No último sábado (12) no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, o Fluminense Football Club (RJ) venceu o Sport Club do Recife/Instituto Todos (PE) pelo placar de 3 a 1 e conquistou o título da 1ª Taça Brasil de Clubes Sub-8 de Futsal Masculino – Divisão Especial. A partida vista como uma revanche para o Tricolor das Laranjeiras que havia perdido para o Rubro-Negro por 5 a 4 na primeira fase.
De um modo geral, a grade decisão foi equilibrada e decidida nos detalhes. No primeiro tempo, após uma cobrança de tiro de canto ensaiada do lado esquerdo, Douglas apareceu com “presença de área”, dividiu com o marcador e mandou para o gol, 1 a 0 Fluminense que levou a vantagem para os vestiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na volta do intervalo, o Sport foi com tudo para o ataque em busca do empate, Thallis roubou a bola no meio da quadra, fez uma bela jogada individual passando pela defesa adversária e desferiu um chute na ala esquerda no ângulo do goleiro Luís Felipe, 2 a 0 Fluminense. Na metade da segunda etapa, Ícaro, o “menino dos olhos de Deus”, armou o contra-ataque tocando para Kaio “Esquerdinha da Ilha” chutar cruzado na saída de Santoro para diminuir e fazer o décimo primeiro gol do artilheiro do torneio, 2 a 1.
Na reta final, o Leão seguiu propondo o jogo, mas, novamente, acabou castigado pela bola parada do Fluzão. Galvão cobrou lateral pela direita direto para área, Douglas desviou de cabeça e mandou para o gol, dando números finais a partida, 3 a 1. Fluminense Campeão da Taça Brasil de Futsal Sub-8 Masculino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Classificado apenas como um dos melhores terceiros colocados por índices técnicos, o Tricolor Carioca se superou e deu a volta por cima nas fases decisivas. “Foi uma campanha de superação, com jogos duros, mas conseguimos ser campeões. Esses garotos correram muito e se doaram em quadra durante essa semana”, enfatizou o técnico do Fluminense, Rodrigo Luiz Duarte.
A 1ª Taça Brasil de Clubes Sub-8 de Futsal Masculino – Divisão Especial foi organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e contou com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), em parceria com a Fundação de Esportes de Campo Grande (FUNESP) e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participaram da disputa as seguintes agremiações: Goiás Esporte Clube (GO), Associação de Esportes e Centro de Treinamento Bugre do Oeste (SC), Círculo Militar de Fortaleza (CE), Clube do Remo (PA), Escolinha de Futsal São Joseense Carvalhos (PR), Benfica Futsal Clube/Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) (PB), Associação Atlética Balsas Futsal (A.A.B.F)/Maranhão Futsal (MA), Abílio Nery Esporte Clube (ANEC)/HR Amazonas (AM), além dos dois representantes de Mato Grosso do Sul, a Associação Atlética Escolinha do Pezão (A.A.E.P)/Bayern e a Associação Atlética Pelezinho.
As duas equipes de MS se enfrentaram na fase de quartas de final e o Bayern levou a melhor, vencendo pelo placar mínimo com um golaço marcado em cobrança de falta batida de trás do meio da quadra, pelo camisa 10, “Mini Messi”. Com a vitória, o time sul-mato-grossense avançou para as semifinais e terminou sua participação com o quarto lugar na classificação geral. Ao todo, a Taça Brasil teve 25 jogos, com 175 gols marcados (média de sete gols por partida).
Para o presidente da Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul (FFSMS), Mauro Ferrari, Campo Grande já se consolidou como uma das capitais do futsal brasileiro. “Em 2023, Campo Grande é a capital do país que mais tem sediado eventos do futsal. Estamos também muito bem representados em todas as competições nacionais, Mato Grosso do Sul tem equipes na divisão de elite em todas as categorias, sempre chegando entre os melhores”, lembrou Mauro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O próximo campeonato nacional sediando em Mato Grosso do Sul será a Taça Brasil de Clubes Sub-10 de Futsal Masculino – Divisão Especial que está prevista para acontecer entre os dias 8 a 14 de outubro, mais uma vez, no Ginásio Guanandizão em Campo Grande.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Lucas Castro Assessoria/Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).