Nesse sábado (25) às 15h (horário de MS) no Estádio Olho do Furacão será realizada a primeira final do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-15 2023 entre Náutico Futebol Clube e Operário Futebol Clube. Por ter tido melhor desempenho no índice técnico com relação ao adversário, o Galo tem a vantagem de decidir a finalíssima diante de sua torcida.
A equipe sub-15 do Operário é oriunda das quadras formada por jovens talentos que atuavam pelo o Colégio TIC TAC e que passaram a vestir a camisa operariana em 2021, após ser concretizada uma parceria entre as instituições. A ideia inicial era aprimorar a parte técnica dos atletas originários do futsal e desenvolve-lo no futebol de campo. Logicamente, o grupo precisou passar por um período de adaptação. Como todo o processo de transição, o elenco teve dificuldades no início, mas com o tempo foi ganhando confiança e agora começa a colhem os frutos plantados há pouco mais de dois anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ano de estreia do atual plantel no Campeonato Estadual, foi pela categoria sub-13 em um torneio de “tiro-curto” onde o regulamento reservava apenas dois compromissos na fase inicial e somente o líder do grupo garantia vaga no mata-mata. O Operário acabou eliminado ainda na primeira fase, depois da derrota frente ao Náutico, que se sagraria campeão daquele ano, por 2 a 0. Atualmente mais “calejados” e acostumados a grandes decisões, os meninos do Galo vêm ganhando uma enorme vivência dentro gramado. O técnico Luis Gustavo ressalta a evolução do time em campo e considera o ano de 2023 como um “divisor de águas” no trabalho desenvolvido à frente da agremiação.
“O desempenho deles esse ano é muito bom. Começou com título, campeão da Copa Campo Grande, na Copa Ramão estão liderando a chave deles. Na Copa Porto Rico foram campeões também, em Nova Andradina terceiro lugar (na Nova Cup), na Copa Asas caíram na semifinal, no Brasileirinho caíram na segunda fase para um time tradicional, que é o Audax do Rio de Janeiro e agora é a final do Estadual. Perderam pouquíssimos jogos esse ano, se não me engano eles têm três ou derrotas apenas no campo, foram perder a invencibilidade deles só em outubro na Nova Cup. Então foi um desempenho muito forte, como a gente vinha dizendo, que esse ano seria o ano de afirmação deles no campo, e realmente é o que tá acontecendo e acredito que esse estadual vai coroar esse brilhante ano que eles tiveram”, lembra Luís Gustavo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O oponente da final do Campeonato Estadual Sub-15 será o Náutico que é o atual vice-campeão da categoria. Desde que os pratas da casa iniciaram a nova “empreitada” dentro dos gramados, acabaram “cruzando” com o Alviverde em algum momento em diversas disputas. Incluindo na atual edição da competição, onde o Galo venceu por 2 a 0 em partida válida pela primeira fase. Devido aos constantes embates que vem aflorando a rivalidade entre os times, o treinador Luís Gustavo tem grande expectativa para as finais e considera o confronto como um grande derby nas categorias de base.
“A expectativa é alta porque a gente sabe da competição que a gente vem fazendo. Um chaveamento forte até chegar na decisão. Na primeira fase já enfrentamos eles (Náutico), então é o nosso maior clássico, nosso maior rival hoje em Campo Grande e eu acredito que vai ser um grande jogo. Vão ser duas grandes finais e a gente espera apresentar um nível muito alto nesses dois jogos” afirma Luís Gustavo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma campanha digna de finalista e “quase” perfeita em números, o Operário soma um total de sete vitórias em oito jogos, tendo marcado 23 gols e sofrido apenas cinco. A única derrota no torneio foi justamente na última partida fora de casa, diante do Instituto AEFA (Associação da Escolinha de Futebol Amantino) no Estádio Douradão pelo placar de 4 a 3. No entanto, apesar do revés, os operarianos asseguraram a classificação para a decisão, por conta da vitória por 3 a 0 no jogo de ida na capital.
Diante do desgaste da maratona de jogos, a preparação da semana tem como foco a recuperação dos jogadores para a primeira partida da final. O Alvinegro deve ir com força máxima para o duelo e o único desfalque certo é o atacante Léo Zarour que segue lesionado com uma fratura na clavícula. “O planejamento primeiro é recuperar um pouquinho os atletas né? A gente teve um desgaste muito grande nesses últimos dez dias, viagem para Minas para a disputa do Brasileiro, voltamos, aí já viajamos novamente para Dourados pra disputa do jogo em um campo super pesado e grande, desgastou bastante os nossos atletas. É fazer um trabalho de recuperação essa semana, ajustar algumas coisas que a gente pensa conforme o adversário e prepara-los para essa decisão”, finaliza Luís Gustavo.