O ano de 2022 promete ser de mudanças nas competições nacionais para o futebol feminino. Na última semana, a CBF anunciou a criação da série A-3 da categoria. A ideia é promover um calendário fixo para a terceira divisão, assim como já acontece na série A-1 e A-2.
Atualmente o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino possuí 52 clubes divididos em duas séries e apenas 16 atuam na elite no formato de pontos corridos. Enquanto os outros 36 lutam por uma vaga na primeira divisão, com uma primeira fase composta por 6 grupos, com 6 integrantes cada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No modelo atual, Mato Grosso do Sul tem a Serc como seu único representante. No entanto, com a alteração no formato, a depender do desempenho da equipe de Chapadão do Sul, o estado poderia ter mais uma vaga entre as três principais divisões nacionais.
Segundo o site oficial da Confederação Brasileira de Futebol, o Campeonato Brasileiro Feminino A-3, contará com um novo critério para a classificação. A ideia é um formato mais democrático, que contará com representantes de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta forma, serão os 27 campeões estaduais, somados aos 4 clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e 1 clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022. Com isso, teríamos 32 equipes para disputa da terceirona que somado aos outros 32 das séries A-1 e A-2, totalizariam 64 times no total.
Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF declarou a importância da nova divisão. “Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhem as mudanças para 2022
Campeonato Brasileiro Feminino A-1
16 Clubes Participantes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(12) remanescentes do Brasileiro Feminino A-1 2021
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-2 2021;
Formato: Pontos corridos em turno único, onde todos os clubes se enfrentam. Avançam para a 2ª fase os 8 melhores colocados, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.
Campeonato Brasileiro Feminino A-2
16 Clubes Participantes
– (12) clubes classificados para as oitavas de final do Brasileiro Feminino A-2 2021;
– (4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-1 2020;
Formato: 4 grupos de 4 clubes, jogam entre si em dois turnos. Avançam para a 2ª Fase os 8 melhores colocados (2 primeiros de cada grupo), que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.
Campeonato Brasileiro Feminino A-3
32 Clubes Participantes
– (27) campeões estaduais na modalidade em 2020/21;
– (4) clubes oriundos do Ranking Nacional de Clubes 2022 (Masculino);
– (1) clubes oriundo do Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022;
Formato: Primeira fase com jogos de ida e volta, caso no primeiro duelo a equipe não perca de 3 a 0. Avançam para a 2ª Fase as 16 equipes vitoriosas no duelo, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.
+ Leita também: Juventude AG enfrenta Marreco Futsal nesta terça em Francisco Beltrão
+ Amarelo, Azul e Branco as cores que marcaram o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2021
+ Campeão com louvor: Costa Rica mantém bom futebol, vence e levanta a taça do estadual