23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 20 maio, 2024

A dupla Comerário ainda começava no futebol profissional, quando chegava ao fim a era de Pelé no Santos

Na década de 70, durante os anos dourados do futebol campo-grandense, Pelé esteve na capital morena e recebeu o título de cidadão honorário de Campo Grande. O Rei do Futebol só não contava com a vitória da equipe local no Campeonato Brasileiro de 1973

Nessa semana o mundo se despediu do maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu na última quinta-feira (29) aos 82 anos no Hospital Albert Einstein em São Paulo, onde estava internado desde agosto desse ano, após ser diagnosticado com um câncer de cólon. O ex-jogador acabou falecendo em decorrência da progressão da doença, por falência múltiplas dos órgãos. O último técnico do Rei Pelé em uma partida de futebol, Paulo Roberto Falcão, tem uma frase marcante que diz que “o jogador de futebol morre duas vezes, a primeira é quando para de jogar”. O ex-treinador e atleta que ficou conhecido como o “Rei de Roma”, comandou a beira do gramado, a última vez que Pelé entrou em campo, em uma partida amistosa, que celebrou os 50 anos de idade do Rei Pelé, 14 anos após a sua despedida oficial, em 1º de outubro de 1977.

Na última despedida dentro de campo, a majestade real vestiu a camisa do Brasil e atuou por 42 minutos no jogo contra a seleção de craques do “Resto do Mundo”. Pelé deixaria o gramado do estádio Giuseppe Meazza, o San Siro, em Milão, na Itália aplaudido de pé por todos os torcedores presentes. Neto não somente teria a honra de entrar no lugar do maior camisa 10 da história, como marcou o gol de honra na derrota da Seleção Brasileira por 2 a 1. Se segundo Falcão disse que o jogador “morre” quando pendura as chuteiras, Pelé, que atuou apenas por 2 clubes, teve inúmeras despedidas, sendo a última delas no New York Cosmos nos Estados Unidos.

Pelé comemorando o gol com a consagrada camisa 10 da Seleção Brasileira. Foto: Divulgação/CBF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Comercial enfrentou o Santos de Pelé nos anos 60

Edson Arantes do Nascimento, ainda era um bebê de apenas 2 anos, quando no município de Campo Grande (que ainda pertencia ao Mato Grosso) era fundado o Esporte Clube Comercial, na data de em 15 de março de 1943, por comerciantes e estudantes do Colégio Dom Bosco juntamente com o esportista Etheócles Ferreira. Nos primórdios de sua existência, o Colorado já figurava entre os principais times do futebol amador da cidade e em 1965 conquistaria o sétimo título da Liga Campo-Grandense de Futebol (1948, 1951, 1956, 1957, 1959, 1964, 1965).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em maio daquele ano, o Comercial fez um amistoso de luxo contra o Santos com a presença ilustre de Pelé. O camisa 10 do Alvinegro Praiano, já era um jogador consagrado, Bicampeão da Libertadores e do Mundial com o Santos (1962 e 1963) e Bicampeão da Copa do Mundo com o Brasil (1958 e 1962), além de uma vasta galeria de títulos conquistados como o Campeonato Paulista (em 1958, 60, 61, 62, 64, 65), o Torneio Rio-São Paulo (em 1959, 63, 64) e a Taça Brasil (1961, 62, 63, 64 e 65) durante aquele período. Mesmo se tratando de um jogo amistoso, o Peixe não tomou conhecimento do Lobo Guará e com um espetáculo de sua majestade real goleou o oponente por 4 a 1 com 3 gols de Pelé, em partida realizada no saudoso estádio, que hoje é uma praça esportiva, Belmar Fidalgo no centro da cidade.

Revanche em 1973 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No final de 1972, o Comercial se profissionalizou para participar da Seletiva do Campeonato Brasileiro. Logo na primeira participação como equipe profissional, o Comercial venceu o torneio enfrentando oponentes de todo o estado e se tornou o primeiro clube do Mato Grosso a jogar na elite do Brasileirão. Os comercialinos tinham acabado de se profissionalizar e já passaram a integrar o grupo principal do futebol nacional, que naquele tempo, foi disputado entre 40 equipes, sem divisão de séries como acontece atualmente.

