Nessa quinta-feira (17) no Ginásio Moreninho, foi realizada a segunda rodada da Seletiva Estadual de Mato Grosso do Sul para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s) 2023 no futsal feminino. Com uma campanha irretocável, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) confirmou o favoritismo ao vencer a seletiva de maneira invicta e sem levar nenhum gol. A conquista mal pode ser comemorada, já que horas depois, o grupo de atletas precisou “colocar o pé na estrada” com destino a Santa Catarina para mais um compromisso agendado pela Liga Feminina de Futsal.
Passaporte Carimbado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Seletiva Estadual de MS para os Jogos Universitários Brasileiros é organizada pela Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS) para selecionar os representantes do estado em diversas modalidades nos JUB´s. As disputas acontecem dentro da Cidade Universitária da UFMS na avenida Costa e Silva no bairro Pioneiros.
No futsal feminino, a seletiva reuniu três equipes em uma única chave e foi disputada nos dias 12 e 17 de agosto no Ginásio Moreninho. O regulamento previa uma “espécie de triangular final” envolvendo as entidades, onde aquela que somasse mais pontos em dois jogos, conquistaria a vaga para o JUB´s 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Duas vezes vice-campeãs dos Jogos Universitários Brasileiros (em 2015 e 2021), as salesianas garantiram presença na edição de 2023 após vencerem os times da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (por 11 a 0 e 10 a 0 respectivamente). Com duas vitórias, 21 gols marcados e nenhum sofrido, a UCDB vai buscar o inédito título universitário da Divisão Especial do JUB´s. Em 2023 a competição que é de responsabilidade da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) acontece entre os dias 15 a 22 de outubro em Joinville-SC.
Mudança de Chave
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo após o apito final do jogo que garantiu a classificação da UCDB para JUB´s 2023 na tarde dessa terça-feira (19) contra a UFGD, as salesianas já precisaram mudar o foco. Isso porque no mesmo dia, por volta das 21h30 (horário de MS) o elenco deixou Campo Grande com destino a Chapecó-SC. O time já se encontra concentrado no munícipio, localizado na região oeste de Santa Catarina, onde enfrenta a Female/Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) no sábado (19) às 14h (horário de Brasília) no Ginásio Unochapecó em partida válida pela LFF.
Com apenas uma vitória em sete jogos, a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco (SERC/UCDB) vive um momento delicado dentro da Liga. Mesmo com um jogo a menos com relação aos demais concorrentes, a derrota diante do Telêmaco Borba dentro de casa, complicou a situação do clube sul-mato-grossense na tabela de classificação. Com seis pontos ganhos, a SERC/UCDB ocupa a décima colocação e está a quatro pontos do primeiro time dentro do G-8 (grupo dos classificados) que hoje é a Female.
Vale lembrar o torcedor salesiano que a equipe só volta a jogar em seus domínios pela LFF, na última rodada da primeira fase contra a APCEF/DF. Diante desse pressuposto, a SERC/UCDB tem a necessidade de somar pontos fora de casa para se “manter viva” na disputa por uma vaga nas quartas de final. A tarefa será árdua, levando-se em conta a pressão das torcidas adversárias (de Female/Unochapecó, Leoas da Serra e Unidep/Pato Branco) e o elenco reduzido que o time terá à disposição para estes duelos decisivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atravessando uma crise financeira, desde o falecimento do então Presidente da instituição João Félix, o técnico Nando admite que tem encontrado dificuldades para formar um time competitivo para jogar partidas em alto nível contra agremiações do alto escalão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Na verdade, a gente só vai com oito atletas pro jogo (contra Female), porque nossa condição financeira é complicada e não temos condições de levar mais. Depois do falecimento do Félix a gente perdeu muitas atletas, nós tínhamos 18 e agora nós temos 12 e dessas, algumas que não tem condições de ‘largar o emprego’ antes de sexta-feira à tarde e não puderam vir. Se não, tínhamos mais três jogadoras para jogar, se a gente fosse de avião na sexta à noite (no caso). Mas nós não temos como oferecer as condições mínimas para as meninas”, lamentou Nando.
Mesmo em meio à redução de investimentos, o treinador diz que não pretende priorizar a Copa do Brasil (competição em que a SERC/UCDB está na semifinal) e nem nenhuma outra competição, pois a ideia é usar todas as jogadoras que tiver a sua disposição mesmo correndo o risco de perde-las por suspensão ou lesão.
“Na verdade, nós estamos fazendo o melhor com o que nós temos né? Fazendo o impossível para conseguir fazer esses jogos. Na questão física, falando bem a verdade para você, a gente quer completar os jogos (que faltam). A situação é complicada, esse jogo contra o Pato mesmo, era para ser num final de semana, mas nós adiamos por conta do falecimento do Félix e a data que tinha era numa sexta, então para o próximo jogo eu também não vou poder contar com a maioria (das atletas)”, lembrou Nando.