23.8 C
Campo Grande
domingo, 14 abril, 2024

De olho no futuro, o futebol e futsal feminino escrevem um novo capítulo na história do Brasil

Clubes tradicionais do futebol brasileiro reconhecem o "valor" das mulheres na semana de estreia do Brasil na Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino

Seguindo nosso conteúdo especial sobre o futebol feminino brasileiro durante a Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino, vamos falar sobre o talento nato das meninas do brasil, as conquistas e o reconhecimento da categoria e dentro e fora das quatro linhas.

No mês em que foi celebrado o dia do escritor, o Brasil se mostra disposto a “reescrever a sua própria história” no esporte visto por muitos como uma paixão nacional. Um “pequeno passo” para despertar o talento das mulheres brasileiras, saiu dos pés das jogadoras do Brasil que estrearam na Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino com goleada por 4 a 0 em cima do Panamá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide na Austrália.

O “país do futebol” inicia a Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino em busca do título inédito
Seleção Brasileira postulada durante a Finalíssima contra a Inglaterra. Foto: Thaís Magalhães/CBF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ary Borges foi a grande destaque da Seleção Brasileira marcando 3 gols, mas o que realmente chamou a atenção foi o terceiro gol do Brasil, sinônimo de uma autentica “obra de arte” com selo brazuca e digno de aplausos dos apreciadores de um “bom espetáculo”. Em uma “jogada mágica”, o Brasil voltou a mostrar para o mundo a sua mais “pura essência”, unindo talento e coletividade. Tamires lançou a bola para Debinha na esquerda, a atacante recebeu passou o pé em cima da bola e tocou para Adriana que devolveu de “letra”. A camisa 9, então, não perdeu tempo e cruzou de primeira para Ary Borges, que “serviu” Bia Zaneratto que de primeira, mandou para o fundo do gol, uma verdadeira “aula de futebol coletivo”.

Um gol com a “cara” do futebol brasileiro como esse, serve de inspiração para as meninas que sonham em se tornar jogadoras profissionais de futebol e quem sabe um dia, terem a oportunidade de vestirem a “camisa amarelinha” do Brasil. espaços” importantes na história do futebol e do futsal nacional, dentro e fora das quatro linhas. O próximo compromisso do Brasil será no sábado (29) às 07h no estádio Lang Park em Brisban na Austrália, contra a França, “carrasca” do último Mundial e na qual a Seleção Brasileira nunca venceu uma partida oficial. No entanto, as nossas meninas parecem estarem prontas para encarrar todo e qualquer desafio que há pela frente, pois está na hora de mostrarem que o futebol feminino brasileiro está pronto para chegar ao topo e “escrever uma nova história”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As “Brabas” tem lugar reservado na história

Na noite da última segunda-feira (24), o Sport Clube Corinthians Paulista ampliou o local destinado a galeria de títulos do futebol feminino no Memorial do Parque São Jorge. Vale ressaltar que o Corinthians já havia reservado um local única e exclusivamente para as conquistas das “Brabas” do Timão em dezembro 2018. No entanto, o número de taças cresceu e percebendo a importância significativa do futebol feminino dentro do clube, a diretoria criou uma “nova roupagem” com uma identidade visual diferenciada e denominado como espaço #RespeitaAsMinas, como uma forma de homenagear os feitos das Alvinegras dentro dos gramados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição é composta por duas paredes, sendo uma delas formada por fotos de momentos marcantes do clube e a outra destacando #RespeitaAsMinas – esta, que depois foi assinada por todas as atletas presentes na inauguração. A jogadora Vic Albuquerque mencionou a importância do reconhecimento e valorização do espaço.

“É uma honra, porque a gente vê a história sendo escrita e ela vai sendo contada através das coisas que a gente vê aqui no Memorial. Ter um espaço maior significa que a gente tem feito história, mais títulos, mais coisas para contar. É muito importante, porque futuramente podemos voltar aqui e ter nossas memórias gravadas”, falou Vic Albuquerque.

