A maior conquista que um time de futebol pode alcançar é o Mundial de Clubes da Fifa. Esse o Operário nunca disputou. Mas o Galo da capital também tem um “mundial” pra chamar de seu. O título da Korea Cup de 1982 contra gigantes europeus, até hoje é motivo de muito orgulho para o time sul-mato-grossense.
O Operário foi Campeão Mato-grossense em 1977 e 1978. Após a divisão do estado, o Galo venceu o Sul-Mato-Grossense de 1979, 1980 e 1982. Além disso, em 1977 o Operário chegou ao terceiro lugar do Campeonato Brasileiro. A participação no campeonato nacional jamais foi superada por outra equipe da região Centro-Oeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O clube era comandado por Carlos Castilho, maior ídolo do Fluminense como jogador e um dos treinadores mais vitoriosos do futebol sul-mato-grossense, até hoje.
Por tudo que havia realizado, o Galo foi convidado pela CBF para representar o Brasil na Copa da Coreia do Sul. O objetivo do evento era desenvolver o futebol naquele país. A competição foi realizada entre os anos de 1971 e 1999.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dez times participaram da edição de 1982. Na fase de grupos, o Operário enfrentou o Bayer Leverkusen B da Alemanha, o Hallelujah da Coreia do Sul e seleções da Tailândia e Malásia. Com três vitórias e um empate, o Galo avançou pra fase semifinal.
No mata-mata, teve vitória sul-mato-grossense. O Operário, que já tinha vencido o Bayer na fase anterior, por 2 a zero, bateu o PSV da Holanda por 4 a 3, destaque para o Arthurzinho, que balançou as redes duas vezes. Aliás, Arthurzinho foi decisivo na competição, fez gols em quase todos os jogos. O meia-atacante foi eleito o melhor jogador do torneio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia mais
+ Castilho: maior ídolo da história do Fluminense e treinador mais vitorioso de MS
+ Rodolfo Fagundes: Filho de Coxim, ídolo do Comercial e goleiro do Crec
O Operário encarou a seleção da Coreia do Sul, na decisão. Quem esteve em campo, lamenta que não existam vídeos para relembrar os jogos. A final foi emocionante, com as duas equipes se lançando ao ataque, o tempo todo. A partida terminou sem gols e os dois times foram declarados campeões da Korea Cupa de 1982.
Volta ao Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A conquista na Coreia do Sul deu ainda mais visibilidade ao Operário. O zagueiro Amarildo, por exemplo, foi negociado com o Palmeiras. O ex-jogador acredita que a negociação só ocorreu por causa do “mundial”. Arturzinho foi negociado com o Bangu, depois defendeu equipes como Vasco, Corinthians e Botafogo.
Recordações
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O troféu conquistado na Coreia do Sul, atualmente fica exposto na sede do Operário. Assim como algumas medalhas, que os jogadores receberam no torneio e doaram ao clube, para que os torcedores possam apreciar.
***Informações disponíveis no site oficial do Operário Futebol Clube. Trabalho de pesquisa jornalista Anderson Ramos.