Seguindo nosso conteúdo especial sobre o futebol feminino brasileiro durante a Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino, vamos falar sobre o talento nato das meninas do brasil, as conquistas e o reconhecimento da categoria e dentro e fora das quatro linhas.
No mês em que foi celebrado o dia do escritor, o Brasil se mostra disposto a “reescrever a sua própria história” no esporte visto por muitos como uma paixão nacional. Um “pequeno passo” para despertar o talento das mulheres brasileiras, saiu dos pés das jogadoras do Brasil que estrearam na Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino com goleada por 4 a 0 em cima do Panamá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide na Austrália.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ary Borges foi a grande destaque da Seleção Brasileira marcando 3 gols, mas o que realmente chamou a atenção foi o terceiro gol do Brasil, sinônimo de uma autentica “obra de arte” com selo brazuca e digno de aplausos dos apreciadores de um “bom espetáculo”. Em uma “jogada mágica”, o Brasil voltou a mostrar para o mundo a sua mais “pura essência”, unindo talento e coletividade. Tamires lançou a bola para Debinha na esquerda, a atacante recebeu passou o pé em cima da bola e tocou para Adriana que devolveu de “letra”. A camisa 9, então, não perdeu tempo e cruzou de primeira para Ary Borges, que “serviu” Bia Zaneratto que de primeira, mandou para o fundo do gol, uma verdadeira “aula de futebol coletivo”.
Um gol com a “cara” do futebol brasileiro como esse, serve de inspiração para as meninas que sonham em se tornar jogadoras profissionais de futebol e quem sabe um dia, terem a oportunidade de vestirem a “camisa amarelinha” do Brasil. espaços” importantes na história do futebol e do futsal nacional, dentro e fora das quatro linhas. O próximo compromisso do Brasil será no sábado (29) às 07h no estádio Lang Park em Brisban na Austrália, contra a França, “carrasca” do último Mundial e na qual a Seleção Brasileira nunca venceu uma partida oficial. No entanto, as nossas meninas parecem estarem prontas para encarrar todo e qualquer desafio que há pela frente, pois está na hora de mostrarem que o futebol feminino brasileiro está pronto para chegar ao topo e “escrever uma nova história”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As “Brabas” tem lugar reservado na história
Na noite da última segunda-feira (24), o Sport Clube Corinthians Paulista ampliou o local destinado a galeria de títulos do futebol feminino no Memorial do Parque São Jorge. Vale ressaltar que o Corinthians já havia reservado um local única e exclusivamente para as conquistas das “Brabas” do Timão em dezembro 2018. No entanto, o número de taças cresceu e percebendo a importância significativa do futebol feminino dentro do clube, a diretoria criou uma “nova roupagem” com uma identidade visual diferenciada e denominado como espaço #RespeitaAsMinas, como uma forma de homenagear os feitos das Alvinegras dentro dos gramados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A exposição é composta por duas paredes, sendo uma delas formada por fotos de momentos marcantes do clube e a outra destacando #RespeitaAsMinas – esta, que depois foi assinada por todas as atletas presentes na inauguração. A jogadora Vic Albuquerque mencionou a importância do reconhecimento e valorização do espaço.
“É uma honra, porque a gente vê a história sendo escrita e ela vai sendo contada através das coisas que a gente vê aqui no Memorial. Ter um espaço maior significa que a gente tem feito história, mais títulos, mais coisas para contar. É muito importante, porque futuramente podemos voltar aqui e ter nossas memórias gravadas”, falou Vic Albuquerque.
Aproveitando a estrutura do Centro de Treinamentos Joaquim Grava que é conceituado como um dos melhores do país, o Corinthians mudou os conceitos com uma nova filosofia focado no desenvolvimento futebol feminino. O departamento responsável pela categoria passou a procurar nomes com potencial para o futebol com o intuito de tornar o Alvinegro uma equipe competitiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O desempenho do Timão despertou o interesse em vários setores, dentro e fora do clube, fomentando jogos do time através de ações de marketing por meio das mídias e redes sociais. A consequência disso foi um aumento no investimento financeiro do futebol feminino com o suporte de apoiadores e patrocinadores além de investimento nas categorias de base feminino, fazendo com que as Brabas quebrassem vários recordes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde de que reativou o departamento da categoria feminina em 2016, na época em parceria com o Audax, em pouco tempo, o Corinthians se tornou referência no país. Ao todo a agremiação soma um total de 14 títulos, são eles:
3 Campeonatos Paulistas (2019,2020,2021); 1 Copa Paulista (2022); Copa do Brasil (2016); 2 Supercopas do Brasil (2022,2023); 4 Campeonatos Brasileiros (2018,2020,2021 e 2022) e 3 Libertadores da América (2017, 2019, 2021).
A atleta Gabi Portilho enalteceu as conquistas como uma forma de legado que será deixado para as futuras gerações que venham a defender o clube. “É muito importante para o futebol feminino. Então, acho que eu fico muito feliz, me sinto muito gratificante por ter isso aqui e por ter a nossa história contada, porque é um planejamento que vem de anos atrás. Mostrar isso, as nossas vitórias… Quando as meninas (mais novas) verem isso, vão olhar para gente e querer sempre mais”, expressou Gabi Portilho.
Futebol/Futsal Feminino de MS se renova com as categorias de base
O projeto de futebol e futsal feminino do Operário Futebol Clube começou em 2021 e em pouco tempo o Galo se tornou uma força na categoria feminina no estado de Mato Grosso do Sul. Desde o ano passado o Operário firmou uma parceria com o Douradina Esporte Clube para as disputas das competições de futsal, em contra partida as mesmas atletas atuariam defendendo as cores do Alvinegro nas competições de futebol de campo.
