Comercial e Operário já fizeram grandes clássicos em campo. Isso, principalmente nas décadas de 70 e 80. A dupla passou a representar Mato Grosso do Sul nessa época, no Campeonato Brasileiro. Neste período, os dois rivais conseguiram um feito histórico, se tornando campeões estaduais por 2 estados diferentes.
A fundação do Esporte Clube Comercial ocorreu em 15 de março de 1943. O time se profissionalizou em 1972. Então, o clube participou da Seletiva do Campeonato Brasileiro daquele ano. Logo na primeira participação como equipe profissional, a agremiação venceu a competição. O Comercial se tornou o 1º clube do Mato Grosso a jogar na elite do Campeonato Brasileiro em 1973.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os comercialinos fizeram bonito, batendo inclusive o Santos de Pelé no Morenão, e assim terminando na honrosa 26ª colocação.
A fundação do Operário Futebol Clube foi em 21 de agosto de 1938. Em 1973, quando o seu arquirrival disputou a primeira divisão do nacional, o Galo da Bandeirantes conquistou o seu primeiro torneio internacional. Operário campeão da Taça Seleção União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1974, foi a vez do Alvinegro estrear no Brasileirão, que surpreendentemente chegou a segunda fase. Além disso, nessa campanha os operarianos venceram o Palmeiras, campeão do ano anterior e terminaram na 17ª posição. Naquela mesma temporada, o Galo conquistou o Campeonato Mato-Grossense pela primeira vez na história.
Época de ouro de Comercial e Operário
As agremiações campo-grandense viviam um momento mágico no futebol da cidade. Ou seja, representavam com dignidade o futebol mato-grossense. Em 1975, foi a vez do Colorado dar o troco e conquistar seu único título de Campeão Mato-Grossense, garantindo vaga na competição nacional no mesmo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois da consagração comercialina, o Operário conquistou o tricampeão Mato-Grossense (1976,1977,1978). A soberania operariana foi além das fronteiras regionais, com o surpreendente terceiro lugar na série A Brasileiro de 1977, ganhado reconhecimento em todo o país. A disputa só encerrou no ano seguinte.
Criação de MS
A Lei Complementar 31 que previa a divisão do estado do Mato Grosso foi oficializada em 11 de outubro de 1977. Porém, a lei sancionada pelo então Presidente da República Ernesto Geisel, só entraria em vigor em 1979.
O Operário foi impedido de ser hexacampeão estadual. O motivo foi justamente a criação do estado de Mato Grosso do Sul. Isso porque, o Galo venceu as 3 primeiras edições do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 1979,1980 e 1981.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Das 42 edições do Sul-Mato-Grossense, Operário e Comercial conquistaram quase a metade dos títulos, se tornando os dois maiores clubes do MS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Operário levantou o troféu 11 vezes e o Comercial outras 9. Mas, o feito marcante de se tornarem os únicos dois times do Brasil a serem campeões em dois estados diferentes, até hoje jamais foi superado.