Nessa quinta-feira (11) o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis foi palco do confronto sul-mato-grossense entre Bayern e Pelezinho válido pelas quartas de final da 2ª Taça Brasil de Clubes Sub-10 de Futsal Masculino – Divisão Especial. Com os representantes de Mato Grosso do Sul em quadra, o que não faltou foi emoção no Guanandizão com a definição do classificado para a semifinal saindo apenas nos últimos minutos da partida.
Campanhas na primeira fase
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bayern
O Bayern terminou a fase de grupos com duas vitórias (3 a 2 no Hope Internacional – PR e 6 a 2 no Palhoça – SC) e uma derrota (por 2 a 1 para o Projeto de Futsal Craques do Futuro – AM) e na liderança da chave B ao lado do Hope Internacional – PR com seis pontos ganhos, mas levando vantagem sobre os paranaenses no confronto direto. Com a primeira posição do grupo, o Bayern conquistou o direito de jogar pelo empate no duelo campo-grandense e além disso, chegava para o mata-mata “embalado” pelo artilheiro Yan que havia feito quatro gols e participado dos outros dois, na goleada sobre o Palhoça – SC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelezinho
Sediante da competição, o Pelezinho não “empolgou” o seu torcedor com um futsal vistoso na primeira fase, mas apresentou por duas vezes um poder de reação. A primeira foi logo na estreia, quando saiu atrás do placar contra o Motivo – ES e buscou o empate em 1 a 1. Já a segunda foi no embate de alviverdes, diante do Goiás, em que o Verdão de Campo Grande mesmo depois de ficar duas vezes atrás do marcador, foi buscar o empate em 2 a 2. A vitória na segunda partida contra o Remo pelo placa mínimo, havia encaminhado a classificação para as quartas. No entanto com relação a esse jogo, o que chamou a atenção foi o fato de os mandantes terem tido uma enorme dificuldade para superar um adversário que estava se “desdobrando em dois” pois veio para a disputa com o elenco reduzido e dispunha de apenas de seis atletas em seu plantel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Jogo
Antes da bola rolar, aconteceu um momento único para o futsal sul-mato-grossense na Taça Brasil Sub-10. Os jogadores das duas equipes se reuniram no centro da quadra em um círculo, onde todos se abraçaram se entrelaçando uns aos outros de lados opostos, como um gesto de união de grupo em prol do MS. Em seguida os meninos escutaram com atenção as palavras dos treinadores João Marcos do Bayern e Geraldo Harada do Pelezinho antes de uma oração coletiva que rendeu aplausos das torcidas dos dois times.
Após o apito inicial, ainda no primeiro minuto, Gabriel sofreu falta no meio da quadra, Thiago cobrou direto para o gol e Francisco espalmou para fora. Depois da primeira finalização em gol, o jogo ficou muito trucando, com as duas equipes revezando na posse de bola e em muitos momentos “forçando” a bola longa ou chutes de fora da área, sem sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A resposta mais perigosa do Pelezinho só surgiu no final do primeiro tempo, Guilherme Garcia passou para Rafael que ariscou de fora e obrigou o goleiro Chico a mandar para tiro de canto. Thiago ainda criou uma boa chance antes do intervalo, arrematando uma bola perdida de bate-pronto que levou perigo contra a meta de Francisco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A dinâmica para a segunda etapa se manteve a mesma e a impressão que se tinham era que os dois lados estavam sentindo o “peso” do jogo. A primeira grande oportunidade foi do Pelezinho com dois minutos e meio em cobrança de falta batida na intermediária por Guilherme Garcia que Chico segurou firme. Ainda antes dos três minutos, o Bayern assustou em um lance esquisito. Thiago cobrou lateral direto para área a bola bateu nas costas de Gabriel e sobrou para Yan que dominou no peito, mas na hora de finalizar “furou” e a defesa afastou.
Praticamente na metade do segundo tempo, apareceu a chance mais clara do embate. Arthur cobrou lateral para Lucas que tentou lançar a bola dentro da área e acertou o travessão de Chico. Depois “susto” para o Bayern, o duelo seguiu nervoso, com muita ligação direta de um lado para o outro e chutes despretensiosos na tentativa de forçar o erro do adversário.
Pensando nisso, Felipe ludibriou a defesa do Pelezinho, quando tomou distância para cobrar o lateral pela esquerda e ao invés de chutar para gol, passou para Davi que com liberdade, ajeitou e arriscou de fora, a bola encontrou Gabriel dentro da área, que girou o corpo e deu um leve desvio que mudou a sua trajetória, mas ela caprichosamente bateu na trave e em seguida Francisco ficou com ela. O Bayern seguiu pressionando, Thiago bateu tiro de canto, Yan desviou e Francisco teve que se esticar para defender.
O técnico do Pelezinho, Geraldo Harada pediu tempo e orientou o time para marcar pressão e tentar ficar mais com a posse de bola nos instantes finais. A ideia deu certo e o Pelezinho subindo as linhas e criou dificuldade para o Bayern. Faltando dois minutos para o fim, na briga pela posse no meio da quadra, Arthur roubou a bola, carregou para o fundo e vendo a defesa oposta desmontada, cruzou rasteiro para Miguel chutar na saída de Chico e fazer o gol da classificação do Pelezinho para delírio da torcida nas arquibancadas, 1 a 0 placar final.
Com a vitória e a vaga carimbada, o Pelezinho “dá o troco”, já que repete o mesmo resultado das quartas de final da competição na categoria sub-8, mas dessa vez, favorável ao lado verde. Na semifinal o Verdão Campo-Grandense encarra a Associação Desportiva de Pernambuco (ADESPPE)/TS futsal – PE.
Confira como os jogos e horários da semifinal:
Vale lembrar que as partidas da semifinal da 2ª Taça Brasil de Clubes Sub-10 de Futsal Masculino – Divisão Especial serão transmitidas ao vivo no Youtube por meio dos canais da CBFS TV e da 123 Esportes Oficial.