Na próxima segunda (14) a Delegação Sul-Mato-Grossense de Tênis de Mesa embarca rumo a Aracaju – SE para a disputa da Seletiva Nacional Gymnasiade. Ao todo 11 integrantes vão representar o estado incluindo os 8 atletas divididos igualmente no masculino e no feminino.
A Seletiva Estadual Gymnasiade de Tênis de Mesa foi realizada pela Federação Escolar de Esporte de Mato Grosso do Sul (FEEMS) nos dias 29 e 30 de janeiro. Foram 17 participantes (8 no feminino e 9 no masculino) e apenas os 8 melhores do torneio (4 de cada gênero) garantiram vaga na etapa nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa foi organizada pela FEEMS e contou com o patrocínio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF).
A equipe completa da Delegação de Tênis de Mesa além do chefe da delegação Jonattan da Silva Mosciaro embarcam nas primeiras horas da segunda (14) saindo de Campo Grande às 03h30 (horário de Brasília) com previsão de chegada na capital sergipana às 14h40 (horário de Brasília).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a lista de atletas e treinadores que vão representar o MS na Seletiva Nacional Gymnasiade:
Masculino
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Feminino
Veja os detalhes da organização do campeonato de Tênis de Mesa
Abertura
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na terça (15) será iniciado as disputas do tênis de mesa reunindo um total de 159 mesa-tenistas (70 no feminino e 89 no masculino). Durante o período da manhã, das 08h às 12h (horário de Aracaju), começa o torneio feminino com 102 partidas divididos em 16 grupos com 4 atletas e outros 2 com 3 atletas. Das 14h às 19h (horário de Sergipe) será aberto o torneio masculino com 129 jogos com um chaveamento composto por 20 grupos de 4 atletas e mais 3 chaves com 3 competidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sorteio
Antes da abertura oficial, será realizado um sorteio tanto no masculino quanto no feminino que será feito de forma aleatória. Segundo o regulamento, se o atleta for sorteado no mesmo grupo de outro atleta de seu estado, o competidor automaticamente será colocado na posição seguinte das chaves, para evitar o cruzamento de representantes do mesmo estado.
Chave Ouro e Chave Prata
Os 2 primeiros colocados de cada chave garantem vaga na série ouro e os demais disputam a série prata que será realizada no dia seguinte. No feminino a série ouro terá chaves pré-definidas com 36 participantes com (12 chaves de 3). A série prata terá 34 integrante em confrontos pré-determinados no sistema eliminatório. Para efeitos de premiação o terceiro colocado (medalha de bronze) na série prata será o atleta que perdeu na semifinal para Campeão.
O masculino também terá chaves pré-definidas na série ouro com 46 participantes sendo catorze chaves de três e uma chave de quatro. A série prata vai adequar o mesmo sistema mata-mata com embates pré-determinados de 43 estudantes-atleta. Para efeitos de premiação o terceiro colocado da série prata (medalha de bronze) será o atleta que perdeu na semifinal para Campeão.
Nas duas categorias, classificam-se para a série ouro os primeiros colocados de cada grupo que será disputado em 5 sets na quinta-feira (17). No feminino a etapa final vai contar com 4 grupos de 3 atletas e o campeão de cada chave estará automaticamente pré-convocado para Gymnasiade. No masculino a fase final terá três grupos com quatro atletas e um chave de três atletas. O campeão de cada chave estará automaticamente pré-convocado para a etapa internacional.
Considerada uma das mais importantes competições do calendário esportivo nacional, a Seletiva Nacional do Gymnasiade é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e reúne diversos estudantes-atletas de todo o país.