Na tarde desse domingo (23), terminou à 43ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense, com muita emoção até os minutos finais. O estadual deste ano, escreveu o nome do Costa Rica na galeria dos grandes campeões do estado. Enquanto o Dourados garantiu o vice-campeonato logo na sua primeira participação da competição.
Por capricho do destino, o amarelo o azul e o branco são as cores do campeão Costa Rica e do vice-campeão deste estadual, o Dourados.
Título inédito
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de 16 anos de fundação e a maior parte deles disputando a primeira divisão o Costa Rica Esporte Clube finalmente soltou o grito de campeão. O Crec fez a melhor campanha do estadual com números que explicam o merecimento da conquista.
Foram 14 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. Um desempenho espetacular que contou com investimento forte de patrocinadores, do estado e do município. O investimento gerou resultados que jamais serão esquecidos pelo torcedor costariquense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Cobra do Norte terminou a temporada com o equilíbrio de um grupo muito bem entrosado sob o comando de Ito Roque. Contando com o artilheiro do estadual Joãozinho marcando 15 gols, um dos dois melhores ataques com 35 gols e a defesa menos vazada sofrendo apenas 6 gols.
O Costa Rica passou por cima de todos os adversários em casa. Atuando no estádio Laertão, foram 9 vitórias e apenas 1 empate. Invicto, o elenco mostrou como fazer o dever de casa, escrevendo o nome na história, com um título inédito e muito merecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As cores da Inovação do futebol do Mato Grosso do Sul
O Dourados surgiu no fim do ano passado e na sua estreia na elite já marcou seu nome no futebol sul-mato-grossense. O Dac foi campeão da série B de 2020 em fevereiro. Já na elite do estadual foi líder do chamado grupo da morte e teve a segunda melhor campanha da primeira fase.
No hexagonal um desentendimento da diretoria com o treinador Robson Mattos, e com resultados ruins no começo do hexagonal, o clube demitiu o técnico. Sob o comando de Virgílio Netto, o elenco voltou a produzir um bom futebol e após muita luta e mudança de postura veio o resultado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time douradense conseguiu alcançar um segundo lugar de forma heroica. Com uma vitória conquistada nos últimos minutos contra o Operário. Um prêmio para uma equipe de guerreiros que foi valente e lutou até o fim para garantir o vice-campeonato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decepções
Podemos dizer que Águia Negra e o Aquidauanense foram as maiores decepções do campeonato deste ano. Os dois clubes que chegaram nas finais dos dois últimos anos na renderam o esperado e ficaram devendo em 2021.
O Rubro Negro de Rio Brilhante que no ano passado se tornou o maior vencedor do interior do estado com 4 conquistas, ficou apenas em sétimo lugar na disputa deste ano. Foi a pior campanha do time desde 2016, quando ficou na mesma posição, com a diferença de que havia 12 participantes ao invés de 10. Foram apenas 3 vitórias 2 empates e 3 derrotas em 8 partidas e uma eliminação precoce ainda na primeira fase.
Depois de vencer o atual campeão e algoz da duas últimas finais na rodada decisiva da fase de grupos, o Aquidauanense chegou com moral para o hexagonal final. Vice-campeão por dois anos consecutivos, parecia que o Azulão seria campeão, mas os problemas internos e extra campo atrapalharam na hora das decisões. As 3 derrotas nas primeiras 3 rodadas foram cruciais para que a equipe de Aquidauana saísse da briga pelo título e mais uma vez ficasse pelo caminho.
A recuperação na fase final aconteceu muito tarde, mesmo assim, a 4 ª posição na tabela não foi tão ruim, mas abaixo do que se esperava. No total foram 8 vitórias, 2 empates e 8 derrotas em 18 confrontos.
Grandes ficam para atrás
A dupla comerário se classificou para o hexagonal com desempenhos medianos, o Comercial foi o 2º do grupo B e o Operário 3º do grupo A. Os dois rivais chegaram a brigar ponto a ponto pela liderança nas primeiras rodadas do hexagonal, mas no fim desapontaram suas torcidas mais uma vez.
O Colorado chegou a ser o melhor visitante até enfrentar o Costa Rica, valendo a liderança provisória, e conhecer a primeira derrota longe de Campo Grande. Com elenco limitado e a perda de peças chaves devido a sequência de jogos, o Lobo Guará despencou na tabela e terminou apenas a frente do ABC, na 5ª posição.
O Operário só se classificou na última rodada graças a derrota do Águia Negra. O Galo da Capital, desperdiçou muitas chances ao longo da reta final perdendo pontos preciosos e acabou sendo castigado nos últimos minutos perdendo o vice-campeonato de forma melancólica.
+ Leia também: Campeão com louvor: Costa Rica mantém bom futebol, vence e levanta a taça do estadual
+ Em jogo épico, Dourados vence o Operário nos acréscimos e conquista vice-campeonato
+ Confira a lista dos campeões do Campeonato Sul-Mato-Grossense entre 1979 a 2021