32.8 C
Campo Grande
sábado, 4 dezembro, 2021

Comercial e Operário: O feito inédito da dupla no futebol brasileiro

Juntos, Comercial e Operário são os únicos dois clubes do Brasil a serem campeões estaduais por dois estados diferentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comercial e Operário já fizeram grandes clássicos em campo. Isso, principalmente nas décadas de 70 e 80. A dupla passou a representar Mato Grosso do Sul nessa época, no Campeonato Brasileiro. Neste período, os dois rivais conseguiram um feito histórico, se tornando campeões estaduais por 2 estados diferentes.

A fundação do Esporte Clube Comercial ocorreu em 15 de março de 1943. O time se profissionalizou em 1972. Então, o clube participou da Seletiva do Campeonato Brasileiro daquele ano. Logo na primeira participação como equipe profissional, a agremiação venceu a competição. O Comercial se tornou o 1º clube do Mato Grosso a jogar na elite do Campeonato Brasileiro em 1973.

Os comercialinos fizeram bonito, batendo inclusive o Santos de Pelé no Morenão, e assim terminando na honrosa 26ª colocação.

Há 48 anos, o Comercial venceu o Santos de Pelé no estádio Morenão
Time do Comercial de 1973 venceu o Santos de Pelé. Foto: Divulgação.

A fundação do Operário Futebol Clube foi em 21 de agosto de 1938. Em 1973, quando o seu arquirrival disputou a primeira divisão do nacional, o Galo da Bandeirantes conquistou o seu primeiro torneio internacional. Operário campeão da Taça Seleção União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Em 1974, foi a vez do Alvinegro estrear no Brasileirão, que surpreendentemente chegou a segunda fase. Além disso, nessa campanha os operarianos venceram o Palmeiras, campeão do ano anterior e terminaram na 17ª posição. Naquela mesma temporada, o Galo conquistou o Campeonato Mato-Grossense pela primeira vez na história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Época de ouro de Comercial e Operário

As agremiações campo-grandense viviam um momento mágico no futebol da cidade. Ou seja, representavam com dignidade o futebol mato-grossense. Em 1975, foi a vez do Colorado dar o troco e conquistar seu único título de Campeão Mato-Grossense, garantindo vaga na competição nacional no mesmo ano.

Depois da consagração comercialina, o Operário conquistou o tricampeão Mato-Grossense (1976,1977,1978).  A soberania operariana foi além das fronteiras regionais, com o surpreendente terceiro lugar na série A Brasileiro de 1977, ganhado reconhecimento em todo o país. A disputa só encerrou no ano seguinte.

Torcida Esquadrão celebra os 83 anos do Operário
O Esquadrão Operariano de 1977 foi 3º lugar no Brasileirão da Série A. Foto: Divulgação do Operário.

Criação de MS

A Lei Complementar 31 que previa a divisão do estado do Mato Grosso foi oficializada em 11 de outubro de 1977. Porém, a lei sancionada pelo então Presidente da República Ernesto Geisel, só entraria em vigor em 1979.

O Operário foi impedido de ser hexacampeão estadual. O motivo foi justamente a criação do estado de Mato Grosso do Sul. Isso porque, o Galo venceu as 3 primeiras edições do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 1979,1980 e 1981.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Das 42 edições do Sul-Mato-Grossense, Operário e Comercial conquistaram quase a metade dos títulos, se tornando os dois maiores clubes do MS.

O Operário levantou o troféu 11 vezes e o Comercial outras 9. Mas, o feito marcante de se tornarem os únicos dois times do Brasil a serem campeões em dois estados diferentes, até hoje jamais foi superado.

Leia também:

- publicidade -

Após 14 anos, Nova Andradina convida população para prestigiar Estadual de Velocross

Evento deve reunir quase 200 pilotos do Estado e de federações vizinhas no motódromo da cidade.

Comercial disputa a final da Conferência Central da Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal

Neste sábado (27) às 20h30 no ginásio do Colégio ABC o Comercial enfrenta o 2 de Maio pela final da Liga Sul-Mato-Grossense...

Em ritmo de homenagem e despedida, Brasil goleia Índia com Formiga em campo

Meia-atacante encerrou o ciclo como a jogadora que mais representou a Seleção em campo.

Rodolfo Fagundes: Recuperado de lesão goleiro volta a defender o Costa Rica

Pouco depois de levantar a taça, Rodolfo Fagundes teve uma surpresa desagradável. Exames médicos apontaram uma ruptura no tendão longo do bíceps braquial.

Árbitros de MS são selecionados para curso da CBF que revela novos talentos

Carlos Linhares e Ana Matias, serão os representantes de MS na oitava turma do PRAB, Projeto de Renovação da Arbitragem Brasileira.

Atleta com perna amputada em acidente faz vaquinha para comprar prótese e voltar a competir

Felippe Valêncio praticava várias modalidades, mas em 2018 foi vítima de um grave acidente de trânsito. O jovem começou uma Vaquinha Virtual e precisa de ajuda para comprar uma prótese.

União ABC é tetracampeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20

Assim como no primeiro jogo da final, o time da capital saiu perdendo, mas virou pra cima do Aquidauanense. Com autoridade, o União ABC é tetracampeão estadual Sub-20.

No futsal feminino, Operário e Serc/UCDB voltam a se encontrar nos Jogos Abertos

Na semana que vem, mais um capítulo da rivalidade recente entre Operário e Serc/UCDB será escrito, agora no ginásio do Guanandizão.

