Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos de sensibilidade e técnica apurada para transformar o que está diante de seus olhos, em registros fotográficos. O encanto pela imagem faz parte da essência de Giovani Neves, que ano passado, decidiu adentrar no “mundo dos esportes” e ganhou destaque na cobertura de vários eventos esportivos em Mato Grosso do Sul.
Existe uma expressão popular que diz: “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”. Uma frase que pode ter servido de inspiração para Giovani Neves de Souza, que desde pequeno, sempre foi fascinado pelo poder da imagem. Natural de Campo Grande, Gigio, como é conhecido, cursou Rádio e TV na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em 2009 e trabalha com captação de imagens desde a sua formação. “Fiz clipe musical, institucional, documentário, empresarial, para redes sociais, de tudo um pouco, até cirurgia já gravei”, lembra Gigio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Explorando as várias vertentes da imagem, Gigio Neves soma 15 anos de experiência atuando nas mais variadas funções, que vão desde produtor até fotografo. O primeiro contato mais próximo com a fotografia esportiva, surgiu de maneira inusitada, quando estava produzindo um clipe para um amigo. “Fiz um clipe musical para um amigo e ele também é treinador de um time de vôlei, aí me chamou pra fotografar um amistoso do time dele. Fiz as fotos do time dele e aproveitei e fiz do time adversário. Teve bastante procura”, lembra Gigio.
A experiência foi gratificante e chamou a atenção de Giovani que enxergou naquela partida, a possibilidade de trabalhar em eventos esportivos e fugir um pouco da cobertura de festas. “Achei os sites de fotografia esportiva e comecei a fotografar corrida de rua, foi um teste para sair dos eventos sociais e casamentos que eu fazia. Comecei a pesquisar eventos esportivos pelo insta e fui me convidando pra fotografar, aí consegui chegar em alguns eventos estaduais, nacionais e internacionais”, lembra Gigio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fotografia esportiva está sendo um divisor de águas na trajetória de Gigio Neves, onde ele próprio, admite ser lugar onde se firmou em sua profissão. Dentre tantas participações profissionais no meio esportivo em 2023, destaca-se o trabalho como fotógrafo oficial da Taça Brasil de Clubes nas três edições disputadas em Campo Grande.
Aos 36 anos de idade, o fotógrafo reacende dentro de si, a paixão pela imagem, gravando para posteridade momentos emblemáticos do esporte sul-mato-grossense. “Foi onde me achei na comunicação. A emoção do atleta na chegada, o ponto feito, a vitória é muito empolgante e isso me encantou de um jeito diferente. São momentos de reflexão que falo, que não é só do esporte.”, afirma Gigio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O saudoso fotografo Raul Rodrigues, dizia que ao tirar uma foto, o autor do ato está: “congelando emoções”. Desta forma, Giovani Neves registra a emoção do esporte para dentro das suas lentes com apenas um clique e assina sua “obra prima” como um grande artista que domina a arte de fotografar.