A partir deste ano, Mato Grosso do Sul passa a ter o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista. A celebração deve acontecer anualmente em 10 de março e será incluída no calendário oficial de eventos do estado.
O dia também é uma homenagem a acadêmica de direito Emanuelle Aleixo Gorski. Em março deste ano, a jovem ciclista foi atropelada por uma S10, na rotatória da Avenida Hiroshima com a Mato Grosso, na entrada do Parque dos Poderes. Logo após ser atingida a universitária foi diagnosticada com traumatismo craniano severo, por volta das 21h40 da noite do dia 10 e acabou falecendo uma hora depois, com apenas 21 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo da data é promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública; incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte; estimular o uso da bicicleta como atividade desportista, lazer e recreativa; sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos, dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo, sobre a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas.
Além disso deve contribuir para a mobilização em prol da ampliação da malha cicloviária no Estado, e da afirmação da bicicleta como modal integrado ao sistema de transporte; sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos sobre a prática do ciclismo como contribuição relevante à saúde pública e à sustentabilidade socioambiental e apoiar iniciativas da sociedade na área e os movimentos de cicloativismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá promover neste dia palestras educativas, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins informativos e quaisquer outras atividades capazes conscientizar e proteger os ciclistas sul-mato-grossenses.
Fonte: Fundesporte