No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7 a 2 em jogo válido pela semifinal do Campeonato Estadual de Futsal Adulto Masculino 2023. O goleiro Matheus de Moura, que não teve oportunidade de atuar no confronto, segue treinando em busca da titularidade e sua dedicação serve de inspiração para os mais novos que estão adentrando ao esporte.
Matheus de Moura Cabreira, o Porco, como é conhecido, tem 26 anos e prática futsal desde a infância. Nascido e criado em Bodoquena, Porco descobriu com muito cedo, que era portador de uma doença crônica chamada artrite reumatoide, que afeta as articulações e é provocada por alterações sistema imune. Não demorou muito tempo e o problema acabou causando uma espécie de deformação na sua perna esquerda, mas isso não lhe impediu de iniciar no futsal ainda criança, com 12 anos de idade. “Não foi acidente e sim uma doença chamada artrite, quando eu tinha 1 ano e 9 meses, aí por erro médico (a perna) fico assim”, lamenta Porco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2021, Porco aceitou o convite para integrar o time de Bodoquena, até então, o mais novo clube de futsal do município. O arqueiro então, passou a ganhar destaque em várias competições, tanto de nível municipal quanto nacional. “Disputei os Jogos Escolares da Juventude, Copa do Brasil, Taça Brasil, Copa Morena, Estadual e Liga MS”, lembra Porco.
No ano seguinte, Matheus de Moura foi recompensado com suas belas atuações levando um prêmio individual, momento no qual, o atleta aponta ser o maior de sua carreira. “Em 2022, fui campeão estadual na divisão principal e eleito melhor goleiro da competição”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Campeonato Estadual de Futsal 2023/2024, no entanto, o goleiro teve poucas oportunidades e só atuou apenas no triunfo contra o Pit Stop por 6 a 4 na partida de estreia da equipe no torneio. Diferentemente da última temporada, Porco desta vez, não foi protagonista na campanha do Bodoquena Futsal, que foi eliminado na semifinal, após terminar a primeira fase na liderança do grupo que também contou com a presença do Corumbaense.
Por outro lado, Porco merece ser reverenciado por sua história de determinação e amor ao futsal sul-mato-grossense, sempre defendendo as cores do Bodoquena. Demonstrando talento de baixo das traves, o goleiro é um dos pilares da equipe e trabalha diariamente no aperfeiçoamento de fundamentos para reconquistar o seu espaço como titular. Por tudo isso, independente do resultado final dentro de quadra, Matheus de Moura já sai de cada partida como um vencedor, tanto no esporte como na vida. Pois com a liderança nata de um capitão, ele demonstra enorme força de vontade para quebrar barreiras e superar todos os limites que se apresentam à sua frente.