Começa neste sábado (22) em Campo Grande, a Seletiva Estadual Gymnasiade. A competição vai definir os representantes de Mato Grosso do Sul para a etapa nacional, que será disputada em março, em Aracaju, Sergipe.
Os classificados na etapa nacional vão representar o Brasil na maior competição escolar do mundo. O Gymnasiade será disputado em maio, na Normandia, na França.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os jogos da etapa estadual serão realizados na capital nos meses de janeiro e fevereiro. Sete modalidades estão com as inscrições abertas: Judô, natação, ginástica rítmica, wrestling, taekwondo, basquete 3×3 e tênis de mesa.
Podem participar estudantes nascidos em 2004, 2005 e 2006, no masculino e no feminino. A galera do atletismo será a primeira a entrar em ação. A modalidade conta com mais de 60 inscritos, de várias cidades, de todas as regiões do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A competição no atletismo começa sábado de manhã e termina no domingo, no Parque Ayrton Senna.
A Seletiva Estadual Gymnasiade conta com o patrocínio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e é realizada pela Federação de Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Somos uma das primeiras federações a realizar os torneios de 2022. Isso é de grande importância para uma Seletiva Nacional, para fomentar o desporto na base educacional. A competição tem um formato olímpico, claro que é um formato escolar, mas visualizando uma olimpíada sim. Até porque esses atletas começam uma preparação, uma fase de formação esportiva nessas competições” explica Marco Aguilera, presidente da FEEMS.
Entrevista à TV Morena
Em entrevista à TV morena, que será exibida essa semana pelo Globo Esporte MS, além dos preparativos para o início da competição, o presidente Marco Aguilera também falou sobre as expectativas em relação à participação dos alunos atletas sul-mato-grossenses para a etapa nacional.
“Nós temos o papel de fomentar agora na escola e depois cabe a cada federação dar continuidade à vida esportiva do atleta dentro de cada modalidade. Nós temos o atletismo com uma grande chance de trazer medalha na fase nacional, juntamente com o judô, com as lutas, basquete 3×3 também é forte, sempre foi forte a equipe de Ponta Porã”, conclui Aguilera.