23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 abril, 2024

Portuguesa retorna ao futebol profissional e vai em busca do inédito acesso a elite do Estadual

Após mais de uma década longe dos campos, a Lusa estreou com vitória fora de casa no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B

No último domingo (15) o Estádio André Borges, em Coxim, foi palco de um jogo emblemático no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B. Sem poder contar com a presença do público, no local recebeu um confronto histórico envolvendo o mandante, Clube Atlético São Gabriel estreante no futebol profissional contra a Associação Atlética Portuguesa que depois de mais de 10 anos afastamento, voltou a disputa de competições oficiais. Logo na estreia, a Lusa mostrou sua força e venceu a partida com o placar de 3 a 1, com gols de Rafael Caldeira, Marcelinho e André Mascena para os visitantes e Gustavo Corona descontando para os “donos da casa”.

Conheça um pouco da história da Associação Atlética Portuguesa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Associação Atlética Portuguesa de Campo Grande, foi fundada no ano 1972 como um time amador da cidade, pelo campo-grandense filho de pais portugueses e torcedor da Associação Portuguesa de Desportos, Arnaldo Domingues Fernandes. Em entrevista ao Globo Esporte MS, em setembro de 2013, Arnaldo, então Presidente de Honra da Lusa de MS, revelou o orgulho de ter ajudado a revelar um dos grandes nomes do futebol brasileiro a dar os primeiro passos como jogador de futebol, o jovem Luís Antônio Corrêa da Costa, o Müller. O atacante defendeu as cores da Portuguesa – MS ainda na era amadora em 1976, antes de se transferir para o Operário – MS e mais tarde se consagrar como ídolo do São Paulo.

Em janeiro de 2004, a Associação Atlética Portuguesa resolveu se profissionalizar e naquele mesmo ano disputou o Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B. A Portuguesinha, como passou a ser carinhosamente chamada, disputou a Série initerruptamente até 2010. Em 2011, o Leão (sim, mesmo mascote da Lusa paulistana) decidiu se licenciar das competições profissionais retornando no ano seguinte e se despedindo oficialmente dos campos em 2013. O atual Presidente da Associação Atlética Portuguesa, Gilmar “Mazinho” Ribeiro, conta que foi nesse período que recebeu o convite para assumir a administração da agremiação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O meu início na Lusa se deu em 2011, no qual o seu Arnaldo, fundador do clube, me procurou para uma parceria e ele ofereceu a presidência da Portuguesa para mim. E de lá para cá a gente participou 2011 e 2013 do Campeonato Estadual (Série B) sendo que o último jogo oficial foi em 2013, contra o Costa Rica”, lembra Mazinho.

Confira o Episódio 6 do Papo Sem Retranco completo com a participação de Mazinho:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Leão que ficou “adormecido” desde então, mas, começou a dar sinais de que poderia retornar aos gramados em novembro de 2022, foi quando Mazinho iniciou as conversas com os desportistas Cleiton Ferreira e Júlio César, responsáveis pela organização da Liga Terrão, visando uma parceria com a União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul (UEFAMS) para resgatar a essência da Portuguesa, que como vimos, durante a maior parte de sua história pertenceu ao futebol amador.

“Na verdade, todo o Mato Grosso do Sul acompanha esse trabalho bonito que a UEFA (MS) faz, que são os campeonatos da Liga Terrão. E foi ganhando muita repercussão e como o presidente e o tesoureiro são meus amigos, eu falei, olha a gente tem a oportunidade de tentar mudar o futebol no Mato Grosso do Sul. Unir a UEFA (MS) juntamente com a Portuguesa, no qual os dirigente da UEFA (MS) também viraram diretores da Portuguesa. E eles que já tem essa bagagem de organização da Liga Terrão, trouxemos para somar a nossa experiência no profissional”, ressalta Mazinho.

A Lusa iniciou o planejamento para temporada 2023, anunciando oficialmente a sua mais nova diretoria em fevereiro desse ano. Durante a apresentação, o Presidente da UEFAMS e 1º Conselheiro Fiscal da Portuguesa, Cleiton Ferreira, explicou como seria o novo modelo de implantação dos atletas amadores no profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O que me levou, inicialmente a aceitar (o convite) a fazer parte da Associação Atlética Portuguesa foi justamente a implantação desse projeto que a gente iniciou que é a UEFA (MS). Iremos fomentar e dar visibilidade ao trabalho que a gente vem desempenhando ao longo desses 6 anos dentro do terrão. É logico que é uma vertente bem diferente, mas iremos filtrar e trazer o máximo dessa essência do futebol amador, da organização da UEFA (MS) para dentro da Lusa – MS. O presidente Gilmar, vulgo Mazinho, já na primeira reunião propôs que tanto eu como o Júlio e toda a diretoria, a trabalhar dentro desse proposito que seria trazer como base jogadores do terrão. Iremos formar dentro das escolhinhas que temos por toda a Campo Grande, trabalhar em cima disso e dessas bases trazer atletas para estar disputando o profissional pela Portuguesa.”, esclareceu Cleiton.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inovação implantada pela Portuguesa deve agregar ainda mais valor ao trabalho e a marca da UEFAMS como organizadora da Liga Terrão, denominada a maior competição de futebol amador do Centro Oeste brasileiro. Tendo em vista fazer com que os adeptos do amadorzão também migrem para o estádio e idealizando criar um vínculo com a população da cidade, a Portuguesa tem em seu slogam, uma frase que cria identificação com quem acompanha a categoria, “Do Terrão para o gramado”.

