Uma das principais atletas da história do basquete brasileiro nos deixou na manhã desta terça-feira (13). Ruth de Souza, de 52 anos, morreu vítima de complicações causadas pela Covid-19. A ex-jogadora da seleção brasileira, campeã mundial em 1994, morreu em Três Lagoas, cidade onde nasceu.
Ruth foi campeã dos Jogos Pan-Americanos, de Havana, em 1991. Também defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, a primeira da seleção feminina. A conquista do mundial de basquete veio em 1994, competição disputada na Austrália.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois que encerrou a carreira, Ruth voltou a morar em Três Lagoas. Ela era a treinadora do time da cidade, se dedicava à formação de novos atletas. Por causa da covid-19, Ruth foi internada no fim de março em um hospital particular de Três Lagoas. Nos últimos dias o estado de saúde da ex-atleta se agravou e nesta manhã ela perdeu a batalha para a doença.
Reconhecimento
A morte da sul-mato-grossense foi destaque nos principais veículos de comunicação. Atletas e ex-atletas lembraram a trajetória de Ruth e lamentaram sua morte. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) publicou uma nota sobre este fato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mais jamais perdeu sua doçura e sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e sempre recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz” disse Magic Paula, vice-presidente da CBB.