O Costa Rica terminou a primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense com a melhor campanha entre os 10 clubes que estavam na competição. A Cobra do Norte é o único que ainda está invicto na edição 2021. Em 8 partidas disputadas, o time venceu 6, empatou 2 e sofreu apenas 2 gols, tendo a melhor defesa do estadual.
Rodolfo Fagundes
Existe um ditado no futebol que diz que “um bom time, começa por um bom goleiro”. Seguindo esta ideia, o goleiro Rodolfo tem cumprido muito bem a missão de defender a meta do Crec. Único atleta presente nos oito jogos da equipe, o arqueiro é um dos responsáveis pela defesa menos vazada da competição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De baixo da traves, o goleiro só viu a bola estufar a sua rede em 2 oportunidades. A primeira vez, foi em um pênalti cobrado com perfeição por Aguinaldo, do União ABC. E a última, foi para o artilheiro da competição Itamar do Comercial, o Itagol.
Entrosamento da defesa
Antes dos adversários finalizarem suas jogadas em gol, é preciso passar pela melhor dupla de zaga do estadual nesta primeira fase, Ulisses e Abreu. Juntos os zagueiros atuaram 7 vezes, e viram o oponente marcar em apenas 2 oportunidades, sendo que em apenas 1 delas, a dupla falhou coletivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O entrosamento é um dos pontos importantes para a campanha do Costa Rica. Diante disso, na maioria das vezes as mudanças ocorriam nas laterais, posição onde a velocidade para apoiar o ataque é fundamental e muitas vezes necessária.
Qualidade no meio-campo e na bola parada
Um dos setores de grande potencial da Cobra do Norte é o meio de campo, e isso se deve muito pela dupla Pedrinho e Alemão. Alemão é fundamental no esquema do técnico Ito Roque, seja jogando como volante ou no meio campo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O atleta é aquele quem geralmente começa as jogadas do time e muitas vezes aparece como elemento surpresa para finaliza-las. O meia atuou em 6 partidas e balançou as redes 2 vezes. Seu principal companheiro para articular as jogadas ofensivas foi Pedrinho, e isso aconteceu em 6 oportunidades.
Pedro é um meia clássico, aquele que tem velocidade com a bola, buscando o passe com qualidade para deixar alguém na cara do gol ou clareando os lances para finaliza-los. Ele também é o homem das bolas paradas, em suas cobranças de falta, foram dois golaços e uma assistência, desta maneira.
Outro ponto de destaque é o garoto Walysson, com boas participações e um gol marcado ele esteve presente em metade dos compromissos da equipe nesta fase inicial.
O matador
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na briga pela artilharia, Joãozinho é o principal goleador do elenco, com cinco gols marcados. O centroavante defendeu a titularidade 5 vezes e marcou 5 gols, ou seja, média de 1 gol por partida. Oportunista, Joãozinho é rápido e como um bom artilheiro deve ser, ele tem um bom posicionamento para concluir as jogadas da equipe. Como referência no ataque, procura buscar o melhor momento para o chute. Costuma acompanhar a movimentação dos companheiros para mandar a bola para o fundo da rede.
Destaque fora do campo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais importante do que ter um elenco forte é saber trabalhar com a importância de cada um na montagem de um time. Essa é a função do técnico Ito Roque, armar um esquema tático, onde cada jogador possa desenvolver o seu melhor futebol. Não basta apenas treinar e entrosar uma equipe titular é preciso ter peças de reposição.
É necessário motivar os reservas para que eles aproveitem a oportunidade de entrar em campo e defender bem as cores de seu clube. É pensando nisso que o Crec é uma das principais equipes nesta edição, com um grupo que mescla experiência e juventude.
Ito é um treinador que sabe trabalhar muito bem com os jovens da base, motivando-os a dar o seu melhor. Com o grupo nas mãos, ele consegue fazer alterações na equipe, sem perder a qualidade que precisa para derrotar os seus adversários.
Mais do que isso, é preciso ter no grupo um atleta versátil, que possa atuar nas mais variadas posições. E para isso, o técnico conta com Nestor Reis. O atacante que já atou tanto no meio e como lateral é um verdadeiro coringa dentro do elenco.
Armas Secretas
As principais armas secretas do Costa Rica são os atacantes Victor Adame e Luan. Como titular Victor atuou em 3 oportunidades e fez 2 gols. Embora ainda não tenha deixado a sua marca no campeonato, o jovem Luan costuma dar agilidade e boa movimentação no setor ofensivo. Ele é mais uma das promessas da equipe, com um bom potencial e que tem muito a oferecer para o elenco atual.
+ Leia também: Itagol é o artilheiro isolado da primeira fase do Sul-Mato-Grossense 2021
+ Capital x Interior: Quem leva a melhor na disputa pelo título do Estadual 2021?
+ Aquidauanense doa alimentos para crianças abandonas e vítimas de violência