Na primeira prova do atletismo, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Yeltsin Jacques conquistou nesta quinta-feira (26), a medalha de ouro para o Brasil nos 5.000m classe T11. Nascido em Campo Grande, Yeltsin demonstrava muita tranquilidade antes da prova e disse que conquistaria o ouro em homenagem a Campo Grande, sua cidade natal. Promessa feita, promessa cumprida.
Yeltsin começou a prova de forma dominante, logo nas primeiras voltas assumiu a ponta e seguia de forma intensa, com uma estratégia de agressividade. Mas a conquista não foi simples. Teve muita adrenalina, principalmente na reta final.
Nos últimos 400 metros, Yeltsin foi ultrapassado pelo japonês Karasawa. Parecia pouco provável uma retomada, mas o sul-mato-grossense não se abalou e numa reação incrível, conseguiu recuperar a primeira colocação e cruzar a linha de chegada ao lado do guia Carlos Antônio dos Santos.
Na entrevista logo após a vitória, Yeltsin destacou o trabalho da sua equipe, os guias e a esposa Janaina, que também é atleta, e ajudou o agora campeão paralímpico, a estudar e superar seus adversários.
+ Leia mais: