O Gavião Kyikatejê, primeiro time indígena de futebol profissional do Brasil é a nova casa de Gelson Santos. Em Mato Grosso do Sul, o goleiro nascido em Bonito e que começou a carreira no Cene, já defendeu equipes como Comercial, Operário e Corumbaense. Em 2020, Gelson vestiu a camisa do Real Ariquemes-RO, pela segunda vez, e foi vice-campeão rondoniense.
Na primeira passagem pelo Real Ariquemes, em 2017, Gelson ajudou o time a ser campeão estadual de Rondônia. Agora, o goleiro espera fazer uma boa temporada no Pará. “Expectativa muito boa. Estamos trabalhando muito forte para conquistar o objetivo, que é passar pra segunda fase do Parazão 2021”, conta Gelson.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia também
+ Rodolfo Fagundes: Filho de Coxim, ídolo do Comercial e goleiro do Crec
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Bicampeão em MS, Rodrigo volta a defender o Santo André no Paulistão
Destaque no Sul-Mato-Grossense
No Sul-Mato-Grossense de 2018, Gelson defendeu o Novo Futebol Clube. O goleiro era apontado por muitos, na época, como um dos destaques daquela edição. Naquele ano o Novo chegou à fase semifinal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de dois empates com o Corumbaense, o primeiro 1 a 1 e o segundo 0 a 0, o time da capital viu o Carijó da Avenida avançar para a decisão, contra o Operário. Na final, o Galo ficou com a taça.
Primeiro time indígena do Brasil
Criado em 1981, o Gavião Kyikatejê se profissionalizou em 2009 e começou a disputar a divisão de acesso do futebol paraense. Até 2007, o time se chamava Castanheira Esporte Clube.
Com o vice-campeonato em 2013, o time se tornou no ano seguinte, o primeiro clube com o elenco totalmente indígena a disputar a primeira divisão de um campeonato estadual no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, nem todos os jogadores são indígenas. Gelson já começou a treinar com a equipe e está se sentindo em casa. “Sobre o grupo é mesclado. Eu diria que 50% são índios. Estou aprendendo muito com cada um aqui. Está sendo uma experiência muito boa e eu espero corresponder com boas atuações” explica o goleiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estreia do Gavião será no dia 01 de março em Belém, no estádio Evandro Almeida, O Baenão, contra a equipe do Remo.
Gostou desta reportagem? Deixe seu comentário abaixo. Sugestões de reportagens são sempre bem vindas.