Aproveitando a estrutura do Centro de Treinamentos Joaquim Grava que é conceituado como um dos melhores do país, o Corinthians mudou os conceitos com uma nova filosofia focado no desenvolvimento futebol feminino. O departamento responsável pela categoria passou a procurar nomes com potencial para o futebol com o intuito de tornar o Alvinegro uma equipe competitiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desempenho do Timão despertou o interesse em vários setores, dentro e fora do clube, fomentando jogos do time através de ações de marketing por meio das mídias e redes sociais. A consequência disso foi um aumento no investimento financeiro do futebol feminino com o suporte de apoiadores e patrocinadores além de investimento nas categorias de base feminino, fazendo com que as Brabas quebrassem vários recordes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde de que reativou o departamento da categoria feminina em 2016, na época em parceria com o Audax, em pouco tempo, o Corinthians se tornou referência no país. Ao todo a agremiação soma um total de 14 títulos, são eles:

3 Campeonatos Paulistas (2019,2020,2021); 1 Copa Paulista (2022); Copa do Brasil (2016); 2 Supercopas do Brasil (2022,2023); 4 Campeonatos Brasileiros (2018,2020,2021 e 2022) e 3 Libertadores da América (2017, 2019, 2021).

A atleta Gabi Portilho enalteceu as conquistas como uma forma de legado que será deixado para as futuras gerações que venham a defender o clube. “É muito importante para o futebol feminino. Então, acho que eu fico muito feliz, me sinto muito gratificante por ter isso aqui e por ter a nossa história contada, porque é um planejamento que vem de anos atrás. Mostrar isso, as nossas vitórias… Quando as meninas (mais novas) verem isso, vão olhar para gente e querer sempre mais”, expressou Gabi Portilho.

Futebol/Futsal Feminino de MS se renova com as categorias de base

O projeto de futebol e futsal feminino do Operário Futebol Clube começou em 2021 e em pouco tempo o Galo se tornou uma força na categoria feminina no estado de Mato Grosso do Sul. Desde o ano passado o Operário firmou uma parceria com o Douradina Esporte Clube para as disputas das competições de futsal, em contra partida as mesmas atletas atuariam defendendo as cores do Alvinegro nas competições de futebol de campo.

Em pouco mais de 3 anos de projeto, sob a direção do diretor Edgar Nazareth, o time feminino conquistou o Bicampeonato Estadual (de futebol e futsal), uma Copa Integração de Futsal Feminino e uma taça dos Jogos Abertos de Campo Grande (futsal). Dentro dos gramados no âmbito nacional, o Operário disputou por 2 anos consecutivos o Campeonato Brasileiro da Série A3, enquanto que nas quadras, as meninas do Galo foram semifinalistas da Copa do Brasil 2021 e 2022 (e podem repetir o feito esse ano) além de participações na Taça Brasil e na Supercopa do Brasil, dois dos torneios mais importantes do país.

Campeonato Estadual de Futsal Feminino Sub-20

Realizada nos dias 21 a 23 de julho no Ginásio Poliesportivo de Aquidauana, o Campeonato Estadual de Futsal Feminino contou com 4 times selecionados em uma única chave na categoria sub-20. O grupo A contou com a participação do Operário/DEC, Funec CFC de Corumbá, além das agremiações locais, Hórus e CRA.

Final

A grande decisão do Campeonato Estadual marcou o encontro dos dois primeiros colocados do Grupo A. Com 100% de aproveitamento o DEC/Operário terminou a primeira fase na liderança da chave, enquanto que o CRA Aquidauana ficou com a segunda posição com 6 pontos.

