Investigado pela Polícia Civil por maus-tratos a jovens e adolescentes, o Taveirópolis abandonou nesta quarta-feira (29), o Campeonato Sul-Mato-Grossense, nas categorias Sub-17 e Sub-20. A desistência do clube foi protocolada e publicada pelo site da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul. O presidente do clube, Marcelo Pantera, nega que existam irregularidades.
Na terça-feria (28), a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente recebeu a denúncia anônima sobre maus-tratos a menores de idade, que estariam ocorrendo na sede do clube. As vítimas seriam atletas vindos de outros estados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Civil foi ao local e conversou com os funcionários responsáveis. De acordo com o registro policial, os trabalhadores que estavam no local confirmaram que o presidente do Taveirópolis teria captado cerca de 30 jogadores, com idades entre 15 e 20 anos, para a disputa do estadual.
Taveirópolis: Atletas passando fome
Ainda segundo os funcionários, Marcelo teria voltado para o Rio de Janeiro, onde mora, e há algum tempo parou de enviar dinheiro para pagamentos de salários e até de alimentos. Para que os atletas não passassem fome, os próprios funcionários estariam fazendo vaquinhas e pedindo doações para preparar as refeições dos garotos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitas vezes as refeições seriam servidas fora de horário, bem tarde, por causa da dificuldade em conseguir as contribuições. Ainda de acordo com a polícia, no momento que os agentes estiveram no local apenas 7 adolescentes foram encontrados, os demais teriam retornado às cidades onde moram.
Os funcionários do clube disseram à polícia não saber em qual cidade do Rio de Janeiro Marcelo está e que não há previsão que ele volte a Campo Grande. Ainda de acordo com o registro policial, os dormitórios, cozinhas, áreas comuns e demais dependências da sede do clube estavam em boas condições de higiene e limpeza.
Desistência do campeonato
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A polícia civil acionou o conselho tutelar para atendimento e encaminhamento dos jovens que permaneceram no local. Marcelo tem respondido aos questionamentos da imprensa. Ele afirma que nenhuma irregularidade foi encontrada no local e que mesmo assim os jogadores foram obrigados pelo Conselheiro Tutelar a deixarem o clube e por isso o time não tem mais condições de continuar no campeonato.
A Federação de Futebol deve divulgar a nova tabela da competição, atualizando os confrontos do Grupo B, sem Taveirópolis e apenas com Comercial, Operário e União ABC. A Polícia segue com a investigação.
Nota oficial do Taveirópolis
O Taveirópolis também publicou uma nota em suas redes sociais negando irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“NOTA OFICIAL!O Esporte Clube Taveirópolis, devido ás denuncias “anônimas” alegando maus tratos e falta de alimentação, mesmo não havendo as irregularidades das denuncias.Os jogadores do SUB-20 foram obrigados a irem embora por Ordem do Conselho Tutelar ou ficariam em abrigos, e por esse motivo PEDIMOS DESISTÊNCIA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL SUL-MATO-GROSSENSE SUB-20, por falta de jogadores a dois dias da competição.Nosso clube continuará com as portas abertas, com os Projetos Sociais, assim como as competições do grupo profissional do Clube.Segundo nosso Presidente Marcelo, ele estará disponível a prestar qualquer esclarecimento a imprensa e autoridades locais, assim que voltar de viagem fora do estado a negócios!“
+ Leia também
- Valendo vaga na Série A-2 do Brasileirão, Estadual Feminino começa em outubro
- Palmeiras busca o empate na casa do Galo e está na final da Libertadores
- Confira a lista dos campeões e vices da Copa Morena de Futsal desde 1979
- Calculadora de IMC: Você está acima do peso? Descubra qual seria o seu peso ideal
- Em Dourados, ciclistas querem unir atividade física e devoção