Há 48 anos, o Comercial venceu o Santos de Pelé no estádio Morenão
Time do Comercial de 1973 venceu o Santos de Pelé. Foto: Divulgação.

A data de 12 de setembro de 1973 ficaria marcada na história do Comercial, o caçula da série A do Campeonato Brasileiro, surpreenderia até a própria imprensa local, com um triunfo sobre o Santos Pelé, no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, pelo placar mínimo, com gol de Gil, feito que é lembrado até hoje pelos comercialinos. Antes da bola rolar, o Rei do Futebol foi homenageado e recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão honorário de Campo Grande.

Jornal Correio do Estado, destaca a vitória comercialiana sobre o Santos de Pelé. Foto: Divulgação/Correiro do Estado.

Operário participa do Campeonato Brasileiro de 74

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes mesmo do nascimento do Rei Pelé, em 21 de agosto de 1938, foi fundado o Operário Futebol Clube. Já no período profissional, em 1973, o Galo da Bandeirantes conquistou o seu primeiro torneio internacional, a Taça Seleção União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No ano seguinte, o Operário estreou no Brasileirão e surpreendeu na competição chegando na segunda fase. Os alvinegros terminariam a fase de grupos na sétima posição, na frente de gigantes do futebol nacional como Corinthians e Palmeiras.

Time do Operário Campeão da Copa URSS em 1973. Foto Divulgação OFC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 5 de junho, o Operário enfrentaria o Santos no estádio Morenão na busca pela classificação da chave B que era composta por 20 equipes. Os santistas brigavam pelas primeiras colocações e vinham de um empate contra o São Paulo em um confronto que valia a liderança do grupo. O clássico Sansão, disputado no estádio do Morumbi, terminou empatado em 1 a 1 e Pelé retornou à campo, após um mês fora dos gramados por conta de uma lesão no tornozelo.

Se o Rei precisou jogar o clássico no “sacrifício”, não teve as mesmas condições de jogo para enfrentar o Operário na partida válida pela vigésima primeira rodada da competição nacional. O reencontro de Pelé com o maior estádio universitário do Brasil jamais aconteceu, porque aquela seria a sua última temporada jogando no futebol brasileiro. Sem a presença do Rei, os operarianos fizeram o “dever de casa” e venceram o Alvinegro Praiano pelo placar mínimo com gol de Toninho. O Galo da Capital finalizou a disputa no 17º lugar e conquistou o Campeonato Mato-Grossense pela primeira vez na história no mesmo ano.

Por outro lado chegava ao fim a era de Pelé no Santos e a Vila Belmiro foi o palco escolhido para a despedida do maior de todos os tempos que eternizou a camisa 10 santista. Em 02 de outubro de 1974 o Santos venceu a Ponte Preta por 2 a 0, Pelé não marcou naquele jogo, mas deixou um legado de 18 anos atuando pela agremiação. O Rei foi 11 vezes artilheiro do Campeonato Paulista (9 delas seguidas) e conquistou impressionantes 45 títulos pelo Peixe. Foram 1.116 partidas e 1.091 gols, o mais importante deles aconteceu no estádio do Maracanã, quando marcou o inesquecível milésimo gol da carreira contra o Vasco em 19 de novembro de 1969. 

Pelé ergue os braços na sua despedida com a camisa do Santos contra a Ponte Preta. Foto: Divulgação/Santos Futebol Clube.

1977 – O auge do futebol campo-grandense e o fim de uma era

Em 1977 o Operário Futebol Clube realizou uma façanha no futebol nacional, quando terminou na terceira posição do Campeonato Brasileiro. Os saudosistas do futebol recordam daquela que foi uma das melhores campanhas de um time do Centro-Oeste do Brasil na série A. O torcedor operariano jamais esqueceu aquele elenco que ficou conhecido por sua torcida como o Esquadrão Operariano formado por Manga, Paulinho, Biluca, Silveira, Édson, Escurinho, Tadeu, Marinho, Roberto César e Everaldo. No mesmo ano, o Galo da Bandeirantes levantou o título de campeão Mato-Grossense pela terceira vez (1974, 1976 e 1977).

Torcida Esquadrão celebra os 83 anos do Operário
O Esquadrão Operáriano de 1977 foi 3º lugar no Brasileirão da Série A. Foto: Divulgação do Operário.