Pensando nisso, a Portuguesa rapidamente iniciou a sua preparação visando a disputa da Série B, primeiramente apresentando o técnico Glauber Caldas e em seguida participando da Taça Camapuã e realizando amistosos contra equipes de base com a intenção de selecionar jogadores oriundos do futebol amador. O treinador Glauber Caldas vem observando vários atletas que tenham o perfil e a capacidade física e técnica para integrar o elenco profissional. Dentre os nomes que integram plantel, temos figuras já conhecidas do torcedor sul-mato-grossense como: Renan Brites (ex-Serc), Leo Colman (ex-Novo), Guilherme Leite (ex-URT/MG), Raylan (ex-Serc) e um dos principais reforços do time o zagueiro Rafael Caldeira (ex-Santos com passagem pelo Operário) que elogiou a preparação do grupo.

“Estamos trabalhando há mais de um mês e os treinos foram muito fortes. Todos estamos bem preparados física e tecnicamente e com um bom nível de entrosamento.”, declarou o experiente defensor que conta com agenciamento de carreira da empresa paulista BL Sports.

Estreia com a “cabeça fria” e com o pé direito

Coube ao experiente zagueiro Rafael Caldeira assumir a braçadeira de capitão e marcar de cabeça o primeiro gol da Portuguesa no retorno aos gramados, aos 37 minutos do primeiro tempo, levando a vantagem para o intervalo.

Na volta dos vestiários, logo aos 10 minutos, Marcelinho aproveitou um cruzamento de Coruja para ampliar, 2 a 0. Nove minutos depois, André Mascena se destacou após driblar e “canetar” os adversários antes de balançar a redes, 3 a 0. Aos 33 minutos, Gustavo Corona marcou o primeiro gol da história de São Gabriel no futebol profissional, e esse foi o único feito comemorado pelo time do interior, nada ameaçasse o resultado final, 3 a 1 Portuguesa e fim de papo.

O técnico Glauber Caldas avaliou como positivo o desempenho da equipe. “Foi uma boa estreia. Começamos um pouco nervosos, o campo e o calor de quase 40 graus também não ajudaram, mas nos encontramos antes da metade do primeiro tempo e dali pra frente jogamos para valer. Poderia ter sido um placar até mais elástico, eu sei que eles podem jogar de forma linear do início ao fim e é isso que queremos para o próximo jogo”, exalta Glauber.

O próximo compromisso da Portuguesa pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B está marcado para o dia 29, domingo, contra o Misto de Três Lagoas. A partida está prevista para acontecer no Estádio Jacques da Luz em Campo Grande ainda sem horário definido.

Vale lembrar que Portuguesa não vai se limitar apenas a competir na Segunda Divisão Estadual em 2023, tanto é que, reativou o departamento de futebol profissional masculino, juntamente com feminino e as categorias de base. O objetivo principal do clube é mudar de patamar em um curto período de tempo, começando pela tão sonhada e inédita vaga na Série A. Passado um tempo, a Lusa almeja galgar conquistas maiores e assim se tornar um clube referência no novo conceito de enxergar o futebol no MS.

Com assessoria: Hélder Rafael/Globo Esporte – MS e Dani Mugarte/A.A. Portuguesa-MS.

- publicidade -

ISBJJ MS Internacional Cup marca a abertura do Circuito MS de Jiu-jitsu 2024

Neste sábado (24) a partir das 9h (MS), o Ginásio Rádio Clube Campo, em Campo Grande, será palco da MS Internacional Cup Gi &...

Helio Lima se destaca na cobertura esportiva independente em MS

Na última sexta-feira (16) foi comemorado o dia do repórter. Encarar os desafios da reportagem é uma das missões de Hélio Lima, que tem...

Edgar Nazareth confirma saída da diretoria e DEC/Operário pode acabar em 2024

A diretoria do Operário Futebol Clube deve decidir nos próximos dias sobre a participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Séria A-3. Atual Tricampeão...

Vendas liberadas! Ingressos para confronto entre Portuguesa x Operário estão disponíveis à R$20

A compra de ingressos para o confronto entre Portuguesa x Operário, que acontece às 15 horas do dia 10 de fevereiro, já pode ser...

Preservar o passado com olhos para o futuro: Nelson Antônio projeta reconstrução do Operário com foco no futebol profissional

No mês de janeiro, o Presidente do Operário Futebol Clube, Nelson Antônio da Silva, completou um ano a frente da administração da agremiação. Eleito...

Caçador de talentos do MS, técnico Mateus Sabatine aposta no projeto do Náutico para surpreender no Estadual 2024

No último final de semana foi dado o pontapé inicial do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. No Estádio das Moreninhas, em Campo Grande, o Náutico foi...

