27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 abril, 2024

Da Base à Gestão: O Polivalente Profissional de Educação Física dentro do esporte sul-mato-grossense

Com múltiplas funções dentro e fora do âmbito esportivo, Emerson Brito é formado em Educação Física, mas trabalha em diversas áreas visando ampliar seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento do desporto profissional em Mato Grosso do Sul

Na última semana duas datas significativas em homenagem aos profissionais de suas devidas áreas, merecem ser reverenciadas. Na abertura do mês, foi comemorado o Dia do Profissional de Educação Física e para “registrar” as palavras e imagens de momentos especiais como esse, o Repórter Fotográfico também recebe é homenageado no segundo dia de setembro.  As duas datas mencionadas podem ser representadas por um único nome, o “mestre” Emerson Brito.

Emerson Leite de Brito é Profissional de Educação Física e atua como professor na rede estadual de ensino. A Escolha da formação acadêmica começou com o incentivo do pai ao esporte, quando ainda na infância, Emerson iniciou sua trajetória dentro das quatro linhas e pouco tempo depois despertou o desejo de se tornar técnico de futsal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Minha paixão pelo futebol surge aos seis anos. Eu fui para a Escolinha do Círculo Militar e lá eu comecei a minha trajetória com alguns nomes como Herculano Borges, hoje diretor da Fundesporte e o Guilherme (Coronel da Polícia Militar) todos eles estavam começando a carreira e foram os meus primeiros treinadores para valer. Até que meu pai monta um time, pega todos os atletas, aluga a quadra do seu Mieres e monta a Escolinha do Top Speed, que era uma empresa de bip na época. Ali a gente começa a nossa jornada no futsal e nunca mais parou. Uma paixão imensa que se criou pelo futsal, meu pai era um apaixonado e eu acabei criando essa cultura. E desde os 13 anos de idade eu falo que eu queria ser treinador de futsal e a partir daí eu faço educação física e surgi o amor pela educação física”, lembra Emerson.

Da Base à Gestão: O Polivalente Profissional de Educação Física dentro do esporte sul-mato-grossense
Emerson com o time da Buybet durante a Taça Brasil Adulto. Foto: Emerson Brito.

O sonho de virar técnico se tornaria realidade anos mais tarde, mas bem antes de orientar uma equipe na beira da quadra, Emerson Brito conquistaria o seu primeiro título de expressão nas categorias de base, a Taça Canarinho sub-13 pela Top Speed. Até mesmo nos dias atuais, Emerson ainda “bate uma bolinha” em torneios de futsal como a Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal e em alguns momentos acaba se dividindo também na função de treinador. Segundo Emerson, a ideia de trabalhar com um leque de possibilidades e múltiplas tarefas, começou na faculdade, quando ele conheceu de perto o amplo “universo” vinculado à educação física.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando eu fui para Educação Física eu conheci outros mundos. Já com uma semana de faculdade eu entrei em um estágio chamado Instituto Córrego Bandeira, no Projeto Ayrton Senna, conheci o esporte cooperativo e me apaixonei. Fiz cursos de lazer em São Paulo, fiquei fanático no mundo do lazer. E a partir dali eu fui, conhece o mundo das pesquisas, conhece outras áreas e o profissional de Educação Física quando vivencia tudo isso se apaixona. E talvez nessas de você querer fazer um pouco de tudo é que a gente não consegue focar em alguma coisa, mas é legal, é gratificante”, lembra Emerson.

Confira o Papo Sem Retranca com Emerson Brito no canal do Youtube na íntegra:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra atividade desempenhada por Emerson foi a de árbitro de futebol e futsal profissional. Vira e mexe sempre tem alguém lhe convidado para apitar jogos do futebol amador, entretanto, Emerson ressalta que um dos motivos por optar, por muitas vezes “explorar novos territórios” é a dificuldade de fazer esporte no MS.

“A nossa realidade é muito difícil, o esporte no Mato Grosso do Sul é muito carente de investimentos e acaba que a gente tem que fazer um pouco de tudo. Nos últimos anos eu foquei muito na arbitragem eu já estou completando 18 anos como árbitro amador fui aspirante CBF. Então nos primeiros 10, 12 anos da minha formação foi tentando ser árbitro. Eu nem gostava muito, mas fui entrando no mundo. Acaba que você gosta do dinheiro que vai entrando e isso passou a fazer parte da minha vida. Até que eu passei num concurso em Campo Grande, foi quando eu voltei para ser técnico (tinha ficado um tempo trabalhando fora da cidade) e para o mundo do esporte fora da arbitragem um pouco”, se recorda Emerson.

