Um jovem de Amambai batalha pelo sonho de viajar pelo mundo representando o Brasil, fazendo o que mais gosta, disputando competições de lançamento de dardo. Yuri Benites treina incansavelmente e prova que cada vez mais está no caminho certo.
O atleta do extremo sul do estado é um dos destaques do atletismo na Seletiva Estadual Gymnasiade, realizada pela FEEMS. A competição no fim de semana foi organizada em parceira com a Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Yuri é o atual Campeão Brasileiro Sub-20 no lançamento de dardo, título que conquistou em maio do ano passado, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O estudante de 16 anos é apontado como uma das principais revelações do esporte escolar. Na competição nacional ele já havia conquistado uma marca difícil de ser batida, 61 metros e 52 centímetros.
E para aumentar ainda mais a expectativa de vermos em breve Yuri em uma grande competição mundial, como Gymnasiade por exemplo, Yuri com velocidade, força e precisão, cravou a marca dos 64 metros e 33 centímetros. O garoto da Escola Municipal Guarani Kaiowá, de Amambai realmente, não está de brincadeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem viu a atuação do estudante ficou impressionado. Ele mesmo parecia surpreso com índice alcançado. “Muito emocionante. Hoje graças a Deus eu melhorei a minha marca. Me mantém mais de pé e confiante para representar MS lá em Aracaju, vou dar o meu melhor” comemora Yuri.
Em busca do alto rendimento
O caminho que o Yuri está apenas começando a trilhar é o mesmo que a maioria dos atletas de alto rendimento teve que percorrer um dia. Chegar ao topo é uma longa jornada, mas não impossível, como explica o presidente da Federação de Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul (FEEMS), Marco Aguilera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O caso do Yuri reforça aquilo que a gente sempre diz sobre a importância do esporte escolar. O Yuri é um talento, já com marcas expressivas nacionalmente. Eu tenho certeza que ele pode chegar numa seleção brasileira da categoria dele. E se continuar nesse ritmo de competição, dedicação aos treinamentos, ele consegue chegar até um atleta de alto rendimento, quem sabe um atleta olímpico. Os grandes atletas passam por esses eventos escolares, nesse nível nessa categoria, pra chegar numa categoria olímpica”.
Marco Aguilera complementa “Então daí a importância desses talentos serem buscados nas escolas, tendo as participações deles nos jogos escolares, que a gente tem promovido. Então a gente tem o Yuri como um diamante que precisa ser lapidado, claro, tá em formação ainda pesar de todos os resultados positivos dele hoje. Mas até o alto rendimento, o atleta olímpico, existe muito a se planejar para o Yuri. As variáveis são muitas pra que ele chegue a um pódio olímpico. Mas o que ele tem é um talento que já se destaca entre os demais atletas, que compõe a categoria” conclui o presidente da FEEMS.
Inspiração e transpiração
Yuri conta que sempre foi apaixonado pelo lançamento de dardo. Desde criança o sonho dele era praticar o esporte. A inspiração veio de casa, um primo já treinava na modalidade e ele decidiu experimentar. Porém, o estudante só começou a treinar para valer mesmo há 3 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O menino humilde da aldeia no interior do estado, a 355 quilômetros da capital, nunca teve medo de sonhar. Bem pequeno, ele já imaginava que um dia sairia pelo mundo dando orgulho ao povo brasileiro. Yuri está muito perto de dar mais um passo importante rumo a realização desse sonho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como venceu a Seletiva Estadual no lançamento de dardo, o estudante agora vai para a fase nacional, no mês de março em Aracaju. A torcida é grande para que o sul-mato-grossense volte a vencer na disputa nacional, e assim, se classificar para o Gymnasiade. A maior competição escolar do mundo, será realizada em maio, na Normandia, na França.
“Era meu sonho desde pequeno ir na França. Na verdade não só na França, é tipo representar o Brasil em todos os países, todas as competições. Eu tô muito feliz, me sinto realizado já” comemora o campeão Yuri.