22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 abril, 2024

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube

Em parceria com o Douradina Esporte Clube, o Operário vai receber crianças e jovens de 4 a 20 anos para dar início as atividades nas categorias de base masculina e feminina a partir desta semana

Nessa semana será inaugurada a Escolinha de Futsal do Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube. Segundo o cronograma divulgado nas redes sociais do clube, as atividades começam nesta segunda-feira (7), a partir das 14h, no Centro de Treinamento do DEC/Operário, localizado na avenida Aero Clube, 126 no bairro Vila Sobrinho. O CT vai abrigar as categorias de futsal de base do masculino (de 4 a 15 anos) e feminino (de 12 a 20 anos). O lançamento acontece justamente no mês de aniversário do Operário Futebol Clube que completa 85 anos de história no próximo dia 21.

Projeto Futebol/Futsal do Operário

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas últimas temporadas, sob o comando do técnico Luís Gustavo, o Operário Futebol Clube não vem medindo esforços para desenvolver o futsal de base do clube. Em pouco mais de 2 anos de trabalho, desde que a modalidade foi implantada pelo diretor do Operário, Edgar Nazareth, o Operário vem “colhendo frutos”, com a criação de parcerias e a formação de atletas e times que trouxeram conquistas inéditas para a galeria de troféus da agremiação.

TIC TAC/Operário

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira parceria firmada pelo Operário com o intuito de revelar novos talentos para as categorias de base do futsal e posteriormente para o futebol de campo, surgiu com o Colégio TIC TAC, em setembro de 2021. Visto como uma das grandes potencias do futsal de base do estado, o Colégio TIC TAC aceitou usar o nome da instituição de ensino em conjunto com o Operário para disputas das principais competições de futsal e futebol de campo nas categorias sub-13 a sub-14 (hoje sub-15) masculino.

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
TIC TAC Operário Vice Campeão do Troféu Brasil de Futsal 2021. Foto: Divulgação/OFC.

Tendo em vista o calendário de 2023, o clube promoveu em fevereiro, a chamada Seletiva do Galo para fazer avaliações de novos atletas, pensando em agregar mais jogadores para o elenco da categoria. Nesse período, o treinador Luís Gustavo avaliou como positivo o trabalho feito nas categorias de base desenvolvido em parceria com o Colégio TIC TAC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com essa garotada do sub-15 está sendo muito bom. Eles são os atuais campeões do Estadual de Futsal e em 8 campeonatos, chegaram em 8 finais, sendo campeões em 6 e vice em 2. O desenvolvimento desse time sub-15 está sendo muito alto, esse ano é onde eles estão criando essa evolução e vão em busca da afirmação no campo, assim como eles já tem afirmação no futsal. A ideia é ter a mesma qualidade que temos no futsal no campo também e a gente espera que vai ser um ano muito produtivo. No ano passado, no Estadual de campo, no sub-13 já mostramos uma grande evolução, estamos numa crescente muito boa com essas categorias, então a gente espera manter o nível e só evoluir”, lembrou o técnico.

Já na categoria adulta, o Galo conquistou o Bicampeonato Estadual Feminino (no futebol e no futsal), uma Copa Integração de Futsal Feminino e ainda duas taças dos Jogos Abertos de Campo Grande (uma no masculino e outra no feminino).  Dentro dos gramados no âmbito nacional, o Operário disputou por 2 anos consecutivos o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A3, enquanto que nas quadras, as meninas do Galo foram semifinalistas da Copa do Brasil em 2021 (quarto lugar) e 2022 (terceiro lugar), sendo ainda, semifinalistas da Supercopa do Brasil de 2023, além de ter participado da Taça Brasil (em 2022 e 2023). Com todos esses feitos e participações significativas, o Operário se tornou uma das referências do estado de Mato Grosso do Sul no futsal, em especial, na categoria feminina.

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Asas F.C/Operário Campeão dos Jogos Abertos de Copa Campo Grande. Foto: Rodrigo Moreira/OFC.

Desde o ano passado, o Operário acertou uma parceria com o Douradina Esporte Clube para as disputas das competições de futsal e futebol feminino. Apesar de ter conseguindo repetir as façanhas de 2021, mesmo com o “desmanche” da equipe no segundo semestre de 2022, o Alvinegro ainda não havia conseguido implantar um projeto “piloto” de futsal de base na categoria feminina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um novo ciclo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segundo semestre desse ano marcou o fim do ciclo do treinador Luís Gustavo a frente do Colégio TIC TAC, logo após o termino da 26ª Taça Brasil de Futsal Sub-15 Masculino Divisão Especial. O comunicado foi feito pelo próprio técnico por meio da rede social da equipe.

