Nesta quarta-feira (4) às 19h (horário de MS) no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, em Campo Grande, a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco (SERC/UCDB) enfrenta Taboão Magnus em partida válida pela semifinal da Copa do Brasil de Futsal Feminina. As salesianas que colocaram o nome de Mato Grosso do Sul entre os quatro melhores do torneio (é a terceira vez consecutiva para o estado) ainda conseguiram a inédita vaga para as quartas de final da Liga Feminina de Futsal (LFF). O adversário das duas competições de mata-mata é o mesmo e o primeiro confronto eliminatório pela LFF também será em Campo Grande já na sexta-feira (6).
A SERC/UCDB começa o mês de outubro com uma “pesada” maratona de jogos decisivos que se inicia hoje (4) com a partida de ida da semifinal da Copa do Brasil contra Taboão Magnus. O grupo de atletas chega com moral e vai em busca da inédita vaga na final, depois de garantir a classificação diante do Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube em dois embates emocionantes (empate em 3 a 3 na ida e vitória por 3 a 1 na volta).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O técnico da SERC/UCDB, Nando avaliou o desempenho da equipe nos dois clássicos das quartas de final da Copa do Brasil. “O nosso rendimento, nos dois jogos contra o Operário foram bons. A gente não sentiu o desgaste físico nos jogos contra o Operário por que são jogos aqui em Campo Grande, podemos contar com pelo menos 12 atletas, então dá para você suprir. Você baixa os minutos em quadra, mas você aumenta a eficiência do jogo. Eu acredito que a gente jogou bem e não se incomodou com a torcida (do DEC/Operário), antigamente o emocional pesava muitos nesses jogos. A gente conseguiu impor o nosso jogo e não demos mais chances para eles marcarem mais gols e tentarem surpreender o nosso time”, explicou Nando.
No sábado (7), as salesianas jogam a final dos Jogos Abertos de Campo Grande. Atual campeã, a Serc/UCDB entra em quadra às 19 horas, no Ginásio Guanandizão, contra o Comercial/Sefac.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na próxima semana, o plantel viaja até Taboão da Serra – SP onde encarra o time da casa no duelo de volta, agendado para o feriado de 12 de outubro, quinta-feira, às 17h30 (horário de Brasília) no Ginásio Poliesportivo José de Sousa Sobrinho, Zé do Feijão. Há pouco mais de um ano, as agremiações se enfrentaram no Ginásio Guanandizão em um duelo de “tirar o fôlego” pelas quartas de final da Copa Mundo do Futsal Feminino que terminou com vitória de Taboão por 2 a 0. Atuar contra grandes oponentes é um dos pontos importantes para desenvolver a competitividade e o rendimento de uma equipe que acaba ganhando cada vez mais “casca” com “jogos deste calibre”.
“Sempre ajuda tá jogando em alto nível, por que a cabeça fica mais forte. Realmente o mental fica mais tranquilo, por que nos jogos a pressão é muito grande, ainda mais, quando a gente faz jogos fora (de casa), onde os times são fortes e a torcida sempre está apoiando colocando pressão em cima. Então, com certeza prepara mais o time, além do fato de estarmos jogando mais vezes” lembrou Nando após a classificação para semifinal da Copa do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de viajar para o interior de São Paulo, a SERC/UCDB volta a encarrar Taboão/Magnus, jogando novamente na Capital, mas, mudando o foco, para a primeira partida das quartas de final da Liga que será realizada nesta sexta-feira (6) às 19h (horário de MS) no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. O local que foi palco da abertura da LFF em abril desse ano, também marcou o último encontro entre os dois times. Na oportunidade, Taboão que era mandante na tabela jogou em solo campo-grandense (ou seja, na prática, foi invertido o mando de quadra) e venceu por 4 a 2.
Aliás, a última rodada da primeira fase da LFF foi decidida somente nos últimos instantes, com o termino do último jogo. Para chegar nas quartas, a SERC/UCDB precisava vencer a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal/Associação do Pessoa da Caixa Econômica Federal (ADEF/APCEF) e ainda torcer por uma combinação de resultados. Diante do seu torcedor, a SERC/UCDB fez o dever de casa e bateu a ADEF/APCEF por 3 a 2 com gols de Maysa, Thaís Fragoso e Jana para as mandantes e Leti Bittar e Cecys para as visitantes.
No entanto, as jogadoras só puderam de fato comemorar o triunfo após o apito final, quando receberam a notícia do empate entre Unidep/Pato Branco (PR) e Leoas da Serra (SC) em 2 a 2. Com o resultado a SERC/UCDB chegou ao mesmo número de pontos das Leoas, mas como o primeiro critério de desempate era o confronto direto, as sul-mato-grossenses garantiram a classificação heroica para as quartas. A capitã Bruninha falou sobre a expectativa do elenco e como foi feita a preparação para os dois compromissos desta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A nossa expectativa em relação aos jogos da Copa do Brasil e da Liga é a melhor possível. Tentar fazer dois grandes jogos aqui na nossa casa para poder decidir lá, na casa delas, com mais tranquilidade. Treinamos bastante, com treinamentos físicos, técnicos, táticos com jogadas ensaiadas. Estudamos bastante a equipe delas que é uma equipe muito renomada e é a grande favorita e tentamos entender o esquema tático e o Nando de acordo com isso, nos preparou pra que a gente pudesse fazer um bom jogo aqui com ajuda da nossa torcida, tentar sair com a vitória para poder alcançar a tão sonhada classificação. Acredito que estamos bem preparadas, focadas, concentradas e com muita vontade de poder fazer belos jogos e se Deus quiser sair com a vitória”, ressaltou Bruninha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Facilitando a logística do clube na questão do deslocamento até a cidade paulista, o confronto de volta das quartas de final da LFF acontece dois dias após a partida de volta da Copa do Brasil, no sábado (14) às 15h (horário de Brasília) no Ginásio Zé do Feijão. Após entrar em quadra e decidir o futuro de MS nas duas competições, parte do grupo segue na estrada para participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s) em Joinville-SC que previsto para acontecer entre os dias 15 a 22 desse mês. Vale lembrar que as salesianas já foram duas vezes vice-campeãs universitárias, em 2015 e recentemente em 2021.