Nesta quarta-feira (22) foi realizada a abertura oficial da Seletiva Nacional Gymnasiade de Judô. A Delegação Sul-Mato-Grossense encerrou o primeiro dia de disputas conquistando um total de três medalhas de ouro (duas no masculino e uma no feminino) uma prata (feminino) e uma de bronze (feminino).
Série Ouro
Masculino
Andrey da Silva Kuttert da Escola Estadual Edson Bezerra de Itaporã fez bonito no ginásio de esportes Constâncio Vieira em Aracaju – SE. O judoca foi o grande destaque da equipe masculina e faturou o título na série ouro na categoria – 50kg superando Marcos Matos Filho do Mato Grosso.

Andrey foi o primeiro atleta sul-mato-grossense a garantir vaga no Gymnasiade 2022 e fez questão de agradecer a todos que participaram do sua trajetória incluindo a Federação Escolar de Esportes de Mato Grosso do Sul (FEEEMS) pela oportunidade de poder competir na Seletiva Nacional Gymnasiade.

Série Ouro – Final
Feminino
Letícia Vieira Sarubbi Mariano da Escola Estadual 11 de outubro de Campo Grande ficou muito perto de carimbar o passaporte para a França. A estudante-atleta chegou na grande final da série ouro na categoria – 52kg.

A grande decisão foi contra Fabiana Pires do Distrito Federal e após um embate muito equilibrado, nenhuma das duas competidoras conseguiu pontuar e a luta foi para o golden score. A atleta do MS tentou uma postura mais agressiva diante da adversária, mas a falta da definição nos ataques, culminou com acúmulo de três shidos levando ao hansoku-make (desclassificação), ficando com a medalha de prata e o vice-campeonato.

Semifinal
Na semifinal da categoria – 40 kg, Jussara Santos da Escola Estadual Lino Villacha de Campo Grande não conseguiu chegar na grande final da classe principal. A judoca acabou perdendo para Raissa de Campos de Santa Catarina e terminou na terceira posição com a medalha de bronze na Série Ouro.

Série Prata
Masculino
O atleta Geovani Vascão Ferreira da Escola Estadual Adventor Divino de Almeida de Campo Grande chegou nas quartas de final da categoria -60 kg na série principal, mas acabou derrotado por Adriel Silva do Rio Grande do Sul. Com a eliminação, Geovani competiu na série prata, no primeiro combate, vitória sobre David John do Amazonas e na finalíssima Geovane superou Marcelo Oliveira do Sergipe e subiu no lugar mais alto do pódio na subcategoria prata, terminando com a 5ª posição no quadro geral.

Série Bronze
Feminino
Depois de ser desclassificada na fase inicial da categoria – 44 kg pela atleta Ana Kamily Maia da Silva do Ceará, Maria Clara Barbosa Gomes da Escola Estadual Antônio João Ribeiro de Itaporã foi competir na subcategoria bronze. Ana levou a melhor sobre oponente Mariane Camargo de Rondônia e no último e decisivo confronto, conseguiu um novo triunfo desta vez sobre Maria Eduarda do Piauí e garantiu mais uma medalha dourada para o estado de Mato Grosso do Sul.