“A vida é feita de ciclos, leva tempo para aprender isso, pra entender que até o pra sempre e o eterno, em algum momento chega ao fim e que isso não é negativo, nem ruim, é parte do processo da vida. A cada ciclo que vivemos aprendemos coisas…”, lembrou Luís.

O treinador fez questão agradecer a todos que lhe deram a oportunidade de trabalhar na instituição e fizeram parte da sua caminhada durante o período de quase uma década em que esteve sob o comando do time. “Encerro meu ciclo a frente do time de futsal do Colégio TIC TAC, foram anos de batalhas, sofrimento e muitas alegrias, entre elas 3 títulos estaduais e 3 Taças Brasil, fora os títulos municipais. Com toda certeza, saio de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido. Agradeço a todos que estiveram comigo nesses longos 8 anos, a confiança de todos os pais que passaram nesse tempo, aos atletas e principalmente a Tia Solange que abriu as portas e me depositou sua confiança para poder conduzir o meu trabalho. Simplesmente, obrigado!!!”, agradeceu Luís.

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Sub 14 do TIC TAC Operário 2021. Foto: Davi Cenciarelli/OFC.

Luís Gustavo explicou que o principal motivo de sua saída, foi por ter tido a oportunidade de arrendar um espaço ao lado do diretor do Operário, Edgar Nazareth, para criar a Escolinha do DEC/Operário. Com a ideia de manter o entrosamento dos times sub-13 e sub-15, o treinador manteve os mesmos atletas que estiveram junto com ele no Colégio TIC TAC (mesmo após a sua saída), vestindo a camisa operariana. 

Em busca de novos desafios, o treinador assumiu a responsabilidade de algumas das categorias de base do clube, mas segue como técnico principal da categoria adulta feminina, no projeto da Escolinha de Futsal do DEC/Operário. Luís Gustavo falou sobre a expectativa para o início das atividades para ele e sua comissão técnica e explicou como ficou defiida a situação da parceria com o Colégio TIC TAC. 

“A expectativa é grande, que o projeto lote de meninos e meninas e consigamos dar continuidade nele, pois tem tudo para dar certo. Sub-15 ainda continua com a parceria (com o Colégio TIC TAC), até o final do ano, pois metade do time é bolsista na escola, então nos campeonatos de futsal sub 15, ainda ira aparecerá como TIC TAC/Operário, mas nas demais categorias, somente como DEC/Operário. Eu ficarei a frente das categorias sub 4 ao sub 15 masculino e adulto feminino ao lado do Welferson Nenê (auxiliar técnico); Marcelo Cruz (fisioterapeuta) e Wesley Felipe (preparador de goleiros)”, explicou Luís.

A principal novidade da escolinha será a inserção da categoria feminina (do sub-12 ao sub-20) para dar mais fôlego, suporte e renovação para equipe profissional nos próximos anos. Para comandar os treinamentos do time feminino a comissão técnica ficou definida com: Mirella Simas, treinadora; Carol dos Santos, auxiliar técnica; Marcelo Cruz, fisioterapeuta e Wesley Felipe na função de preparador de goleiros.

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Cronograma da Escolinha de Futsal do DEC Operário. Foto/Arte: Divulgação – DEC/Operário.

A capitã da equipe feminina adulta, Mirella Simas que montou e comandou o elenco para a disputa do Campeonato Estadual de Futsal Feminino Sub-20, falou que todo o trabalho começou de repente e que é preciso ter um pouco de cautela com as meninas nesse início de trabalho.

“Tem que ter paciência um pouquinho (com as atletas do sub-20 que vieram do Clube Atlético Santista) elas estão migrando agora do campo para o futsal, é totalmente diferente. Nós tivemos apenas uma semana de trabalho, nós começamos o projeto agora, do nada. Era um projeto que eu queria começar a muito tempo, mas falta um pouquinho de incentivo, mas era um sonho trabalhar com a base. Estamos começando agora e estamos com o sub-14, já temos 7 atletas no sub-14”, lembrou Mirella após a final do Campeonato Estadual de Futsal Sub-20.