Com uma trajetória de superação, goleiro Matheus de Moura visa retomar seu espaço no Bodoquena Futsal

No último sábado (13) no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, o Operário Atlético Clube de Carrapó venceu o Bodoquena Futsal pelo placar de 7...

Glauber Caldas segue no comando da Lusa para 2024

Glauber Caldas está confirmado para a temporada 2024. O técnico campeão pela Portuguesa na Série B do ano passado estará à frente do time...

Operário apresenta elenco e aposta na juventude para retomar a hegemonia estadual na temporada 2024

Na última terça-feira (9) o Operário Futebol Clube “revelou o mistério” e apresentou o elenco profissional para a disputa da temporada 2024. A divulgação...

Congelando Emoções: Fotógrafo Giovani Neves ganha destaque na cobertura de eventos esportivos no MS

Nessa segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia o profissional que com o auxílio de uma máquina, reúne elementos...

Alviverde com Preparador Físico Imponente: Bolão acerta com o Náutico para a disputa do Estadual 2024

A pré-temporada 2024 começou movimentada no futebol sul-mato-grossense. Enquanto alguns clubes retornam as atividades logo após a virada de ano, outros “correm nos bastidores”...

Do Operário a Majestade, Sullivan Gonçalves transforma o esporte em arte

Expressar o esporte como arte e transforma-lo em legado para a sociedade, esse é um dos objetivos do artista plástico, Sullivan Gonçalves. Uma iniciativa...

Costa Rica vai representar MS no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024

O Costa Rica Esporte Clube (CREC) vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O anuncio oficial foi realizado pela...

Mulher de Fibra no Futebol Raiz: Narradora Isabelly Melo fez história na Liga Terrão 2023

A final da Liga Terrão 2023 entre WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e Vó Maria disputada na Arena Serra Azul em Campo Grande, ficou marcada...

A trajetória de um campeão: Yeltsin Jacques comemora os resultados de 2023 e foca nas Paralímpiadas de 2024

Na contagem regressiva para as Paralímpiadas de Paris de 2024, Yeltsin Jacques comemora o desempenho de MS na temporada de competições de 2023. Após...

Uniforme do Operário para a temporada 2024 será apresentado em evento especial

O Operário Futebol Clube está pronto para revelar seu novo visual para a temporada 2024 do campeonato estadual de futebol, prometendo um evento emocionante...

Portuguesa vence Corumbaense e conquista Série B Sul-Mato-Grossense

Fim de Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com título inédito. Neste domingo (10), em Sidrolândia, a AA Portuguesa recebeu o Corumbaense FC e venceu...

Portuguesa e Corumbaense decidem a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dia de decisão na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (10), às 15h, AA Portuguesa e Corumbaense FC decidem o título da competição...

Operário dá salto no ranking da CBF com subida espetacular de 93 posições

O Operário Futebol Clube está em festa! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o tão aguardado ranking de clubes e, para alegria dos...

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade de Manuel Tavares pesou na hora da decisão da VX1 pela...

Portuguesa enfrenta o Corumbaense na decisão do Estadual 2023

A partir de agora o ponteiro do relógio dará as últimas 24 voltas até a grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 -...

Dentro e fora das quatro linhas, Danielle Mugarte se destaca junto com as “Donas do Lance” do esporte no MS

Nessa quinta-feira (7) a jornalista Danielle Mugarte completou 26 anos de idade. Dani (como é carinhosamente chamada pelos colegas) se destaca nos veículos de...

Seleção de MS já está na estrada rumo a São Paulo para participar da Taça das Favelas Nacional

Na madrugada dessa quarta-feira (8) por volta da uma hora da manhã, a Seleção de Atletas dos naipes Masculino e Feminino de Mato Grosso...

DEC/Operário conquista o título invicto da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal de Base

No último final de semana no Ginásio Guanandizão, o Douradina Esporte Clube/Operário Futebol Clube (DEC/Operário) venceu o clássico contra a Universidade Católica Dom Bosco...

Surdoatleta de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No...

Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023

A terceira edição da Liga MS de Voleibol definiu os campeões neste domingo (3). O município de Corumbá, no feminino, e Dourados/Skill Sports, no...

Lusa na Série A: Portuguesa garante acesso antecipado

A Portuguesa venceu o Náutico por 2x1 na tarde dessa quarta-feira (29/11) e fica agora a poucas trocas de passe da grande final do...

Lusa joga hoje em Campo Grande pela semifinal do Estadual

A Portuguesa entra mais uma vez em campo em busca do acesso para a primeira divisão do Estadual. O jogo de ida das semifinais...

UCDB vence o Campeonato Estadual de Futsal Feminino e garante vaga na Taça Brasil de 2024

No último final de semana a Universidade Católica Dom Bosco conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto. Salesianas bateram o arquirrival Douradina Esporte...

No campo e na quadra: Operário defende o Bicampeonato Estadual de futebol e futsal feminino

Neste sábado (25) às 09h (horário de MS) o Douradina Esporte Clube (DEC)/Operário Futebol Clube volta a ação para dar continuidade ao clássico contra...