No último final de semana foi encerrada a participação da Delegação Brasileira no Gymnasiade da Normandia-França. Representado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o Brasil terminou a disputa em segundo lugar com 126 medalhas, sendo 45 de ouro, 45 de prata e 36 de bronze, o que demonstra um avanço no desenvolvimento do esporte escolar do país que só ficou atrás da França.
Representando o Brasil, estudantes-atletas de várias partes do país obtiveram um resultado expressivo nas olimpíadas escolares organizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF). A experiência única vivenciada pelos jovens brasileiros que tiveram a oportunidade de conhecer de perto um pouco da história, dos costumes e da tradição francesa com certeza será inesquecível na memória de todos os envolvidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de prestigiar a cultura da região da Normandia e comemorar os bons resultados da Gymnasiade, a Delegação Brasileira ainda venceu o Troféu Fairplay. O título promovido pela ISF escolheu e premiou a delegação que mais atraiu as atenções dos participantes e dos membros organizadores do evento.
Em entrevista ao site Agência Brasil, o Presidente da CBDE Antônio Hora Filho falou sobre a importância desta horaria. “O Brasil, além de ser muito forte esportivamente, como demonstra nosso resultado expressivo, também é o mais querido. Isso significa que estamos cumprindo o papel de pregar a paz, a união, a tolerância e de contribuir para a formação da cidadania desses jovens para a construção de um mundo melhor”, lembrou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho foi eleito pela Assembleia Geral Ordinária da Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF) como um dos vice-presidentes da entidade internacional. Motivo de orgulho para o órgão de administração do desporto educacional com 22 anos de existência completados na última quarta-feira (25). Com a missão de promover integralmente o indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática de lazer, a CBDE tem destinado recursos para promover o esporte escolar em todos os estados brasileiros por meio do Programa de Apoio as Federações (PAF).
Foi por meio deste programa que a Federação Escolar de Esporte do Mato Grosso do Sul (FEEMS) realizou a Seletiva Estadual para o Gynasiade 2022 nos meses de janeiro e fevereiro. A competição definiu os representantes do estado na etapa nacional e proporcionou aos atletas de MS, Andrey da Silva Kuttert e Maria Júlia Siqueira Moreira a chance de disputar o Gymnasiade por Mato Grosso do Sul. Os judocas sul-mato-grossense fizeram bonito na maior competição escolar do mundo conquistando duas medalhas de bronze com a Seleção Brasileira de Judô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É por meio destas ações que CBDE deve intensificar o seu investimento em várias modalidades, focando na organização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s) no segundo semestre. Em dezembro do passado, o JEB´s foi realizado no Rio de Janeiro e marcou o retorno das atividades escolares após quase 2 anos de afastamento. No mesmo período, uma reunião com convidados parceiros da instituição e os 27 Chefes de Delegação dos estados, definiu uma nova edição dos jogos prevista para o final deste ano, porém, os detalhes ainda não foram divulgados no site oficial da Confederação.
Fonte: Agência Brasil/CBDE