O Operário-MS é o maior campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense. O Galo da capital venceu o estadual 11 vezes. A última conquista foi em 2018. No início dos anos 80, o clube conquistou o tricampeonato consecutivo do estadual. Antes da criação de MS, o galo já havia conquistado outro tricampeonato, esse pelo Campeonato Mato-Grossense.
A fundação do Operário Futebol Clube foi em 21 de agosto de 1938. Em 1974, o Galo da Capital estreou no Brasileirão, que surpreendentemente chegou a segunda fase.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, nessa campanha os operarianos venceram o Palmeiras, campeão do ano anterior e terminaram na 17ª posição. Naquela mesma temporada, o Galo conquistou o Campeonato Mato-Grossense pela primeira vez na história.
Operário-MS respeitado nacionalmente
Operário conquistou o tricampeão Mato-Grossense (1976,1977,1978). A soberania operariana foi além das fronteiras regionais, com o surpreendente terceiro lugar na série A Brasileiro de 1977, ganhado reconhecimento em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a criação de Mato Grosso do Sul, o Operário conquistou outro tricampeonato. o Galo venceu as 3 primeiras edições do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 1979,1980 e 1981.
Título de 2018
O Campeonaot Sul-Mato-Grossense de 2018 começou com 10 equipes. No grupo do Galo estavam Comercial, União ABC, Novo e o Costa Rica que não avançou para a fase seguinte. O Operário garantiu a primeira colocação da chave, com 14 pontos. Em 8 jogos foram 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas quartas de final, um grande susto. Depois de 2 empates em 1 a 1 com o Urso de Mundo Novo, o Galo avançou porque teve melhor campanha na primeira fase.
O desempenho nas semifinais foi bem melhor. O Operário-MS venceu os dois confrontos contra o Sete de Dourados, 1 a 0 e 2 a 1. Passaporte estava carimbado para a grande decisão contra o Corumbaense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de Corumbá estava em busca do tricampeonato, inclusive era o atual campeão da competição. O primeiro confronto foi na cidade pantaneira e os mandantes fizeram a lição de casa direitinho, vitória por 1 a 0.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ficar com o título, o Corumbaense precisava apenas de um empate na capital. As duas torcidas lotaram o estádio Morenão e fizeram uma grande festa.
Ninguém conseguia abrir o placar e foi assim até os 25 minutos do segundo tempo. Então, André Paulino soltou a bomba da entrada da grande área e fez o gol do título.
O Operário voltava a levantar a taça de campeão sul-mato-grossense depois de um longo jejum de 21 anos.
Eliminação no TJD
Em 2020, o Operário estava entre os favoritos ao título. Em campo, o time eliminou o rival Comercial nas quartas de final, mas foi eliminado da competição pelo Tribunal de Justiça Desportiva, por escalação irregular de jogador.
- Leia também
- Operário supera Bayer, PSV, seleções da Ásia e conquista ‘mundial’
- Campeão em 2006, Coxim sonha com a volta à elite do Sul-Mato-Grossense
Uma grande bobeira deixou o Galo de fora da semifinal. Um erro na contagem de cartões amarelos foi o suficiente para acabar com o trabalho de toda uma temporada.
Para conferir a lista dos times e os títulos que eles conquistaram ano a ano, clique neste link.