Apesar da vitória convincente por 6 a 2 na estreia do torneio justamente contra o próprio CRA, as operarianas começaram estudando o adversário, mas acabaram surpreendidas ainda no começo da decisão, com um erro na saída de bola em que Esthefany Dias, aproveitou e abriu o placar para os donos da casa, 1 a 0 CRA Aquidauana. Com o gol marcado no início, o CRA se fechou na defesa explorando os contra-ataques e continuou jogando no erro do DEC/Operário. Daí para frente a decisão ficou aberta, com chances dos 2 lados e tendo como grandes destaques em boa parte do jogo as goleiras dos 2 times.

O Alvinegro tendo como característica a posse bola continuava jogando o seu melhor futsal apresentado durante todo o torneio, mas acabava parando na forte marcação das anfitriãs e na partida inspirada da goleira Andressa que estava disposta parar as principais jogadoras operarianas. Faltando pouco mais de 2 minutos para o fim da partida, Duda Senna recebeu na entrada da área e tentou uma inversão de bola, Camila interceptou, mas o toque acabou deslocando a goleira Andressa, deixando tudo igual.

A partida foi para prorrogação com as duas equipes criando chances, até que na bola parada, aos 3 minutos do primeiro tempo, Geovana cobrou falta curta para Duda Senna bater cruzado no canto da goleira Andressa, fazendo o 13 gol dela na competição 2 a 1 DEC/Operário. Mas do outro lado tinha um adversário aguerrido e o melhor da final ficaria mesmo para o fim.

Faltando pouco mais de 42 segundos, Rayka cobrou tiro de canto pelo lado esquerdo, Mirella girou para cima da marcação e tocou para Camila chutar na saída de Ana Beatriz para se redimir do gol contra no tempo norma e deixar tudo igual, 2 a 2. Logo após a saída de bola, as operarianas não se afobaram na hora de tocar a bola e depois de uma triangulação envolvendo Geovana, Duda Senna e Suzy, a camisa 11 teve a frieza para limpar a marcadora antes de bater colocado e fazer o gol do título, DEC/Operário Campeão Estadual de Futsal Feminino Sub-20.

Após a decisão eletrizante, a técnica Mirella Simas capitã da equipe profissional que comandou o time na competição, falou como foi a montagem do grupo para o Estadual da categoria.

“Tem que ter paciência um pouquinho (com as atletas que vieram do Clube Atlético Santista) elas estão migrando agora do campo para o futsal, é totalmente diferente. Nós tivemos apenas uma semana de trabalho, nós começamos o projeto agora do nada. Era um projeto que eu queria começar a muito tempo, mas falta um pouquinho de incentivo, mas era um sonho trabalhar com a base. Estamos começando agora e já estamos com o sub-14 já temos 7 atletas no sub-14 e foi um pontapé bom esse título”, ressaltou Mirella.

Carol falou como pretende contribuir na continuidade do projeto das categorias de base do futsal feminino do DEC/Operário. “Agora vamos começar um projeto com a base, separar as meninas por categorias e começar os treinos, o projeto já começou com o pé direito, sub20 sendo campeão de forma invicta do estadual.  Estarei junto com a Mirella a frente do projeto de base, esperamos o apoio de todos, para que a gente consiga aos poucos preparar essas meninas para algo maior, competições nacionais e muito mais”.

Com o título invicto do Campeonato Estadual Feminino de Futsal Feminino Sub-20, o DEC/Operário garantiu uma vaga para a disputa da Taça Brasil da categoria. Com a conquista, as meninas do Galo “escrevem” um novo capítulo na história vitoriosa do futebol feminino do clube que agora pensa em um projeto de renovação de atletas já que também volta as suas atenções para as categorias de base. Com o troféu em mãos, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube volta a suas atenções para o segundo embate da Copa do Brasil de Futsal Feminino Profissional Divisão Especial, contra a SERC/UCDB no próximo sábado (29) às 19h (horário local) no Ginásio Guanandizão precisando vencer o clássico local para levar o duelo para a prorrogação.

Fonte: Portal Meu Timão

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...