O Operário completou 83 anos neste sábado (21) e para evitar aglomerações, os torcedores resolveram se reunir e organizar uma carreata pelas ruas da capital para demonstrar a paixão pelo clube do coração.
Primórdios
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 21 de agosto de 1938, representantes da construção civil liderados pelo pintor Plínio Bittencourt fundaram o Operário Futebol Clube. O time foi criado por cidadãos comuns que buscavam espaço na sociedade brasileira regida pelo Estado Novo. Operários criavam um clube de origem popular, combatendo o preconceito para disseminar o esporte bretão que na época era praticado apenas pela elite. A instituição do povo, mostraria o seu valor anos mais tarde e conquistaria vários títulos durante o período do futebol amador.
+ Clique aqui para ler outras notícias sobre o Operário
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anos Dourados
Na década de 70 o Operário se profissionalizou passou a acumular troféus. Em 1973, o Galo venceu a Taça Seleção União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e no ano seguinte, garantiu o campeonato Mato-grossense pela primeira vez e de quebra fez sua estreia no Campeonato Brasileiro. Ao todo foram 10 participações na primeira divisão nacional, a campanha marcante foi em 1977 quando o Galo da Capital, derrubou gigantes dos gramados e terminou com um honroso e inesquecível 3 º lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Operário se tornava uma referência estadual, conquistando 6 títulos consecutivos em 76,77,78 (Mato-grossense) e 79,80,81 (Sul-mato-grossense). No polêmico ano de 1987, o Alvinegro fez história e se tornou o primeiro time do MS a vencer uma competição nacional. O Módulo Branco do Brasileirão daquele ano até hoje não foi reconhecida pela CBF, mesmo assim, é motivo de orgulho para os operarianos.
Fim do jejum, crise e esperança da torcida
O Operário se tornou o maior campeão Sul-mato-grossense, com 11 canecos o último dele veio depois de um longo jejum de 21 anos (de 1997 até 2018), Mas nem só de alegrias se escreve uma trajetória com mais de 80 anos de história e a década passada quase marcou o ponto final na página das vitórias. Já que o ostracismo culminou com dois rebaixamento para série B do estadual, em 2009 e 2011 ficando 5 anos longe divisão principal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O clube se reergueu graças a uma torcida apaixonada e hoje mesmo aqueles que não nasceram nos anos glória, carregam hoje a responsabilidade de vestir a camisa e a memória viva. Neste dia 21 de agosto, operarianos foram as ruas da cidade mostrar o amor pelo eterno Galo da Bandeirantes. Pessoas comuns que se sentem orgulhosos pela fundação humilde da entidade de combate ao preconceito na sua origem e que reflete a verdadeira descrição, do trecho final do hino do time que “é valente como o povo brasileiro”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia também: