12.8 C
Campo Grande
terça-feira, 28 maio, 2024

Operário homenageia ídolos e quebra tabu no clássico Comerário 198

Ex-atletas do Operário eternizaram mãos e pés em um molde com numeração própria para identificação de cada personalidade do clube. Um passado que inspira os jogadores do elenco atual que começou o Campeonato Estadual de 2023, com a vitória em cima do maior rival

O último final de semana foi marcado de momentos de emoção dentro e fora dos gramados no Operário Futebol Clube. No sábado (28) no Clube Campestre Ypê, ex-jogadores e personalidades do clube foram homenageados pelo pintor e artista plástico Sullivan Gonçalves de Oliveira. No dia seguinte, o Alvinegro estreou com vitória no Campeonato Sul-Mato-Grossense e quebrou um tabu de quase 3 anos sem vencer o seu arquirrival no Clássico Comerário 198.

Sullivan é historiador colaborativo do Legado Operariano que tem foco em materializar um ambiente de empatia, inclusão, convivência e diálogo com todos os públicos, potencializando como referência a cultura de respeito à diversidade cultural, em acessibilidade e na musealização do futebol em suas múltiplas expressões. Alguns nomes lendários que fizeram história com a camisa operariana foram homenageados pelo artista plástico, que fez um molde especial feito de massa e vidro com catalizador de alginato. Antes da coleta ser feita, Sullivan fez questão de explicar qual era a ideia da ação para os ídolos operarianos.

Sullivan Gonçalves Historiador Colaborativo. Foto/Arte: Divulgação/OFC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Vai ser criado um QR Code com o depoimento de vocês (ídolos) sobre a importância de estar aqui (fazendo essa ação) e através disso, vai ser criado uma enciclopédia futebolística e todo o material que estamos fazendo, o Museu da Pelada, no qual eu faço parte aqui no Mato Grosso do Sul, vai estar potencializando. Então a história de vocês (ídolos) tem um significado maior ainda, porque o prontuário histórico, tem uma história gigantesca e deve passar para frente e isso não é nosso (do clube) é de vocês (dos ídolos)”, lembrou Sullivan durante o encontro.

A intenção do Legado Operariano é preservar, pesquisar, catalogar e comunicar ao universo do futebol mundial, em todas as dimensões através de expressões livres, a rica história do Operário Futebol Clube. O Presidente do Conselho Deliberativo do Operário, Estevão Petrállas, falou como surgiu a ideia do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Sullivan e a minha esposa Auxiliadora começaram a ideia de se criar um memorial. Então surgiu o hall da fama que nada mais é do que uma calçada, uma área de exposição e o artista plástico Sullivan, foi nomeado como o diretor que cuida disso dentro do Operário. Essa história de dizer que é só o futuro (que interessa), o futuro tem um alicerce que é o seu passado, não tenha dúvida disso”, lembrou Estevão no encontro com o ídolos do clube.

Estevão deixou sua marca para hall da fama durante a apresentação do elenco para temporada 2023. Foto: Divulgação/OFC

A lista completa conta com: Marcilio; Marco Antônio; Dito; Valdirzinho; Elson Pinheiro; João Clóvis; Biá; Adir; Rui; Marco; Amarilha; Amarildo; Biro Biro; Marquinhos; Anselmo Eugênio; Cido; Cocada; Eder Cavalo; Dema; Dungão; Pastoril; Amaral; o técnico Celso Rodrigues e o jornalista Lucas Mendonça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Presidente da equipe Master do Operário, Marcílio Dias, agradeceu a homenagem aos ídolos do clube em um depoimento feito para o Museu da Pelada. “Estamos aqui (no Clube Campestre Ypê) com toda essa gama de ídolos que veio aqui hj (sábado) para deixar sua marca, seu registro, seu passado e o seu legado para a eternidade. Que todos sejam motivados e construam o museu de vocês, para que assim todos possam ser eternizados no futebol para sempre”, agradeceu Marcílio.

Ex-goleiro Marcílio Dias foi um dos homenageados. Foto:Lucas Mendonça.

O atual Presidente do Operário Futebol Clube, Coronel Nelson Antônio, agradeceu aos ídolos operarianos. “Gostaria de fazer um agradecimento a todos. Gostaria de ter hoje, vocês (ex-atletas) jogando no Operário, eu queria ter esse time aqui (riu). Então obrigado por ter ajudado e ter feito parte da história do Operário. Nós não vamos viver do passado logicamente, mas quem esquece o passado, não pode viver no futuro”, ressaltou Nelson.

E para viver esse futuro tão desejado pelo atual presidente da agremiação, pensando em um dia retornar aos tempos glória, é preciso escrever o presente. E para isso, o primeiro passo dessa longa jornada foi dado no último domingo (29) durante a estreia do Operário no Campeonato Estadual. Dentro de campo, a primeira impressão deixada pelos jogadores e comissão técnica é que o elenco assim como a sua diretoria, pretende dar “voos” mais altos na temporada 2023. Com uma “artilharia aérea” calibrada, o Operário voltou a vencer o clássico Comerário após um jejum de 5 partidas consecutivas sem vencer o rival no Estadual, atuando no Estádio Jacques da Luz.

Time do Operário perfilado no primeiro Comerário de 2023. Foto: Anderson Ramos/OFC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo no primeiro ataque, Galo mostrou que poderia o dominaria o “terreiro” com voos mais altos. Tony Júnior cobrou falta pelo lado direito, o zagueiro Márcio subiu mais que a defesa comercialina e testou firme para o fundo do gol, 1 a 0 Operário. Após abrir o marcador, o Operário seguiu tomando a iniciativa do jogo buscando o ataque na maior parte do primeiro tempo, enquanto o Comercial tentava aproveitar os espaços jogando no contra golpe, mas levava pouco perigo a meta do goleiro Vitor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, se o Galo levou a melhor e abriu o placar pelo alto logo no início, por baixo, o Lobo ganhou “terreno” e no fim e em um de seus “lampejos” ao setor de ataque, veio o empate. Aos 44 minutos, Pedrinho tocou para Gustavo que recebeu na esquerda e arrancou até se derrubado por Tony Júnior dentro da área, penalidade máxima. O próprio centroavante foi para cobrança e bateu com categoria, o goleiro para o lado (esquerdo) bola para o outro, 1 a 1. Quando tudo dava a entender que os 2 times iriam para o vestiário com o placar em igualdade, Tony Júnior ainda teve tempo de se redimir. Aos 50 minutos, o atacante cobrou escanteio pelo lado direito e voltou a “servir” um companheiro de defesa, jogando a bola à meia altura para o zagueiro Felipe mergulhar de peixinho, para colocar o Operário novamente em vantagem, 2 a 1.

Jogadores do Operário comemoram o gol no Clássico Comerário. Foto: Anderson Ramos/OFC.

Na volta do intervalo, os operarianos quase “repetiram a dose” e no primeiro ataque do time na segunda etapa, Leomir tentou surpreender o goleiro Breno e bateu direto para gol, acertando a trave. Depois do lance, diferente da temperatura dentro do gramado das Moreninhas que só aumentava, o jogo ficou mais morno, perdeu em intensidade e foram poucas as chances para os 2 clubes.

O Colorado teve a sua chance mais clara aos 33 minutos, com Felipe arriscando o “tiro” de longa distância e acertando o travessão. Se os comercialianos não conseguiram chegar a igualdade, os operarianos resolveram matar o clássico, voltando a marcar no fim da etapa complementar. Aos 47 minutos, Sato tocou para Travassos que cruzou a bola na cabeça de Kaíque, que testou para o chão, como “manda o figurino”, para dar números finais ao Comerário 198, 3 a 1 Operário.

Kaíque marca o terceiro gol do Operário no Clássico Comerário. Foto: Anderson Ramos/OFC.

Em entrevista para o site oficial do Operário Futebol Clube o técnico Celso Rodrigues comemorou o resultado. “Dentro do contexto do jogo a gente está satisfeito pela entrega, pela vontade dos jogadores de conquistar os três pontos e isso é importante para o início do trabalho. A equipe do Comercial também fez um grande jogo, limpo, como um clássico deve ser. Parabéns para o meu grupo que saiu vitorioso”, afirmou o treinador Alvinegro. 

Com a vitória, o torcedor operariano “exorciza o fantasma” de não conseguir vencer o Comercial nos jogos com mando do arquirrival. A última vez que o Galo havia vencido o Lobo como “visitante” foi em 2020, pelas quartas de final do Campeonato Estadual. Em campo, Obina marcou o gol do triunfo, mas o clássico ficou marcado mesmo foi pela escalação irregular do lateral Emerson do Operário, que acabaria culminando com a eliminação do time na competição.

Antes do confronto que terminou no extra-campo, o último triunfo operariano como visitante de fato, já fazia quase uma década, foi na primeira fase do distante Campeonato Estadual de 2004, vitória por 4 a 2. Já a última vitória “válida” no clássico, havia sido em 2019, na primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense, quando o Alvinegro bateu o Colorado por 3 a 1.

Torcida do Operário no estádio Moreninhas. Foto:Anderson Ramos/OFC

Com o resultado, o Operário assume a liderança do grupo A ao lado do Costa Rica Esporte Clube empatado com o mesmo número de pontos do adversário, mas levando vantagem nos gols marcados (3 a 2). Os 2 oponentes duelam pela liderança isolada da chave, no próximo domingo (5) às 15h no Estádio das Moreninhas.

Com informações do Site do Operário Futebol Clube.

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...