Nesta quarta (23) é celebrado o dia Mundial do Desporto Olímpico, em homenagem à criação do Comitê Olímpico internacional. A instituição foi fundada no dia 23 de junho de 1894 e dois anos mais tarde seria responsável pela criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em comemoração a esta data vale destacar a trajetória de um dos representantes de MS, reconhecido como um dos principais nadadores do Brasil.
Leonardo Gomes de Deus, nasceu Campo Grande e é integrante da delegação brasileira desde 2010. O atleta vai competir nas Olímpiadas de Tóquio no mês que vem, na prova que é a sua especialidade, os 200m borboleta. A vaga foi confirmada na Seletiva Olímpica disputada em abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro com o tempo de 1min56seg01. Com o objetivo de atingir o índice o nadador se dedicou intensamente aos treinamento e precisou se afastar da família por 8 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O campo-grandense participa pela 3 ª vez consecutiva da competição e vai em busca da tão sonhada medalha olímpica. Durante a edição do Rio 2016, o sul-mato-grossense quebrou o recorde brasileiro nos 200 metros nas eliminatórias, mas no fim ficou com a 13 ª posição do quadro geral.
Em 2019 no Pan-Americano de Lima no Peru, Léo de Deus se tornou o primeiro tricampeão dos 200m borboleta da história. Os números comprovam porque ele é considerando um dos principais nadadores do Brasil, com experiência e versatilidade para concorrer em vários estilos dentro da piscina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cada ano, o atleta coleciona recordes, medalhas e conquistas, além do destaque nas disputas coletivas. No currículo ele ainda conta com uma marca expressiva nos 200 metros livres, com o seu time batendo o recorde mundial, com um tempo de 6m46s81 no Campeonato Mundial de Piscina Curta de 2018. Com esse tempo, o nadador garantiu a medalha de ouro no revezamento 4 x 200 com a equipe formada por Luiz Altamir Melo, Fernando Scheffer, Leonardo Coelho Santos e Breno Correia pela sua participação na fase eliminatória.
No Japão, Léo pretende fazer história e atingir as marcas que não alcançou no Rio de Janeiro, há quatro anos. Com um ano a mais de preparação para o torneio, o objetivo é chegar até as finais pensando em subir ao pódio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O representante de MS tem a expectativa de atingir os resultados almejados por todo atleta de alto rendimento, para garantir uma vaga entre os melhores, escrevendo de vez o seu nome na história do esporte mundial.