Da Base à Gestão: O Polivalente Profissional de Educação Física dentro do esporte sul-mato-grossense
Curso de Arbitragem de Futebol de Campo. Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Atualmente Emerson garante o seu sustento dando aulas na escola público, mas não está nem de longe acomodado com os valores recebidos e sempre se vê disposto a encarrar novos desafios mesmo em meio as dificuldades. “Até alguns anos atrás eu sempre foquei na escola, porque na verdade é o que hoje te dá um dinheiro e lhe dá uma condição melhor de vida, mas a gente que jogou esporte de rendimento quer um pouco mais. Abri o CT Falcão, numa época difícil de crise, foi um pouco antes do impeachment da Dilma Rousseff, o país estava numa situação econômica muito difícil, um caos social. Ficamos quatro anos com a franquia e veio a pandemia. E na pandemia aparece outras coisas que eu nunca havia vivenciando antes, que foi mexer com esporte eletrônico para tentar girar um dinheiro e tentar manter a Escolinha e aí veio o convite para ir para o Comercial”, conta Emerson.

Comercial consegue classificação histórica na Copa Morena
Comercial consegue classificação histórica na Copa Morena. Foto: Washington Kaku.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Esporte Clube Comercial, Emerson Brito fez parte da diretoria, criou uma identidade visual para as redes sociais do clube, promoveu ações de marketing, trabalhou na beira do campo como repórter fotográfico, foi comentarista em um jogo amistoso de pré-temporada contra a Seleção de Sidrolândia, criou matérias para novo site oficial do clube e sobretudo abriu o primeiro departamento de futsal do Colorado.

Da Base à Gestão: O Polivalente Profissional de Educação Física dentro do esporte sul-mato-grossense
Crachá de identificação de Emerson Brito na Copa São Paulo de Futebol Jr 2023. Foto: Emerson Brito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No Comercial a gente passa a ajudar o Claudio (Presidente) com a rede social que era uma deficiência que o clube tinha e eu entro na crônica esportiva, veio eu o Matheus Leite e o Diego na época a gente montou a empresa CB Esportes para ajudar a criar esse tipo de material e a gente pode contribuir nesses três anos. Lá dentro é a fotografia, é fazer matéria, é atender a imprensa, é fazer um banner. E com certeza a foto mais bonita que eu tenho é aquela foto do jogo do Cruzeiro, uma chuva imensa e ficou muito bonita, tirada de um celular. Foi uma experiência incrível pode ter participado de uma Copa São Paulo. Coisas que me marcaram e a pandemia me proporcionou, então eu fechei um bom ciclo das grandes competições o que me dá muito orgulho”, comenta Emerson.

Da Base à Gestão: O Polivalente Profissional de Educação Física dentro do esporte sul-mato-grossense
Registro do temporal em Penápolis-SP no jogo entre Comercial e Cruzeiro pela Copa São Paulo de Futebol Jr. Foto: Emerson Brito.

Outra posição diferente no sentido jornalístico em que Emerson se viu realizando foi a de comentarista. Com um vasto conhecimento adquirido dentro do futsal, Emerson Brito tem se destacado dentro das cabines com seus comentários sinceros e enriquecedores nas transmissões da 123 Esportes Oficial no YouTube. Questionado qual o cargo profissional que ele se considera fazer parte, Emerson se auto denomina um amante do esporte e admite que tem a intenção de focar suas atenções na parte de gestão esportiva.

Da Base à Gestão: O Polivalente Profissional de Educação Física dentro do esporte sul-mato-grossense
Emerson Brito comentando no stúdio da 123 Esportes. Foto/Arte: Jéssica Evelyn123 Esportes

“Eu sou um cara que gostaria de mexer mais com a gestão. Cuidar da gestão administrativa e discutir esporte eu acho que me interessa um pouco mais, até por toda essa vivencia que eu acabei tendo. É árbitro, é treinador, joguei na base, envolvido com o esporte profissional, então hoje acho que a gente teria condição de ajudar um pouco mais na gestão na discussão do esporte, a gente pensar mais o esporte com várias visões” idealiza Emerson.


 [LM1]

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...