Em pouco mais de 3 anos de projeto, sob a direção do diretor Edgar Nazareth, o time feminino conquistou o Bicampeonato Estadual (de futebol e futsal), uma Copa Integração de Futsal Feminino e uma taça dos Jogos Abertos de Campo Grande (futsal). Dentro dos gramados no âmbito nacional, o Operário disputou por 2 anos consecutivos o Campeonato Brasileiro da Série A3, enquanto que nas quadras, as meninas do Galo foram semifinalistas da Copa do Brasil 2021 e 2022 (e podem repetir o feito esse ano) além de participações na Taça Brasil e na Supercopa do Brasil, dois dos torneios mais importantes do país.
Campeonato Estadual de Futsal Feminino Sub-20
Realizada nos dias 21 a 23 de julho no Ginásio Poliesportivo de Aquidauana, o Campeonato Estadual de Futsal Feminino contou com 4 times selecionados em uma única chave na categoria sub-20. O grupo A contou com a participação do Operário/DEC, Funec CFC de Corumbá, além das agremiações locais, Hórus e CRA.
Final
A grande decisão do Campeonato Estadual marcou o encontro dos dois primeiros colocados do Grupo A. Com 100% de aproveitamento o DEC/Operário terminou a primeira fase na liderança da chave, enquanto que o CRA Aquidauana ficou com a segunda posição com 6 pontos.
Apesar da vitória convincente por 6 a 2 na estreia do torneio justamente contra o próprio CRA, as operarianas começaram estudando o adversário, mas acabaram surpreendidas ainda no começo da decisão, com um erro na saída de bola em que Esthefany Dias, aproveitou e abriu o placar para os donos da casa, 1 a 0 CRA Aquidauana. Com o gol marcado no início, o CRA se fechou na defesa explorando os contra-ataques e continuou jogando no erro do DEC/Operário. Daí para frente a decisão ficou aberta, com chances dos 2 lados e tendo como grandes destaques em boa parte do jogo as goleiras dos 2 times.
O Alvinegro tendo como característica a posse bola continuava jogando o seu melhor futsal apresentado durante todo o torneio, mas acabava parando na forte marcação das anfitriãs e na partida inspirada da goleira Andressa que estava disposta parar as principais jogadoras operarianas. Faltando pouco mais de 2 minutos para o fim da partida, Duda Senna recebeu na entrada da área e tentou uma inversão de bola, Camila interceptou, mas o toque acabou deslocando a goleira Andressa, deixando tudo igual.
A partida foi para prorrogação com as duas equipes criando chances, até que na bola parada, aos 3 minutos do primeiro tempo, Geovana cobrou falta curta para Duda Senna bater cruzado no canto da goleira Andressa, fazendo o 13 gol dela na competição 2 a 1 DEC/Operário. Mas do outro lado tinha um adversário aguerrido e o melhor da final ficaria mesmo para o fim.
Faltando pouco mais de 42 segundos, Rayka cobrou tiro de canto pelo lado esquerdo, Mirella girou para cima da marcação e tocou para Camila chutar na saída de Ana Beatriz para se redimir do gol contra no tempo norma e deixar tudo igual, 2 a 2. Logo após a saída de bola, as operarianas não se afobaram na hora de tocar a bola e depois de uma triangulação envolvendo Geovana, Duda Senna e Suzy, a camisa 11 teve a frieza para limpar a marcadora antes de bater colocado e fazer o gol do título, DEC/Operário Campeão Estadual de Futsal Feminino Sub-20.
Após a decisão eletrizante, a técnica Mirella Simas capitã da equipe profissional que comandou o time na competição, falou como foi a montagem do grupo para o Estadual da categoria.
“Tem que ter paciência um pouquinho (com as atletas que vieram do Clube Atlético Santista) elas estão migrando agora do campo para o futsal, é totalmente diferente. Nós tivemos apenas uma semana de trabalho, nós começamos o projeto agora do nada. Era um projeto que eu queria começar a muito tempo, mas falta um pouquinho de incentivo, mas era um sonho trabalhar com a base. Estamos começando agora e já estamos com o sub-14 já temos 7 atletas no sub-14 e foi um pontapé bom esse título”, ressaltou Mirella.
Carol falou como pretende contribuir na continuidade do projeto das categorias de base do futsal feminino do DEC/Operário. “Agora vamos começar um projeto com a base, separar as meninas por categorias e começar os treinos, o projeto já começou com o pé direito, sub20 sendo campeão de forma invicta do estadual. Estarei junto com a Mirella a frente do projeto de base, esperamos o apoio de todos, para que a gente consiga aos poucos preparar essas meninas para algo maior, competições nacionais e muito mais”.
Com o título invicto do Campeonato Estadual Feminino de Futsal Feminino Sub-20, o DEC/Operário garantiu uma vaga para a disputa da Taça Brasil da categoria. Com a conquista, as meninas do Galo “escrevem” um novo capítulo na história vitoriosa do futebol feminino do clube que agora pensa em um projeto de renovação de atletas já que também volta as suas atenções para as categorias de base. Com o troféu em mãos, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube volta a suas atenções para o segundo embate da Copa do Brasil de Futsal Feminino Profissional Divisão Especial, contra a SERC/UCDB no próximo sábado (29) às 19h (horário local) no Ginásio Guanandizão precisando vencer o clássico local para levar o duelo para a prorrogação.
Fonte: Portal Meu Timão