12.2 C
Campo Grande
terça-feira, 9 agosto, 2022

Capital x Interior: Quem leva a melhor na disputa pelo título do Estadual 2021?

Campo Grande chega à fase final com a dupla Comerário e o União ABC. O interior do estado será representado por Aquidauanense, Costa Rica e Dourados.

Com o novo regulamento para a temporada 2021, a fase final do campeonato Sul-Mato-Grossense será disputada no sistema de pontos corridos. Na briga, os 6 clubes que chegaram ao hexagonal final. Entre os postulantes ao título, a competição conta com a presença de três times da capital e mais três do interior.

Com o atual bicampeão fora do estadual, o interior chega com três agremiações, que nunca levantaram a taça. Por outro lado, Campo Grande tem como principal força as duas equipes mais vitoriosas do futebol de Mato Grosso do Sul, a dupla Comerário. Correndo por fora, o União ABC, que jamais conquistou o título, aposta na garotada para surpreender os favoritos.

Com a definição da primeira fase, podemos analisar cada equipe classificada, seus pontos fortes e fracos. Qual será a equipe que merece a glória eterna?

Aquidauanense Futebol Clube

Com 2 vice-campeonatos seguidos, em 2019 e 2020, além de outro em 2011, o Azulão tenta finalmente levantar a tão sonhada taça. Após eliminar o seu algoz dos 2 últimos anos, o Águia Negra, a equipe de Aquidauana chega forte para o hexagonal final. Mantendo a base do elenco das 2 últimas temporadas o clube tem se destacado nos últimos anos.

Ponto Forte: Além de manter a base da equipe que vem disputando competições estaduais e nacionais nas últimas duas temporadas, o Azulão aposta na sua força de jogar em casa, para ficar com o título. Com 100% de aproveitamento atuando no estádio Noroeste, o clube de Aquidauana, espera manter o rendimento nesta fase final. Difícil de ser batido, o time teve a segunda melhor defesa até agora.

Ponto Franco: Atuar longe de casa tem sido um dos pontos fracos do Aquidauanense nesta temporada. Se em casa o time está invicto até agora, como visitante o Azulão venceu apenas a pior equipe do campeonato. Além da vitória contra o Novo, fora de casa foram 2 derrotas e 1 empate.

Aquidauanense
Aquidauanense vence o Operário e se Classifica pra fase final do estadual. Foto: JD Dervalho

Comercial Esporte Clube

Segundo maior vencedor do Mato Grosso do Sul, com 9 conquistas, o Colorado tenta sair da fila. O clube levantou a taça pela última vez em 2015. Para tentar acabar com o incômodo jejum, o Lobo-Guará contratou novos reforços, alguns com identidade com o clube. Nos últimos dois anos, o Comercial caiu na fase semifinal para o Aquidauanense.

Ponto Forte: Nesta temporada, o Colorado tem sido aquele visitante “indigesto”. Atuando fora de casa, o Colorado está invicto, foram 2 vitórias e 2 empates até aqui. Ao todo foram 12 pontos conquistados na primeira fase. O Lobo conta com o homem gol, Itamar. Artilheiro do estadual, Itagol fez 7 dos 11 gols marcados no campeonato.

Ponto Franco: Apesar de contar com o artilheiro do Sul-Mato-Grossense. O Comercial tem o terceiro pior ataque do estadual até aqui, ficando à frente apenas das 2 equipes que foram rebaixadas, Três Lagoas e Novo. Se fora de casa o Colorado está invicto, atuando no Morenão, o clube conseguiu apenas metade até aqui. Em cinco partidas disputas no estádio foram apenas 2 vitórias, 1 delas com mando do adversário, 1 empate e 2 derrotas.