Operário e Novo disputam liderança na Copa Campo-grandense Sub-17

No próximo sábado (20) às 14h30 no estádio Olho do Furacão, o Operário enfrenta o Novo na categoria Sub-17 pela Copa Campo-grandense....

De virada, União ABC bate o Aquidauanense na final do Sub-20

Marielson fez os 2 gols do ABC no primeiro jogo da final do Estadual Sub-20. As equipes voltam a se enfrentar no sábado, em Aquidauana. O ABC precisa de um empate para ficar com a taça. O Azulão precisa de 2 gols, se vencer por 1 gol de diferença, decisão nos pênaltis.

Dobradinha de Velocross leva emoção e grandes disputas para Dois Irmãos do Buriti

Pilotos testaram força e habilidade com corridas de duas etapas durante aniversário da cidade.

Comercial atua nos Jogos Abertos e na Liga Sul-Mato-Grossense nesta terça

Colorado estreia no Jogos Abertos contra o Tornearia Rural no Guanandizão. E no mesmo horário enfrenta o WB Energia Solar no Colégio ABC.

Operário é campeão Estadual de Futsal Feminino e vai disputar a Taça Brasil

Na manhã desta segunda-feira (15), no ginásio Municipal de Dourados, o Operário venceu a Dinâmica/Apaefes, por dois a um e garantiu o...

Operário briga por título inédito no Estadual de Futsal feminino

Neste domingo (14), no ginásio Municipal de Dourados, o Operário entrou em quadra pelo segundo dia de disputas no Campeonato Estadual de...

Aquidauanense elimina Comercial e vai à decisão contra o União ABC

Com vitória em casa por 2 a 0 e vitória no jogo anterior por 5 a 0, o Aquidauanense elimina o Comercial e vai à final contra o ABC.

Vídeo: vice-artilheiro do Sub-20, Marielson perde gol inacreditável

Marielson marcou 8 gols no estadual Sub-20 até aqui. O atacante está atrás apenas de Jonatan da Ora que fez 11 gols com a camisa do Aquidauanense.

Operário vence mas não se classifica, União ABC está na final do Sub-20

Galo venceu por 1 a 0, mas no primeiro confronto a vitória foi do União ABC, por 2 a 0, e por isso o time está final do Sub-20.

Dois Irmãos do Buriti recebe Estadual de Velocross

Evento marca a comemoração dos 34 anos da cidade. Mais de 100 pilotos de várias cidades do país entram na pista para dar show de velocidade; evento tem entrada gratuita.

Em excelente fase, Japa está em busca do 1º título pelo Operário

Nathalia Aparecida, conhecida como Japa, defende o gol do Operário, no futsal e no futebol de campo. Ao lado das companheiras, a...

Aquidauanense goleia o Comercial e fica muito perto da decisão do Sub-20

Azulão bateu o Colorado por 5 a 0, no Morenão. Aquidauanense pode até perder por 4 gols de diferença no jogo da volta, que mesmo assim estará classificado para a final do Estadual 2021.

Segura com as mãos e habilidosa com os pés, Vanessa vive auge na Serc/UCDB

A goleira Vanessa Lima está vivendo o auge da carreira dela. Aos 31 anos de idade, sendo 11 deles defendendo as cores...

Comercial vai em busca da primeira vitória na Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal

Colorado estreou com empate contra o Top Fitness, na Liga Sul-Mato-Grossense de Futsal. E nesta terça (8) encarra o Pinheiro de Ribas.

Naviraiense anuncia a contratação do volante Júlio César

Júlio César defendeu o Aquidauanense no estadual desse ano. O Azulão fez uma campanha bem abaixo do esperado, mesmo assim, o volante foi um dos destaques do estadual.

Aquidauanense elimina o Três Lagoas e pega o Comercial na semi do Sub-20

Aquidauanense já tinha vencido o primeiro jogo por 5 a 0. Dessa vez, o Azulão bateu o Três Lagoas por 4 a 2.

Jonatan da Ora do Aquidauanense é contratado pelo Atlético-GO

Aos 18 anos, Jonatan da Ora chega ao Dragão para disputar a Copinha 2022. O atacante espera se destacar e chegar ao time profissional.

Operário goleia o Comercial no campeonato estadual feminino

Essa é a segunda goleada do Galo no estadual feminino. Na primeira partida, o Operário venceu a Serc, também por 4 a 0.

Com 2 gols de Marielson, União ABC bate o Operário na semifinal do Sub-20

Marielson marcou os 2 gols da vitória do ABC no jogo de ida da semifinal. Na partida de volta, o ABC pode até perder por 1 gol de diferença.

Aquidauanense perde nas quartas de final da Copa Verde

Aquidauanense perdeu por 1 a 0, para o Vila Nova de Goiás. Agora o Azulão precisa vencer no jogo da volta.

Comercial, Operário e União ABC estão nas semifinais do Sub-20

As três equipes da capital venceram no jogo de ida e agora conseguiram administrar a vantagem e por isso estão nas semifinais.

Tic Tac/Operário disputa o Troféu Brasil de Futsal

Na próxima sexta-feira (29) começa o Troféu Brasil de Futsal em Herculândia-SP. Vice-campeão estadual na categoria sub-14, mesmo com toda a equipe...