A auxiliar técnica Carol também falou como pretende contribuir na continuidade do projeto das categorias de base do futsal feminino do DEC/Operário. “Agora vamos começar um projeto com a base, separar as meninas por categorias e começar os treinos, o projeto já começou com o pé direito. Estarei junto com a Mirella a frente do projeto de base, esperamos o apoio de todos, para que a gente consiga aos poucos preparar essas meninas para algo maior, competições nacionais e muito mais”, avaliou Carol.

Confira o cronograma de treinamentos divididos por categorias no CT do DEC/Operário

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Cronograma da Escolinha de Futsal do DEC Operário de segunda a quarta-feira. Foto/Arte: Divulgação – DEC/Operário.
Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Cronograma da Escolinha de Futsal do DEC Operário de quinta a sexta-feira e treinamento específico para goleiros. Foto/Arte: Divulgação – DEC/Operário.

A base vem forte

Feminino sub-20 – Futsal

No mês passado, o DEC/Operário conquistou o título invicto do Campeonato Estadual de Futsal Feminino Sub-20 e garantiu uma vaga para a disputa da Taça Brasil da categoria. Detentoras da melhor defesa e do melhor ataque da competição, as operarianas venceram os 4 jogos disputados no torneio tendo feito 19 gols e sofrendo apenas 6. Com a conquista, as meninas do Galo “escrevem” um novo capítulo na história vitoriosa do futsal feminino do clube que agora pensa em um projeto de renovação de atletas já que também volta as suas atenções para as categorias de base.

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Elenco do DEC/Operário Campeão do Campeonato Estadual Feminino Sub-20 Foto/ Arte: Divulgação/OFC.

Sub-15 – Triunfos e classificações no futebol de campo

O final de semana foi marcado por vitórias e classificações importantes com a equipe sub-15 do Operário. O Alvinegro fez bonito dentro dos gramados e avançou para reta final em duas competições diferentes. No sábado (5), as crias do Galo bateram o Treinamento e Acompanhamento de Atletas no Futebol (TAAF) pelo placar de 3 a 0 em partida válida pelas quartas de final da Copa Campo Grande. Ítalo, Cristiano Ronaldo e Hugo marcaram os gols que carimbaram a vaga operariana para a semifinal.

Nesse domingo (6), o Operário voltou a campo para disputa da Copa Asas do Futuro e com gols de Hugo, Pedrinho, Ítalo e Paulinho superou o Grêmio Santo Antônio (GSA) pelo placar de 4 a 0 e assegurou a classificação para as quartas de final do torneio.

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Time sub 15 reunidos durante a Copa Asas do Futuro. Foto: Divulgação/OFC.

Sub-13 – Estreia com vitória na Copa Pelezinho (futsal)

No sábado (5), a equipe sub-13 do Operário mostrou sua força e estreou com vitória na Copa Pelezinho. Os garotos do Galo não “sentiram a pressão” dentro de quadra e golearam o Bandeirantes pelo placar de 6 a 0 com gols assinalados por Enzo (2), Matheus, Lucas Wilsinho, Daniel e Fernandinho.

Escolinha de Futsal do Operário será inaugurada no mês de aniversário do clube
Operário sub 13 Estreia na Copa Pelezinho 2023. Foto: Divulgação/OFC.

Competições em andamento – Futebol de Campo (sub-13 e sub 15)

Copa Campo Grande – Semifinal (sub-13 e sub-15)

Copa Asas do Futuro – Quartas de final (sub-13 e sub-15)

Copa Ramão Pereira – Primeira Fase (sub-13 e sub-15)

Próximas competições – Futebol de Campo (sub-13 e sub 15)

Campeonato Estadual Sub 15 – Estreia marcada para o dia 12 de agosto contra o Vitória.

Brasileirinho (disputada em Minas Gerais) – sub 15 (a definir)

Copa Nova Cup (Nova Andradina-MS) – sub-13 e sub-15 (a definir).

Competições em andamento – Futsal

Copa Pelezinho – Primeira fase (sub-15)

Próximas competições – Futsal (sub-13 e sub 15)

Campeonato Estadual Sub 13 – (De 7 a 10 de setembro)

Campeonato Estadual Sub 14 – (início em novembro)

Copa News Sports – (a definir)

Copa Bayern – (a definir).

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...