Biel do Comercial
Atacante Biel fez o gol que garantiu a classificação do Comercial pra fase final do estadual. foto: arquivo redes sociais @biielvitor_

Costa Rica Esporte Clube

Apesar de ser reconhecido como um tradicional clube do futebol Sul-Mato-Grossense, o Costa Rica tem apenas 16 anos de existência. O Crec tem a sina de terminar muito bem a primeira fase, sempre entre os melhores, mas de ser eliminado no mata-mata, um trauma que não vai ser repetir este ano, já que a fase final é com pontos corridos. Nesta temporada o clube investiu nas categorias de base e num elenco forte para tentar alcançar o título inédito. Sua melhor campanha no estadual da Série A foi um terceiro lugar em 2008.

Ponto Forte: Com um elenco muito forte que mescla juventude e maturidade, o Costa Rica alcançou a melhor campanha da primeira fase. Dos 24 pontos que estavam em disputa o Crec conseguiu conquistar 20, sendo o único invicto do campeonato até aqui. Foram 6 vitórias e 2 empates em 8 jogos além de sofrer apenas 2 gols, tendo a melhor defesa da competição.

Ponto Fraco: Com a mudança no regulamento, o Costa Rica se livrou do fantasma do mata-mata. Porém, chegou a hora do clube provar se realmente tem o melhor elenco. Este é o momento de mostrar que tudo que foi conquistado até aqui, não será lembrado como mais uma campanha decepcionante para o torcedor.

Costa Rica MS
Costa Rica vence a Ser por 3 a 0, no Laertão. Foto: Rogério Paes/Assessoria CREC

Dourados Atlético Clube

Criado no ano passado, o Dourados é o caçula e sensação da edição 2021. Atual campeão da Série B, o time douradense tem a segunda melhor campanha do estadual, terminando na liderança da chamada “chave da morte”. A agremiação tenta realizar uma façanha, conquistar o caneco logo em sua primeira participação na elite do Estadual.

Ponto Forte: O clube acabou de ser criado, mas já demonstra ser uma das forças do interior do estado, para esta e para as próximas edições da competição. Mesclando atletas jovens e experientes, o Dourados alcançou 16 pontos e a liderança do grupo A, com 6 vitórias e 2 derrotas. O clube concluiu a primeira fase com o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa. Em casa o elenco é muito forte e até agora obteve 100% de aproveitamento em seus domínios. O bom desempenho no setor de ataque se deve muito ao atacante Adriano Luiz, autor de 5 dos 17 gols marcados pelo elenco até agora.

Ponto Fraco: Talvez a falta de experiência na Séria A pode ser o principal ponto fraco da equipe. Longe do Douradão os jogadores não têm o mesmo desempenho apresentado em casa. Como visitante foram 2 vitórias e 2 derrotas.

Operário Futebol clube

O Operário é o maior campeão Sul-Mato-Grossense com 11 canecos e detentor da última conquista da capital, isso em 2018. O Galo começou mal na competição, com 2 derrotas seguidas. O clube se reforçou e aos poucos conseguiu arrumar o setor defensivo, que sofreu 11 gols até aqui.

Ponto forte: Existe um ditado que diz “a melhor defesa é o ataque”. É seguindo essa teoria, que o melhor ataque da competição com 19 gols marcados, vai em busca do 12º título. Para estufar as redes dos oponentes, o Alvinegro conta com Obina. O centroavante é o principal artilheiro do Galo com 4 gols marcados. Outro ponto de destaque é o fator Morenão. Atuando no estádio o clube alcançou os 12 pontos que garantiram a classificação na primeira fase. Foram 4 vitórias e apenas 1 derrota jogando em casa.

Ponto Fraco: O Operário ainda não conseguiu somar pontos longe de Campo Grande. O Galo ainda não encontrou o caminho pra vencer fora de casa.

União ABC

Com 23 anos de existência, o União ABC tenta um feito inédito. O Tricolor quer superar sua melhor campanha no estadual, quando foi vice-campeão em 1999. Último classificado, o clube corre por fora na disputa do hexagonal final.

