A Solurb, concessionária responsável pela limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, em Campo Grande, retomou nessa terça-feira (28), a coleta seletiva na capital. A empresa pede à população que tenha cuidado, para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Em nota, a empresa pede às pessoas que voltem a separar o lixo reciclável, para o dia em que os caminhões passem pelos bairros. A orientação é para que as máscaras usadas não sejam descartadas como recicláveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado alerta ainda que nas casas onde tem alguém com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, que o lixo deve ir para a coleta comum, em sacos bem fechados.
Como funciona a coleta seletiva
A coleta seletiva dos resíduos sólidos é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais. Existem várias formas de se desenvolver um sistema de coleta seletiva de resíduo sólido, sendo que no município de Campo Grande são duas as modalidades praticadas, a porta a porta (ou domiciliar) e em locais de entrega voluntária (LEV).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coleta porta a porta é semelhante à coleta domiciliar convencional, porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta convencional. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em qualquer recipiente ou embalagem. Atualmente apenas parte da capital conta com o sistema de coleta seletiva, sendo ampliado gradativamente, ano a ano.