2 últimas temporadas o clube tem se destacado nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ponto Forte: Além de manter a base da equipe que vem disputando competições estaduais e nacionais nas últimas duas temporadas, o Azulão aposta na sua força de jogar em casa, para ficar com o título. Com 100% de aproveitamento atuando no estádio Noroeste, o clube de Aquidauana, espera manter o rendimento nesta fase final. Difícil de ser batido, o time teve a segunda melhor defesa até agora.
Ponto Franco: Atuar longe de casa tem sido um dos pontos fracos do Aquidauanense nesta temporada. Se em casa o time está invicto até agora, como visitante o Azulão venceu apenas a pior equipe do campeonato. Além da vitória contra o Novo, fora de casa foram 2 derrotas e 1 empate.
Comercial Esporte Clube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo maior vencedor do Mato Grosso do Sul, com 9 conquistas, o Colorado tenta sair da fila. O clube levantou a taça pela última vez em 2015. Para tentar acabar com o incômodo jejum, o Lobo-Guará contratou novos reforços, alguns com identidade com o clube. Nos últimos dois anos, o Comercial caiu na fase semifinal para o Aquidauanense.
Ponto Forte: Nesta temporada, o Colorado tem sido aquele visitante “indigesto”. Atuando fora de casa, o Colorado está invicto, foram 2 vitórias e 2 empates até aqui. Ao todo foram 12 pontos conquistados na primeira fase. O Lobo conta com o homem gol, Itamar. Artilheiro do estadual, Itagol fez 7 dos 11 gols marcados no campeonato.
Ponto Franco: Apesar de contar com o artilheiro do Sul-Mato-Grossense. O Comercial tem o terceiro pior ataque do estadual até aqui, ficando à frente apenas das 2 equipes que foram rebaixadas, Três Lagoas e Novo. Se fora de casa o Colorado está invicto, atuando no Morenão, o clube conseguiu apenas metade até aqui. Em cinco partidas disputas no estádio foram apenas 2 vitórias, 1 delas com mando do adversário, 1 empate e 2 derrotas.
Costa Rica Esporte Clube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser reconhecido como um tradicional clube do futebol Sul-Mato-Grossense, o Costa Rica tem apenas 16 anos de existência. O Crec tem a sina de terminar muito bem a primeira fase, sempre entre os melhores, mas de ser eliminado no mata-mata, um trauma que não vai ser repetir este ano, já que a fase final é com pontos corridos. Nesta temporada o clube investiu nas categorias de base e num elenco forte para tentar alcançar o título inédito. Sua melhor campanha no estadual da Série A foi um terceiro lugar em 2008.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ponto Forte: Com um elenco muito forte que mescla juventude e maturidade, o Costa Rica alcançou a melhor campanha da primeira fase. Dos 24 pontos que estavam em disputa o Crec conseguiu conquistar 20, sendo o único invicto do campeonato até aqui. Foram 6 vitórias e 2 empates em 8 jogos além de sofrer apenas 2 gols, tendo a melhor defesa da competição.
Ponto Fraco: Com a mudança no regulamento, o Costa Rica se livrou do fantasma do mata-mata. Porém, chegou a hora do clube provar se realmente tem o melhor elenco. Este é o momento de mostrar que tudo que foi conquistado até aqui, não será lembrado como mais uma campanha decepcionante para o torcedor.
Dourados Atlético Clube
Criado no ano passado, o Dourados é o caçula e sensação da edição 2021. Atual campeão da Série B, o time douradense tem a segunda melhor campanha do estadual, terminando na liderança da chamada “chave da morte”. A agremiação tenta realizar uma façanha, conquistar o caneco logo em sua primeira participação na elite do Estadual.
Ponto Forte: O clube acabou de ser criado, mas já demonstra ser uma das forças do interior do estado, para esta e para as próximas edições da competição. Mesclando atletas jovens e experientes, o Dourados alcançou 16 pontos e a liderança do grupo A, com 6 vitórias e 2 derrotas. O clube concluiu a primeira fase com o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa. Em casa o elenco é muito forte e até agora obteve 100% de aproveitamento em seus domínios. O bom desempenho no setor de ataque se deve muito ao atacante Adriano Luiz, autor de 5 dos 17 gols marcados pelo elenco até agora.
Ponto Fraco: Talvez a falta de experiência na Séria A pode ser o principal ponto fraco da equipe. Longe do Douradão os jogadores não têm o mesmo desempenho apresentado em casa. Como visitante foram 2 vitórias e 2 derrotas.
Operário Futebol clube
O Operário é o maior campeão Sul-Mato-Grossense com 11 canecos e detentor da última conquista da capital, isso em 2018. O Galo começou mal na competição, com 2 derrotas seguidas. O clube se reforçou e aos poucos conseguiu arrumar o setor defensivo, que sofreu 11 gols até aqui.
Ponto forte: Existe um ditado que diz “a melhor defesa é o ataque”. É seguindo essa teoria, que o melhor ataque da competição com 19 gols marcados, vai em busca do 12º título. Para estufar as redes dos oponentes, o Alvinegro conta com Obina. O centroavante é o principal artilheiro do Galo com 4 gols marcados. Outro ponto de destaque é o fator Morenão. Atuando no estádio o clube alcançou os 12 pontos que garantiram a classificação na primeira fase. Foram 4 vitórias e apenas 1 derrota jogando em casa.
Ponto Fraco: O Operário ainda não conseguiu somar pontos longe de Campo Grande. O Galo ainda não encontrou o caminho pra vencer fora de casa.
União ABC
Com 23 anos de existência, o União ABC tenta um feito inédito. O Tricolor quer superar sua melhor campanha no estadual, quando foi vice-campeão em 1999. Último classificado, o clube corre por fora na disputa do hexagonal final.
Ponto Forte: O equilíbrio talvez seja o principal fator da equipe, foram 12 gols marcados e 11 sofridos. A agremiação tem como filosofia de jogo, revelar novos talentos para o futebol do Mato Grosso do Sul. O clube também aposta no experiente Agnaldo como um dos destaques dentro de campo. O atacante é o artilheiro do clube nesta temporada com 4 gols marcados.
Ponto Franco: Se a juventude tem fôlego para correr os 90 minutos. A falta de maturidade pode ser um ponto crucial em momentos decisivos, como nesta segunda fase. Com a pior campanha entre os classificados, o ABC já atingiu o principal objetivo, permanecer na primeira divisão. Mas o elenco mostrou instabilidade na reta final. Sofreu para vencer o rebaixado Três Lagoas e perdeu a partida contra a eliminada Serc. Finalizando assim a primeira fase com 3 vitórias 2 empates e 3 derrotas nos 8 confrontos que disputou.