Ponto Forte: O equilíbrio talvez seja o principal fator da equipe, foram 12 gols marcados e 11 sofridos. A agremiação tem como filosofia de jogo, revelar novos talentos para o futebol do Mato Grosso do Sul. O clube também aposta no experiente Agnaldo como um dos destaques dentro de campo. O atacante é o artilheiro do clube nesta temporada com 4 gols marcados.

Ponto Franco: Se a juventude tem fôlego para correr os 90 minutos. A falta de maturidade pode ser um ponto crucial em momentos decisivos, como nesta segunda fase. Com a pior campanha entre os classificados, o ABC já atingiu o principal objetivo, permanecer na primeira divisão. Mas o elenco mostrou instabilidade na reta final. Sofreu para vencer o rebaixado Três Lagoas e perdeu a partida contra a eliminada Serc. Finalizando assim a primeira fase com 3 vitórias 2 empates e 3 derrotas nos 8 confrontos que disputou.

União ABC vence o Três Lagoas
União ABC venceu o Três Lagoas e se classificou pra fase final do estadual. Foto: Marcos Ribeiro
- publicidade -

Disputa no beach tennis agitou o fim de semana esportivo na capital

Entre tantas modalidades esportivas, uma das que mais cresce no Brasil e no mundo é o beach tennis. E o crescimento entre...

4ª etapa do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Motocross promete agitar Sonora

Após breve intervalo, os pilotos do Estado e de federações vizinhas poderão matar a saudade das competições no segundo semestre com a...

Campo Grande será sede da etapa final do Circuito Nacional de Badminton

A última quinta-feira (4) ficou marcada como uma data histórica para os praticantes de badminton em Mato Grosso do Sul. Em novembro,...

Badminton é destaque no 1º final de semana dos Jogos Abertos de Campo Grande

No último domingo (24) no Ginásio Poliesportivo do Rádio Clube Campo foi realizado o encerramento da modalidade badminton com as finais na...

Há exatos 33 anos o Operário participava da 1ª edição da Copa do Brasil

Há exatos 33 anos, aconteceu a primeira edição da Copa do Brasil que contou com a participação do Operário Futebol Clube, campeão...

Cidade de Nioaque recebe etapas finais de competições escolares em duas modalidades

Na próxima sexta-feira (8) o município de Nioaque será sede do 2º Circuito Estadual de Badminton – FEEMS e da Copa FEEMS...

Disputas off-road movimentam Cassilândia durante 3ª etapa do Motocross

O ano ainda nem acabou e Cassilândia já deixou marca como uma das cidades mais animadas do calendário do Motocross 2022. Neste...

Campo Grande será sede do Badminton Open de Mato Grosso do Sul

Começou nesta quinta-feira (16) o período de inscrições para o Badminton Open de Mato Grosso do Sul. O torneio será exclusivo para...

2º Circuito Estadual Escolar de Badminton – FEEMS começa neste final de semana

No próximo sábado (18) começa o 2º Circuito Estadual Escolar de Badminton da FEEMS em Campo Grande. O torneio promete agitar o...

Equipe da UCDB tem jogos decisivos em Campo Grande nos próximos dias

A semana promete ser de fortes emoções para as equipes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O time masculino joga pelas quartas...

Confederação Brasileira do Desporto Escolar deve voltar as atenções para os Jogos Escolares Brasileiros

No último final de semana foi encerrada a participação da Delegação Brasileira no Gymnasiade da Normandia-França. Representado pela Confederação Brasileira do Desporto...

Operário realiza amistoso em Sidrolândia de olho na estreia do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20

Na próxima quarta-feira (24) às 18h no estádio Sotero Zárate em Sidrolândia, será realizado um amistoso entre a seleção local e a...

Maria Júlia conquista medalha de bronze e Judô do MS faz história no Gymnasiade 2022

Nesta quinta-feira (19) no encerramento do judô na Gymnasiade 2022, a atleta Maria Júlia Siqueira Moreira terminou na terceira colocação da categoria...

Comercial se prepara para a disputa das quartas de final da Taça a Bola Rolou de Futsal

Neste final de semana, será definido os últimos classificados para a fase mata-mata da Taça a Bola Rolou de Futsal no ginásio...