Quando Campo Grande levou o estado de Mato Grosso ao topo do futebol brasileiro, chegava ao fim o reinado de Pelé. Foram seis anos que separaram a primeira (com o Brasil) da última despedida de Pelé (com o Cosmos) dos campos, todas com um simbolismo diferente para o jogador.

Em 1971, Pelé o único jogador tricampeão mundial por uma seleção, se despediu precocemente da Seleção Brasileira aos 31 anos em 2 jogos marcantes. No primeiro compromisso em 11 de julho no estádio do Morumbi, 110 mil pessoas presenciaram o último gol do genial e mais completo meia com a camisa “amarelinha” contra a Áustria, em partida que terminou empatada em 1 a 1. A segunda despedida da seleção, foi no estádio do Maracanã contra Iugoslávia que segundo os registros do Jornal O Globo recebeu um público de quase 140 mil pessoas.

Dentre tantas despedidas, a verdadeira e derradeira “morte” de Pelé dentro de campo, segundo a frase aqui citada, foi no New York Cosmos. O Rei do Futebol levou o esporte mais popular do mundo para a terra do tio San e realizou o “sonho americano” para cidadãos norte-americanos que tiveram o privilégio de acompanhar de perto os últimos passos da maior estrela do futebol mundial.

Pelé jogando pelo New York Cosmos. Foto: Divulgação/Instagram Pelé Oficial.

Em números oficiais Pelé marcou 37 gols, deu 30 assistências com a camisa do Cosmos e levou o time nova-iorquino ao título de Campeão da Liga Norte Americana de Futebol (NASL). Contudo no duelo decisivo, o Rei não deixou sua marca e para fechar com chave de ouro a sua carreira brilhante, tratou de marcar um amistoso de despedida contra o Santos em 1º de outubro de 1977. O Rei do Futebol marcou um gol digno de uma despedida triunfal, em cobrança de falta e garantiu a vitória do Cosmos por 2 a 1 sobre o clube que lhe revelou para o mundo.

Último ato de um Rei

Edson Arantes do Nascimento, morreu aos 82 anos vítima de câncer de cólon. Percebendo a gravidade de seu estado de saúde, o Rei fez o seu último pedido em vida e solicitou aos familiares que seu corpo só fosse sepultado após a posse do Presidente da República eleito em 2022, Luís Inácio Lula da Silva. A família anunciou que atenderá ao pedido e o corpo de Pelé seguirá em São Paulo até segunda (2), quando será deslocado até cidade de Santos. No litoral paulista, haverá um velório aberto ao público no estádio Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro, onde Pelé jogou na maior parte de sua carreira, a partir das 10 da manhã. O caixão ficará no centro do gramado por 24 horas e em seguida o funeral seguirá até o Memorial Necrópole Ecumênica onde o corpo será enterrado. Morre o corpo físico, mas a lenda ficará eternamente viva nas mentes dos amantes do esporte.

Dupla Comerário homenageia Pelé

Os 2 maiores campeões sul-mato-grossenses prestaram homenagens ao ‘Atleta do Século 20’, título concedido à Pelé em 1980 por jornalistas do jornal francês L´Equipe. Nas redes sociais o Operário Futebol Clube lamentou a morte do maior jogador da história.

“Hoje perdemos a maior lenda do esporte que tanto amamos!”, lamentou o Alvinegro em sua página oficial no Instagram.

Simplesmente Pelé, homenagem do Operário. Foto: Divulgação Instagram OFC

O Esporte Clube Comercial também fez questão de prestar uma singela homenagem ao Rei do Futebol.

“Edson Arantes do Nascimento, aos 82 anos, se despediu dos amantes do futebol, mas Pelé, sempre estará vivo enquanto houver futebol. O E.C Comercial presta reverências ao Rei. Nossas condolências aos familiares, amigos e a todo o mundo do futebol, que perde vossa majestade!”, declarou o Colorado em sua página oficial.

Pelé Imortal homenagem do Comercial ao Rei do Futebol. Foto: Divulgação/ Instagram ECC.

Com informações: Acervo Santista, Correio do Estado, CNN Brasil, Lance! e Goal.

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...