Auxílio Atleta ajuda esportistas de Campo Grande a competirem em outros estados

Para receber o recurso, o atleta deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir idade mínima de oito anos, residir no município há mais de um ano e estar em plena atividade esportiva para participar de competições.

Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul começam na próxima semana

Ao todo, estarão nas quadras 1.068 estudantes-atletas (719 no masculino e 349 no feminino).

Valendo vaga na Copa do Brasil e na Copa São Paulo, Sul-Mato-Grossense Sub-20 começa este mês

Estarão na disputa: União ABC, Operário Futebol Clube, Esporte Clube Comercial, Náutico Futebol Clube, Serc Chapadão e Dourados Atlético Clube.

Taça Brasil de Futsal feminino será realizada no Ginásio Guanandizão em Campo Grande

Taça Brasil de Futsal feminino será realizada no Ginásio Guanandizão em Campo Grande

Após prata olímpica, Brasil estreia quarta em Mundial de Boxe Feminino

A campanha do Brasil no Mundial de Boxe Feminino, evento mais importante da modalidade após a Olimpíada de Tóquio, começa às 8h...

Costa Rica empata com Grêmio Anápolis e se mantém no G4 da Série D do Brasileirão

Costa Rica saiu perdendo, mas buscou o empate que garantiu mais um ponto na tabela. Marcos Brazion fez o gol dos visitantes e Edson deixou tudo igual para os donos da casa.

Federação de Badminton do MS realiza 35º Jogos Escolares de Campo Grande

Nesta sexta-feira (6) a partir das 13h no ginásio Unigram Capital será realizado o 35º Jogos Escolares de Campo Grande. Nesta quinta-feira...

Operário é o grande campeão do Sul-Mato-Grossense 2022, com vitória sobre o Aquidauanense

Galo conta com o grande apoio da sua torcida Operariana que literalmente "invadiu" as arquibancadas em Aquidauana.

Torcidas Organizadas do Operário promovem caravanas e prometem “invadir” Aquidauana no domingo

Neste domingo (24) às 15h no estádio Noroeste em Aquidauana, tem Aquidauanense e Operário pela última rodada do hexagonal final do Campeonato...

Em clima de final, Operário recebe o Naviraiense no estádio Morenão

Neste domingo (10) às 16h no estádio Morenão tem Operário e Naviraiense pela sétima rodada do hexagonal final do Campeonato Sul-Mato-Grossense. O...

Delegação de Taekwondo da FEEMS conquista a primeira medalha na Seletiva Nacional Gymnasiade

Nesta quinta-feira (7) foi realizada a abertura oficial do Taekwondo na Seletiva Nacional Gymnaside etapa de Macapá-AP. Heloísa Ferreira dos Santos foi...

Delegação de Taekwondo da FEEMS embarca nesta quarta-feira (6) para etapa de Macapá-AP

Nesta semana a Seletiva Nacional Gymnasiade abre oficialmente a etapa de Macapá com a disputas do Taekwondo. Amanhã (6) os organizadores recebem...

Delegação de Natação da FEEMS conquista 3 medalhas na abertura da Seletiva Nacional Gymnasiade

Nesta terça-feira (29) a piscina da Universidade Tiradentes em Aracaju – SE recebeu a abertura oficial da natação na Seletiva Nacional Gymnasiade....

Delegação de Natação da FEEMS inicia caminhada rumo à Gymnasiade

A Delegação Sul-Mato-Grossense de Natação já está a caminho de Aracaju - SE para a disputa da Seletiva Nacional Gymnasiade. O grupo...

Maracaju dá a largada oficial ao Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Motocross 2022

O giro dos motores vai subir pela primeira vez em 2022 pelo Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Motocross neste fim de semana, no...

Costa Rica vence o Dourados e segue na cola do líder Operário

O Costa Rica fez mais uma vítima nesse estadual. Nessa quarta-feira (23), o Crec bateu o Dourados por 1 a 0 no...